Inscrição


 

Requisitos para inscrição   -   Áreas prioritárias   -   Cursos da UERN no e-MEC

Processo de inscrição   -   Homologação de inscrições   -   Classificação   -   Inscrição


Requisitos para inscrição

I. Estar regularmente matriculado na UERN em curso de nível superior nas áreas prioritárias do programa CsF;

II. Ter nacionalidade brasileira;

III. Ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos;

IV. Apresentar Índice de Rendimento Acadêmico igual ou superior a 7,0 (sete);

V. Possuir nota do ENEM igual ou acima de 600, em teste realizado após 2009 e

VI. Apresentar teste de proficiência de acordo com a chamada.

       Deverão inscrever-se apenas os alunos matriculados em cursos que constam no Cadastro da Educação Superior do MEC (Cadastro e-MEC) e que estejam associados às áreas e temas contemplados nas chamadas.

       Serão elegíveis exclusivamente candidaturas vinculadas às áreas prioritárias determinadas pelo Governo Federal para o Programa Ciência sem Fronteiras, cabendo à CAPES e ao CNPq definirem a pertinência dessas candidaturas às diversas áreas e temas, conforme o curso de origem dos candidatos. 


Áreas prioritárias

Engenharias e demais áreas tecnológicas;
Ciências Exatas e da Terra;
Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
Computação e Tecnologias da Informação;
Tecnologia Aeroespacial;
Fármacos;
Produção Agrícola Sustentável;
Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
Energias Renováveis;
Tecnologia Mineral;
Biotecnologia;
Nanotecnologia e Novos Materiais;
Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
Biodiversidade e Bioprospecção;
Ciências do Mar;
Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);
Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
Formação de Tecnólogos.


Cursos da UERN que constam no cadastro da educação superior do MEC (Cadastro e-MEC)

Curso: Administração, Ciência da computação, Ciências biológicas, Ciências contábeis, Ciências da religião, Ciências econômicas, Ciências sociais, Comunicação social, Direito, Educação física, Enfermagem, Filosofia, Física, Geografia, Gestão ambiental, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Música, Odontologia, Pedagogia, Publicidade e propaganda, Química, Serviço social e Turismo.

Veja a tabela dos cursos da UERN que constam no cadastro e-MEC, aqui.


Processo de inscrição por chamada específica no site do CsF

1. O candidato deverá se inscrever por meio do Formulário de Inscrições, no Portal do Programa Ciência sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br), até as 23 horas e 59 minutos da data limite descrita no cronograma da chamada, observado o horário oficial de Brasília/DF, e enviar a seguinte documentação:

a) Histórico Escolar de Graduação;
b) Comprovante do teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; 
c) Comprovante de Prêmio Jovem Cientista, Iniciação Científica, Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências, ou ainda demais premiações de mérito acadêmico, quando houver. Não são considerados prêmios documentos de participação em eventos científicos ou cursos;
d) Comprovante de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência, quando houver.


2. A documentação deverá ser anexada, em formato PDF, no campo específico no Formulário de Inscrição. Cada arquivo deverá ter tamanho inferior à 5Mb.


3. Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio que não seja o informado no item 1.


4. Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única Chamada, em cada cronograma. Na hipótese de envio de uma nova inscrição pelo mesmo candidato, respeitandose o prazo limite estipulado no item 11 – Cronograma, esta será considerada substituta da anterior, sendo levada em conta para análise apenas a última inscrição recebida.

5. A CAPES e o CNPq não se responsabilizarão por inscrições não recebidas dentro do prazo em decorrência de eventuais problemas técnicos, de congestionamentos das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.


6. Para fins de identificação do perfil dos candidatos inscritos no Programa Ciência sem Fronteiras e para formação de banco de dados, serão solicitadas informações sócioeconômicas e de origem racial ao candidato no Formulário de Inscrições.


Homologação de inscrições

O processo de homologação realizado pelos Coordenadores Institucionais do Programa Ciência sem Fronteiras visa, principalmente, selecionar os melhores estudantes inscritos nas Chamadas Públicas para concessão de bolsas de Graduação Sanduíche no Exterior.

Para homologação pela UERN, o candidato deverá atender aos seguintes critérios:

I. Atender aos requisitos para inscrições descritos acima;
II. Ser considerado Apto através de uma avaliação pela psicóloga da UERN.

 

Seleção

A seleção das candidaturas homologadas será realizada pela CAPES e pelo CNPq, de acordo com os critérios abaixo:

a) atendimento às disposições estabelecidas nas normas de bolsa de graduação sanduíche e ao cumprimento dos demais itens da chamada específica; e

b) adequação do curso de graduação às áreas e temas contemplados pela chamada específica.


Classificação

A fase de classificação ocorrerá quando o número de inscritos for superior à disponibilidade de vagas no curso nas instituições de ensino superior das chamadas específicas.

Para essa fase, serão considerados apenas candidatos com nota mínima de 600 pontos no ENEM (exame realizado a partir de 2009). Os demais candidatos, ou seja, aqueles com nota no ENEM abaixo de 600 pontos em exame realizado após 2009, ou sem nota no ENEM, ou ainda que tenham nota no ENEM obtida em exame anterior ao ano de 2009, terão a candidatura indeferida.

A classificação das candidaturas selecionadas será realizada pela CAPES e pelo CNPq, segundo a disponibilidade de vagas no curso nas instituições de ensino superior das chamadas específicas. Será feita por intermédio de avaliação comparativa, tendo como parâmetro a nota no ENEM obtida em exame realizado a partir de 2009, segundo informação prestada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Será adotada a nota obtida no último exame realizado pelo candidato, em 2009 ou anos posteriores.

Em caso de empate na nota do ENEM, os critérios a seguir serão considerados para desempate:

Critério

Pontos

- Nota obtida pelo candidato no exame de proficiência no idioma do curso pretendido.

0 a 10

- Percentual de integralização da grade curricular do curso pelo candidato, respeitado o limite máximo (90%) estabelecido no Programa Ciência sem Fronteiras.

0 a 10

- Ter participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência.

- O comprovante da participação deverá ser anexado pelo candidato no formulário de inscrição e será considerado para fins de classificação quando obtiver a validação pelo Coordenador Institucional da IES na etapa de homologação.

0 ou 10

- Ter sido contemplado com prêmio acadêmico e de mérito, sendo considerados os seguintes prêmios: Prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências e ainda demais premiações de mérito acadêmico.

- O comprovante de premiação deverá ser anexado pelo candidato no formulário de inscrição e será considerado para fins de classificação quando obtiver a validação pelo Coordenador Institucional da IES na etapa de homologação.

0 ou 10


Inscrição:

A inscrição deverá ser realizada em duas etapas:


 Preencher o formulário de inscrição disponibilizado pela UERN. Acesse o formulário de inscrição aqui: Formulário de Inscrição da UERN.

 Preencher o formulário para a chamada específica no site do CsF: Inscrição na chamada específica.

Obs: a inscrição na chamada específica deverá ser realizada após a inscrição no formulário da UERN.


Atualizado por: Daniel Costa do Couto em 18/10/2013 (Setor para Contato: REITORIA - Assessoria Técnica )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Edifício Epílogo de Campos, Pça. Miguel Faustino s/n Centro - Mossoró/RN | 59610-220 | proad@uern.br | (84)3315-2117
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^