Ciências Biológicas - Campus Central - Mossoró


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FANAT

:: Código:

101720-0

:: Modalidade: 

Licenciatura

:: Carga Horária Total:

3650 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4 e 6 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 decb@uern.br

:: Objetivo do Curso:


GERAL:

Formar através de curso de Licenciatura Plena, professores para atuarem na Educação Básica, habilitados ao Ensino das Ciências Biológicas, e capacitação profissional em Ensino, Pesquisa e Extensão, de forma a contribuir para melhoria dos sistemas educacionais.

ESPECÍFICOS:

Formar educadores para atuar no ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica, nos ensinos fundamental e médio, respectivamente, bem como em processos de educação não-formal;

Assegurar sólida formação técnico-científica e pedagógica necessárias à atuação profissional eficiente do licenciado em Ciências Biológicas;

Capacitar os licenciados para conhecerem e aplicarem os procedimentos de investigação e comunicação científica como ferramenta para o processo educativo, bem como para a geração de novos conhecimentos na área das Ciências Biológicas;

Capacitar os licenciandos em Ciências Biológicas para atuarem nos mecanismos de gestão escolar, com capacidade para participar ativamente nos processos de planejamento, acompanhamento e avaliação, bem como, prestar consultorias, emitir pareceres e coordenar pogramas e projetos na área de sua especialidade.

:: Perfil do Formando:


O perfil profissional do formando considerando a proposta Pedagógica, vivências acadêmicas e profissionais buscará atender aos seguintes princípios:



Formação crítica - postura reflexiva acerca do conhecimento e da realidade, entendendo o conhecimento como uma construção humana e hitórica, respeitando assim, as diferentes formas de saberes.



Formação ética - sua conduta profissional e pessoal pautada em critérios humanísticos, bem como por referenciais éticos como solidariedade e respeito à diversidade étnica, cultural e biológica.



Capacidade de associação teoria-prática - ou seja, de estabelecer solida a relação entre o saber apresentado nos conteúdos curriculares do curso e a vivência didático-pedagogico do educador na área de Ciências Biológicas.



Autonomia intelectual - capacidade de buscar de modo independente o conhecimento necessário a uma formação pessoal e profissional continuada, estrategias capazes de ampliar e aperfeisoar sua área de atuação e meios para transformar realidade presente com vistas à melhoria da qualidade de vida.



Responssabilidade profissional e social - comprometimento com os resultados de sua atuação, consciente de sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional.

:: Campo de Atuação:

  • Escolas de ensino fundamental, médio e superior.
  • Institutos de pesquisa.
  • Órgãos públicos.
  • Setores privados.
  • Profissional autônomo.


:: Atribuições do profissional formado:

  • Comunicar-se adequadamente através da escrita e fala da linguagem materna e apresentar capacidade para interpretar e utilizar diferentes linguagens (gráfica, corporal, visual, matemática, computacional, etc);
  • Utilizar os conceitos, teorias e códigos intrínsecos às Ciências Biológicas e ser capaz de apresentar, de forma organizada, o conhecimento adquirido, através de textos, desenhos, esquemas, gráficos, maquetes, etc;
  • Conhecer e aplicar procedimentos didático-pedagógicos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na área das Ciências Biológicas;
  • Utilizar diferentes tecnologias educativas como aporte para o processo de ensino-aprendizagem;
  • Conhecer e aplicar os procedimentos de investigação e comunicação científica para a geração de novos conhecimentos e como ferramenta para o processo educativo;
  • Aplicar, de modo integrado, os conhecimentos teóricos e práticos (científicos, pedagógicos, filosóficos, psicológicos, sociológicos e culturais) adquiridos durante sua formação, de forma que permita interpretar e transformar a realidade local, buscando a melhoria da qualidade de vida;
  • Avaliar as implicações éticas, ambientais, sociais e epistemológicas do conhecimento científico, das tecnologias e dos serviços e produtos gerados pela sociedade;
  • Atuar nos mecanismos de gestão escolar com capacidade para participar ativamente nos processos de planejamento, acompanhamento e avaliação.
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