História - Campus Central - Mossoró


Links
Faculdade Site Curso Departamento
FAFIC

:: Código:

100620-0

:: Modalidade: 

Licenciatura

:: Carga Horária Total:

3225 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4,5 e 7 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 dhi@uern.br

:: Objetivo do Curso:


GERAIS:
a) A habilitação para atuação no magistério em História, através de uma prática acadêmica de integração entre ensino, pesquisa e extensão;
b) O pleno domínio do conhecimento histórico referente às experiências dos sujeitos históricos no tempo e no espaço, bem como aos referenciais que norteiam a investigação e a análise em História;
c) A formação para exercício crítico da profissão, pautado pelos valores de democracia, cidadania, cooperação e compromisso social.
ESPECÍFICOS:
a) Atentar para o reconhecimento de experiências de sujeitos individuais e coletivos em diferentes temporalidades e espacialidades, a fim de formar o profissional para uma cultura de tolerância e respeito à diversidade;
b) Fornecer condições para o domínio de diferentes concepções metodológicas para investigação e análise no âmbito do conhecimento histórico;
c) Propiciar uma sólida formação integral, almejando a unidade teoria-prática, a partir da qual o aluno saiba articular o conhecimento histórico junto às demandas colocadas pela sociedade à área, especialmente na atuação investigativa e propositiva em sala de aula, ou em outros âmbitos como na preservação de patrimônio, gestão de documentos, atividades culturais, etc.;
d) Formar profissionais autônomos pautados por uma atuação crítica e reflexiva sobre o mundo e sobre si, através de práticas acadêmicas que possibilitem a autoavaliação junto ao conhecimento histórico e ao contexto em que estão inseridos;
e) Possibilitar uma formação global, dialogando com outras áreas de saber e capacitando o aluno para uma intervenção criativa e dotada de intencionalidade diante das questões complexas que se colocam na contemporaneidade;
f) Estimular a pesquisa, a produção e a difusão de conhecimentos novos para fortalecimento da instituição e inserção relevante na dinâmica regional em que a UERN está inserida;
g) Estimular a expressão do conhecimento histórico em diferentes linguagens e interfaces, como nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através do seu uso competente, criativo e reflexivo.


:: Perfil do Formando:




:: Campo de Atuação:



:: Atribuições do profissional formado:

  • Competências:
  • Conceber o ensino de História como um processo pedagógico intencional e investigativo, que articula o conhecimento histórico às especificidades do espaço escolar, demandando a mobilização de saberes específicos, didáticos e/ou interdisciplinares;
  • Utilizar as ferramentas teórico-metodológicas do conhecimento histórico e a produção da área para interpretar e se orientar no mundo;
  • Mobilizar o conhecimento sobre as diferentes experiências dos sujeitos históricos no tempo e no espaço para uma intervenção crítica e atenta à diversidade sociocultural da sociedade em que vive;
  • Entender a sua atuação profissional sob a perspectiva de uma formação continuada, autorreflexiva e produtora de novos saberes.
  • Habilidades:
  • Produzir conhecimento a partir do tratamento de fontes históricas e da indagação sobre a experiência dos seres humanos no tempo e no espaço;
  • Entender a produção de conhecimento histórico como resultado das relações oriundas entre processo histórico e as reflexões teórico-metodológicas da área;
  • Conseguir fazer a correspondência entre conhecimento histórico e as diferentes instâncias em que ele é demandado, como em sala de aula, na produção de bens culturais, políticas públicas de memória e patrimônio, etc. sabendo respeitar os avanços da área e as particularidades de cada uma dessas esferas;
  • Compreender a especificidade da História como uma área de saber dentre outras, tendo em vista uma concepção inter e transdisciplinar dos saberes;
  • Usar materiais didáticos em sala de aula de modo crítico e criativo, produzindo esse material, através da pesquisa e da extensão, quando julgar conveniente;
  • Atuar em atividades pedagógicas em espaços escolares e não escolares, como comunidades, organizações públicas e privadas, etc.
  • Saber selecionar conteúdos históricos para a prática pedagógica, atendendo às prescrições curriculares mas ainda associando-os tanto às demandas dos alunos quanto às contribuições da produção na área;
  • Fazer uso das tecnologias de comunicação e informação, articulando as características de outras linguagens com o respeito ao tratamento das fontes históricas.
Google+
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Rua Almino Afonso, 478 - Centro - Mossoró/RN | CEP: 59.610-210 | reitoria@uern.br | 84 3315-2145
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115

^