Geografia - Campus Central - Mossoró


Links
Faculdade Site Curso Departamento
FAFIC

:: Código:

100820-0

:: Modalidade: 

Licenciatura

:: Carga Horária Total:

3035 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4 e 6 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 dge@uern.br

:: Objetivo do Curso:


OBJETIVO GERAL

O curso de Licenciatura em Geografia tem como objetivo propiciar uma formação ampla, multidisciplinar, contemplando em seus conteúdos temas geográficos e afins, possibilitando realizar uma leitura geográfica crítica de mundo, construindo saberes a partir do desenvolvimento da produção científica, transmitindo seus saberes para a formação cidadã de crianças, jovens e adultos e atuando ativamente para a construção de uma sociedade mais justa e humana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver as competências e habilidades necessárias para um desempenho profissional docente satisfatório, de modo que se contemple a diversidade de conceitos e temas geográficos.
Promover a formação qualitativa de profissionais licenciados de geografia para o exercício pleno do magistério no Ensino Fundamental e Médio.
Formar o educador em Geografia comprometido com a formação de cidadãos críticos, conscientes e participativos, capazes de compreender as relações complexas e contraditórias que envolvem a construção do espaço geográfico.
Capacitar o egresso para a produção científica, visando a elaboração de projetos pedagógicos que envolvam a relação do conhecimento científico com a geografia escolar, dando destaque para realidade espacial.
Capacitar o profissional docente, considerando as diversidades do ambiente escolar e dedicando os cuidados necessários à educação de alunos com necessidades especiais.
Valorizar a atuação docente propiciando uma formação cidadã por meio da apropriação/transmissão dos conhecimentos geográficos.




:: Perfil do Formando:


O debate sobre as reformas que vêm ocorrendo nos cursos de licenciatura e, especificamente, na Licenciatura em Geografia, conduz a uma proposta de reorganização do Projeto Pedagógico do Curso e da estrutura curricular na qual prevaleça a formação de professores capazes de compreender o ensino de Geografia como ferramenta indispensável na formação de cidadãos críticos, participativos e com ampla visão de mundo, aptos a apreender toda dinamicidade da realidade que se constrói.

A partir desta reflexão e em conformidade com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Geografia (Resolução CNE/CES 14, de 13 de março de 2002), que pressupõem a 1) compreensão de elementos e processos concernentes ao meio natural e ao meio construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e, 2) domínio e aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico. Objetiva-se, desse modo que o egresso do curso de Licenciatura em Geografia domine os seguintes princípios norteadores:

Conhecimento e apropriação das competências referentes a práticas docentes (vide item 6) de modo que possa articular as teorias da aprendizagem às bases filosóficas, teóricas e metodológicas da Geografia, propiciando o aperfeiçoamento da sua práxis e promovendo novos espaços reflexivos de aprendizagens;

Domínio das teorias e da linguagem geográfica escolar voltados ao desenvolvimento de investigação dos modos de aprendizagem das temáticas e conteúdo geográficos, por meio de projetos pedagógicos e/ou atividades de simulação de aprendizagem.

Acredita-se que esse perfil tem sua constituição durante a realização do curso, sobretudo na efetivação do componente curricular Orientação de Estágio Supervisionado em Geografia (I, II, III e IV). Nesse é estabelecido uma parceria entre o curso de Geografia, mediado pela Universidade, e as escolas campo de estágio que permitem a compreensão e o exercício da atividade docente sob o acompanhamento do supervisor de campo.

O DGE tem empreendido esforços no sentido de identificar a atuação dos seus egressos, seja no mercado de trabalho, na carreira acadêmica, e até mesmo na sociedade. Para este fim, as estratégias são as seguintes:

a) contato permanente com as redes de ensino, seja na esfera privada ou na pública (municipal, estadual e federal), por meio do estabelecimento de parceria para a realização do Estágio Supervisionado, quando alunos ainda em processo de formação são encaminhados para realizar seu estágio junto a estes egressos;

b) presença de alguns dos egressos no próprio DGE, os quais hoje são professores;

c) realização de Cursos de Especialização em Geografia, promovidos pelo DGE, dos quais alguns egressos participam;

d) acompanhamento dos egressos que seguem a carreira acadêmica, realizando mestrado e/ou doutorado em outras universidades;

e) utilização das redes sociais como forma de contato permanente com eles, buscando sempre informações sobre sua forma de atuação profissional;

f) continuidade da produção acadêmica, numa parceria docente egresso, com fins à realização de publicações, seja em eventos, periódicos ou livros.

:: Campo de Atuação:



:: Atribuições do profissional formado:

  • GERAIS:
  • Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
  • Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;
  • Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
  • Planejar e redigir atividades de campo referente à investigação geográfica;
  • Dominar técnicas laboratoriais concernentes à produção e aplicação do conhecimento geográfico;
  • Propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da Geografia;
  • Utilizar os recursos da Informática;
  • Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.
  • ESPECIFICAS:
  • 1. Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais;
  • Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepção concernentes ao processo de produção do espaço;
  • Selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o problema proposto;
  • Avaliar representações e tratamentos gráficos e matemático-estatísticos;
  • Elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas;
  • Dominar os conteúdos básicos que são objetos de aprendizagem nos níveis fundamental e médio;
  • Organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino.
Google+
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Rua Almino Afonso, 478 - Centro - Mossoró/RN | CEP: 59.610-210 | reitoria@uern.br | 84 3315-2145
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115

^