Pedagogia - Campus Avançado de Pau dos Ferros


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Campus Avançado Site Curso Departamento
Pau dos Ferros

:: Código:

100420-0

:: Modalidade: 

Licenciatura

:: Carga Horária Total:

3335 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4 e 6 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 de_pferros@uern.br

:: Objetivo do Curso:


GERAL:
Formar pedagogos para atuarem na docência da Educação Infantil, dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos e na gestão dos processos educativos, em espaços escolares e não escolares que impliquem em trabalho de natureza pedagógica.

ESPECÍFICOS:
1. Estabelecer o diálogo entre a área pedagógica e as demais áreas de conhecimento, com o propósito de favorecer o planejamento, a execução, a coordenação, o acompanhamento e a avaliação de atividades, projetos e experiências educativas próprias da atuação docente;
2. Desenvolver o processo de compreensão sobre a criança, o jovem e o adulto inseridos no contexto social e cultural, de forma a contribuir para seu desenvolvimento humano nas dimensões física, psicológica, intelectual, ética, cultural, social, dentre outras;
3. Estimular o comprometimento com a ética profissional e a organização democrática da sociedade, com a finalidade de desenvolver estratégias interventivas frente aos problemas socioculturais e educacionais, propondo respostas criativas às questões da qualidade de ensino e medidas que visem à superação da exclusão social;
4. Orientar o desenvolvimento de metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação de maneira a beneficiar a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional;
5. Propiciar uma formação do pedagogo por meio da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, compreendendo a apropriação e a produção do conhecimento, inerentes à natureza das práticas educativas escolares e não-escolares.


:: Perfil do Formando:


O pedagogo é um sujeito que, em seu saber-fazer, deparar-se-á sempre com uma autonomia relativa, haja vista os limites de sua ação profissional esbarrarem na normatividade ética, a partir da qual é possível promover a emancipação do indivíduo humano. É nesse sentido que a tríplice relação com o saber que buscaremos operacionalizar – o domínio de saberes, a transformação de saberes e a atuação ética – tece as características eminentemente profissionais do trabalho do pedagogo, sistematizada como segue:

- Atuação na docência da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino;

- Empreendimento da pesquisa científica, principalmente nas áreas básicas de sua formação, docência, gestão educacional e áreas correlatas, incorporando criativa e coletivamente os produtos desse processo reflexivo a outras instâncias sociais onde a educação transita;

- Atuação no âmbito da Gestão Educacional, de modo a subsidiar os Sistemas de Ensino no que concerne ao planejamento, coordenação, organização, avaliação e implementação de programas e projetos educativos, mediante as demandas dos contextos locais;

- Articulação entre a escola e a sociedade, analisando e executando projetos educativos advindos das parceiras com Sistemas de Ensino, Empresas, Escolas e outras instituições que se caracterizem como espaços não escolares.

:: Campo de Atuação:

  • Escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental e superior.
  • Secretaria de educação.
  • Institutos de pesquisa.
  • Instituições públicas e privadas.
  • Organizações não governamentais.


:: Atribuições do profissional formado:

  • Em conformidade com as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, licenciatura, em seu Art. 5º, o egresso do Curso de Pedagogia da UERN, deverá estar apto a:
  • I - Atuar com ética e compromisso, visando à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • II - Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • III -Trabalhar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • IV - Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos, nas suas relações individuais e coletivas;
  • V - Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens – Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;
  • VI - Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • VII - Promover e facilitar relações de cooperação entre a escola, a família, a comunidade e outras instituições educativas;
  • VIII - Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, dentre outras;
  • IX - Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, dentre outras;
  • X - Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • XI - Participar da gestão das instituições em que atuem enquanto estudantes e profissionais, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • XII - Participar da gestão das instituições em que atuem planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais em ambientes escolares e não-escolares;
  • XIII - Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e aprender em diferentes meios ambientais/ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • XIV - Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • XV - Estudar e aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais as quais lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
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