Pedagogia - Campus Central - Mossoró
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:: Código:
100420-0
:: Modalidade:
Licenciatura
:: Carga Horária Total:
3100 horas -
Matriz Curricular
:: Tempo do Curso:
Entre 4 e 6 anos (máximo)
:: Objetivo do Curso:
Formar pedagogos para atuarem na docência da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e na gestão dos processos educativos, nos espaços escolares e não escolares, que impliquem o trabalho pedagógico.
:: Perfil do Formando:
Definir o perfil do profissional que pretendemos formar no Curso de Pedagogia da UERN requer, entre outros aspectos, a consideração dos mais de 25 anos de debates e de lutas em função da superação dos desafios educacionais brasileiros, conforme as iniciativas desenvolvidas no país. Neste sentido, não se pode negligenciar, por exemplo, a contribuição da ANFOPE (2007) e do Fórum de Diretores de Faculdades/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR, 2007). Assim sendo, o presente Projeto busca fundamentação, por um lado, nas formulações das referidas entidades e, por outro, nas elaborações oriundas do campo da pesquisa educacional, principalmente no que diz respeito à prática docente, em especial na escola, mas também em outros espaços onde a prática educativa se faz necessária e se realiza como práxis.
:: Campo de Atuação:
- Atuação na docência da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino;
- Empreendimento da pesquisa científica, principalmente nas áreas básicas de sua formação, docência, gestão educacional e áreas correlatas, incorporando, criativa e coletivamente, os produtos desse processo reflexivo em outras instâncias sociais onde a educação ocorra;
- Atuação no âmbito da gestão dos processos educativos, de modo a subsidiar os Sistemas de Ensino no que concerne ao planejamento, coordenação, organização, avaliação e implementação de programas e projetos educativos, mediante as demandas dos contextos locais;
- Atuação na articulação entre a escola e a sociedade, analisando e executando projetos educativos advindos das parcerias com Sistemas de Ensino, Empresas, Escolas e outras instituições.
:: Atribuições do profissional formado:
- O egresso do Curso de Pedagogia da UERN, em conformidade com a Resolução do CNE/CP N. 01/06, Art. 5º, deverá estar apto a:
- - Atuar com ética e compromisso, visando a construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
- - Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, assim como daqueles que tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
- - Trabalhar em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
- - Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos, nas suas relações individuais e coletivas;
- - Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens - Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças.
- - Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
- - Promover e facilitar relações de cooperação entre a escola, a família, a comunidade e outras instituições educativas;
- - Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrada e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, dentre outras;
- - Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gênero, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, dentre outras;
- - Desenvolver trabalhos em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.
- - Participar da gestão das instituições em que atuem enquanto estudantes e profissionais, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
- - Participar da gestão das instituições em que atuem planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais em ambientes escolares e não escolares;
- - Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre rocessos de ensinar e aprender em diferentes meios ambiental/ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
- - Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
- - Estudar e aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais as quais lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.