Educação Física - Campus Central - Mossoró


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FAEF

:: Código:

101020-0

:: Modalidade: 

Licenciatura

:: Carga Horária Total:

3380 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4 e 7 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 def@uern.br

:: Objetivo do Curso:


OBJETIVO GERAL
O objetivo do Curso de Licenciatura em Educação Física da UERN é formar, qualificar e habilitar profissionais para atuarem como docentes na educação infantil e educação básica, nas redes de ensino público e privado do sistema educacional brasileiro, socializando o conhecimento científico da cultura do movimento humano acumulado historicamente pela humanidade, produzindo novos saberes que possam contribuir com a transformação social e a melhoria da qualidade de vida humana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Promover situações que privilegiem o desenvolvimento da criatividade, a investigação científica e o comprometimento com uma Educação Física transformadora da realidade social;
2- Oferecer oportunidades de reflexão de como se dá a apropriação do conhecimento relativo ao movimento humano, entendido como patrimônio sócio-histórico produzido e reelaborado permanentemente pelos homens;
3- Viabilizar ações que despertem a criticidade buscando sujeitos atuantes e comprometidos com a sociedade, capazes de exercerem plenamente o papel de cidadão/profissional de Educação Física, por meio da compreensão e da transformação das relações de poder.

:: Perfil do Formando:


De acordo com as diretrizes Curriculares para a formação de professores da Educação Básica, a Faculdade de Educação Física/UERN levará em consideração, a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva qualificando o licenciado para o exercício profissional com base no rigor científico e numa reflexão filosófica e conduta ética. O licenciado em Educação Física deverá estar apto para exercer suas atividades teóricas e práticas no âmbito das escolas públicas e privadas, da educação formal, atuando no planejamento, na sistematização na execução e avaliação das ações pedagógicas da Educação Física. Assim sendo, deve propiciar a inserção no debate contemporâneo envolvendo questões culturais, sociais econômicas e o conhecimento sobre o desenvolvimento humano e a própria docência. Essas questões contemplam os conhecimentos da cultura geral e profissional, os conhecimentos sobre crianças, adolescentes, jovens e adultos, o conhecimento sobre dimensão cultual, social, política e econômica da educação, conteúdos que serão objetos de ensino, conhecimento pedagógico e conhecimento advindo da experiência.

O profissional que se deseja formar deverá adotar uma atitude crítico-reflexiva na intervenção profissional em consonância com as diretrizes curriculares e com a proposta conceitual do curso. Considera-se na sua formação a apropriação dos conhecimentos que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão nas diversas manifestações e expressões do movimento humano: formas e modalidades de exercícios físicos, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança. Essas modalidades visam a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

:: Campo de Atuação:

  • O licenciado em Educação Física pela FAEF/UERN deve atuar, predominantemente, nas áreas da docência em Educação Física. Assim sendo, esse profissional da Docência na Educação Física atua na educação infantil, no ensino fundamental e médio, nas atividades curriculares das escolas conveniadas da rede de ensino público e privado. Considera-se também a atuação no planejamento, na execução e na avaliação da disciplina de Educação Física. Além de seguirem as Diretrizes Curriculares específicas da área, devem atender, também, aos Pareceres e Resoluções da Câmara de Educação Superior e do Pleno do Conselho Nacional de Educação referente às diretrizes para a formação de professores da Educação Básica. Assim sendo, considera-se que o graduado deverá ter cursado a Graduação em Docência em Educação Física Básica para atuar como profissional de Educação Física no contexto do currículo escolar.


:: Atribuições do profissional formado:

  • A FAEF/UERN entende com base na Resolução CNE/CP 1/2002, que a aquisição das competências e das habilidades requeridas na formação do graduado licenciado em Educação Física deverá ocorrer a partir de experiências de interação teórico-prática, em que toda a sistematização teórica deve ser articulada com as situações de intervenção acadêmico-profissional e que estas sejam balizadas por posicionamentos reflexivos que tenham consistência e coerência conceitual.
  • Nessa perspectiva as competências não podem ser adquiridas apenas ao plano teórico ou prático isoladamente. É imprescindível, portanto, que haja coerência entre a formação oferecida, as exigências práticas esperadas do futuro profissional e as necessidades de formação, de ampliação e de enriquecimento cultural das pessoas. Sendo assim, a visão de competência deve ser compreendida além das dimensões do fazer, do saber-fazer ou do saber intervir. Segundo o CNE/CES, o pressuposto dessas diretrizes identifica-se com uma concepção de currículo compreendido como processo de formação da competência humana histórica. Dessa forma, competência é, sobretudo, a condição de refazer permanentemente a ralação com a sociedade e a natureza, usando como instrumento o conhecimento inovador de perspectiva emancipadora.
  • Com base no Art.6° da Resolução 1/2002 - CNE/CP, a FAEF/UERN estabelece que na construção do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física, serão consideradas principalmente:
  • a) As competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática, que visem:
  • 1) Vincular a atuação do profissional de Educação Física aos valores democráticos da sociedade contemporânea nos seus aspectos sociais, culturais e físicos;
  • 2) Exercer seus direitos e deveres numa perspectiva crítica, política e ética combatendo todas as formas de discriminação.
  • b) As competências referentes à compreensão do papel social da escola: essas competências visam:
  • 1) Compreender a inserção na prática da Educação Física como componente curricular na escola, como processo de socialização do ensino e aprendizagem da cultura corporal;
  • 2) Estabelecer relações entre escola e família utilizando o conhecimento como instrumento crítico dos valores econômicos, culturais, políticos e sociais.
  • c) As competências referentes ao domínio dos conteúdos a serem socializados, aos seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar, as quais visam:
  • 1) Conhecer, dominar e relacionar os conteúdos da atividade docente na Educação Física buscando significados na vida pessoal, social e profissional dos alunos em formação;
  • 2) Compartilhar saberes de forma interdisciplinar utilizando recursos tecnológicos da informação e da comunicação que contribuam para a aprendizagem dos alunos em Educação Física.
  • d) As competências referentes ao domínio do conhecimento pedagógico. Essas competências visam:
  • 1) Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos em Educação Física articuladas às temáticas sociais transversais e ao currículo escolar, tais como a flexibilidade na organização do tempo, do espaço e dos grupamentos de alunos;
  • 2) Utilizar diferentes estratégias de comunicação, de intervenção e de avaliação em função das características dos objetivos da diversidade dos alunos e dos conteúdos da Educação Física.
  • e) As competências referentes ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, as quais visam:
  • 1) Conhecer os processos de investigação na área da Educação Física bem como analisar situações e relações interpessoais e profissionais que favorecem a investigação e a difusão do conhecimento na escola;
  • 2) Utilizar os resultados de pesquisa para sistematizar, socializar, atualizar e aprimorar o conhecimento e a reflexão na prática pedagógica da Educação Física.
  • f) As competências referentes ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional, as quais visam:
  • 1) Utilizar as diferentes fontes e veículos de informação para a elaboração e produção de projetos pessoais e coletivos no exercício profissional da Educação Física;
  • 2) Utilizar, de forma crítica, o conhecimento sobre a organização, gestão e financiamento dos sistemas de ensino, sobre a legislação e as políticas públicas em Educação Física.
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