História - Campus Central - Mossoró


Links
Faculdade Site Curso Departamento
FAFIC

:: Código:

100620-0

:: Modalidade: 

Licenciatura

:: Carga Horária Total:

3105 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4 e 6 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 dhi@uern.br

:: Objetivo do Curso:


GERAL:

Propiciar ao aluno, tanto no âmbito do ensino como da pesquisa, os fundamentos teóricos e metodológicos da História, formando-o numa compreensão do conhecimento com ênfase na investigação e no compromisso com a sociedade.

ESPECÍFICOS:

- Formar o professor que fundamente seu desempenho pedagógico no conhecimento e na investigação voltados para a formação de cidadãos críticos;

- Ressaltar a importância da História como ciência integrada ao conjunto das Ciências Sociais, com as quais se relaciona de diferentes maneiras;

- Analisar criticamente o processo de desenvolvimento da sociedade, a qual impõe uma participação mais ativa do Curso de História nos contextos Político, Econômico, Social Contemporâneo;

- Prporcionar ao profissional de História, embasamento teórico-metodológico que o qualifique para atividades de ensino e pesquisa, através da compreensão e interpretação dos fatos históricos;

- Permitir ao graduado em História um conhecimento que facilite a análise crítica, comparação e einterpretação dos fatos do passado e do presente.

:: Perfil do Formando:


O Licenciado em História formado pela UERN deverá:



- Conceber a História de modo crítico e criativo, a partir de relações sociais dinâmicas, ligadas ao mundo com o qual o indivíduo interage, na sua dimensão do passado como do presente, tendo pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão;



- Estar apto a suprir demandas sociais relativas ao conhecimento histórico voltadas especificamente para o ensino na educação básica, além de atividades culturais relacionadas com museus, preservação do patrimônio e da pesquisa histórica;



- Perceber os indivíduos na sua diversidade (de classes, de etnias, de culturas), estimulando o aluno a compreender de modo crítico as relações sociais;



- Estimular o aluno a situar-se como agente histórico e como ser integrado a uma comunidade humana, auxiliando-o a reconhecer e estreitar seus vínculos com a comunidade em que está inserido;



- Estimular a atividade da pesquisa na escola, nas suas diversas possibilidades, incluindo o trabalho na intersecção com outras disciplinas;



- Adotar posição permanentemente indagadora e aberta à experiência a respeito de seus métodos de avaliação de aprendizagem e de ensino;



- Mostrar-se capaz de incluir como apoio no processo de ensino-aprendizagem o uso de tecnologias como a internet, o cinema e o vídeo;



- Manter-se inteirado a respeito dos rumos que a disciplina toma atualmente, no plano teórico e da pesquisa efetiva, quanto às novas problemáticas, métodos e abordagens;



- Demonstrar postura ética na profissão, a que deve somar-se, com educador, o compromisso com a formação do aluno, na sua totalidade indissociável de ser intelectual e humano.

:: Campo de Atuação:

  • Instituições de ensino fundamental, médio e superior.
  • Centros de pesquisa.
  • Arquivos e bibliotecas.
  • Setor privado.
  • Órgãos públicos.
  • Organizações não-governamentais.


:: Atribuições do profissional formado:

  • - Atuar no ensino de História, entendendo-o como construção do conhecimento;
  • - Usar o material didático em sala de aula de modo crítico e criativo, produzindo esse material, através da pesquisa, quando necessário;
  • - Domínio dos conteúdos históricos, métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transmissão do conhecimento nos diferentes níveis de ensino;
  • - Estar habilitado a fazer uso das tecnologias áudiovisuais de apoio ao processo ensino-aprendizagem;
  • - Introduzir na prática pedagógica os conteúdos históricos, selecionando-os e associando-os ao universo cultural no qual os alunos estão inseridos;
  • - Reconhecer as especificidades culturais e individuais dos estudantes, adequando -lhes os conteúdos e as abordagens;
  • - Compeender a História como um espaço de conhecimento relacionado com outras formas de conhecimento e apreensão do mundo, seja no domínio da ciência, da arte ou do senso comum;
  • - Atuar em atividades pedagógicas em comunidades e organizações, no âmbito da educação não formal;
  • - Promover a articulação e integração entre os saberes e processos investigativos dos diversos campos do conhecimento, visando à formação do cidadão.
Google+
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Rua Almino Afonso, 478 - Centro - Mossoró/RN | CEP: 59.610-210 | reitoria@uern.br | 84 3315-2145
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115

^