UERN Internacional


A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais lida principalmente com a implementação de programas de internacionalização, no estabelecimento de acordos com instituições estrangeiras, induzindo a ações de ensino, pesquisa e extensão. Também enfoca a adequação da legislação e mecanismos institucionais para as demandas dessas ações. Além disso, oferece à comunidade universitária serviços de consultoria na tradução de artigos científicos, e na orientação/informação sobre a proficiência em línguas estrangeiras e vistos consulares.


Diretor: Prof. Marcelo Melo da Costa

Assessor: Prof. Luis Alberto de Lima

Secretário: Ravi Dias de Almeida Oliveira

Contato: daint@uern.br / (84) 3316-0794

Endereço: Av. Prof. Antônio Campos - Campus Central - Mossoró-RN

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07h30 às 11h30 e das 13h30min às 17h30min.


 

Bolsas SANTANDER:

Para informações sobre o programa acesse: http://www.uern.br/default.asp?item=bolsasantander

 

Ciências sem fronteiras:

Para informações sobre graduação sanduiche acesse: http://www.uern.br/cienciasemfronteiras/default.asp?item=ciencia-sem-fronteiras-o-programa

Editais Abertos CAPES:

Prêmio Emerald/Capes

Com o objetivo de estimular o acesso e o uso do Portal de Periódicos e de promover a pesquisa nas áreas de Ciência da Informação e Administração e Gestão, a Capes, em parceria com a © Emerald Group Publishing Limited, lança o presente edital para submissão de projetos de pesquisa no Prêmio Emerald/Capes 2013.

Acesse: http://www.capes.gov.br/bolsas/premios/7499-premio-emerald-capes

Programa de Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt

O Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt é uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

Modalidades de bolsas:

Pós-doutorado: para pesquisador altamente qualificado e em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos;
Pesquisador experiente: para acadêmico altamente qualificado com um perfil de pesquisa definido, que tenha completado seu doutorado há menos de doze anos;

Acesse: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/humboldt

Capes/Inmetro

Ampliar a RELAI por meio da seleção de novos laboratórios associados que apresentem potencial para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), em cooperação com os setores industrial/empresarial ou de serviços, demandantes de soluções tecnológicas inovadoras, e

Promover e consolidar os laboratórios associados da RELAI:

Os laboratórios associados poderão compartilhar da infraestrutura laboratorial do Inmetro no desenvolvimento de seus projetos cooperativos.
Os laboratórios associados poderão se beneficiar das conexões do Inmetro com instituições internacionais de alto nível experientes em programas de cooperação universidade-empresa.

Áreas prioritárias:

As áreas prioritárias são aquelas estabelecidas pela política industrial nacional (Plano Brasil Maior) e pela Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012-2015, alinhadas aos programas de pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação conduzidos pelo Inmetro.

Acesse: http://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/capes-inmetro

Programa de Bolsa Especial para Doutorado em Pesquisa Médica

Fomentar o desenvolvimento para a formação em pesquisa médica, com a finalidade de estimular a produção acadêmica e a formação de pesquisadores, em nível de doutorado, por meio de financiamento específico, consolidando e ampliando o pensamento crítico estratégico para o desenvolvimento científico do país.

Acesse: http://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/pbe-dpm

Programa Bragecrim

O programa Bragecrim (Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura) tem o objetivo de apoiar e financiar projetos conjuntos de pesquisa entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães na área de tecnologia de manufatura avançada.
A principal meta dos projetos aprovados no âmbito do programa é gerar conhecimento tecnológico fundamental, possibilitando o desenvolvimento de soluções inovadoras para o aprimoramento da produtividade, qualidade e sustentabilidade das companhias industriais tanto brasileiras quanto alemãs. Outro importante objetivo é a troca de conhecimento por meio de missões de trabalho e de estudos de pesquisadores/docentes e estudantes de ambos os países.

Acesse: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/bragecrim

Fluxo Continuo:

Doutorado Pleno no Exterior

O Programa de Doutorado Pleno no Exterior tem por objetivo conceder bolsas de estudos a fim de complementar às possibilidades ofertadas pelo conjunto dos programas de pós-graduação no Brasil, de forma a buscar a formação de docentes e pesquisadores de alto nível. A bolsa destina-se a candidatos de elevado desempenho acadêmico, que se dirijam a instituições estrangeiras de excelência, para a realização de doutorado pleno em universidades do exterior.

Acesse: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/doutorado

Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração

O programa de Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração é realizado pela Capes em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD, e visa ao fortalecimento da cooperação acadêmica e científica entre os dois países. O programa prevê o financiamento de missões de professores de instituições brasileiras e alemãs por períodos de 1 a 3 meses.

Acesse: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/missoes-de-curta-duracao

Programa Professor Visitante do Exterior (PVE)

Incentivar a realização de visitas de curta, média e longa duração de professores e pesquisadores atuantes no exterior a Instituições de Ensino Superior e institutos e centros de pesquisas e desenvolvimento públicos brasileiros, em todas as áreas de conhecimento, cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora para a pós-graduação brasileira.

Acesse: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pve

Escola de Altos Estudos - EAE

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Acesse: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/escola-de-altos-estudos

Chamada Pública MEC/MDIC/MCT

Incentivar a pesquisa, o desenvolvimento de processos e produtos inovadores no País por meio da associação entre instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e empresas. Além disso, dinamizar a obtenção de direitos de propriedade industrial e intelectual pelas ICTs e pelas empresas nacionais, mediante concessão de incentivos fiscais a projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.

Acesse: http://www.capes.gov.br/component/content/article/48-bolsas-s/programas-especiais/2352-chamada-publica-mecmdicmct

Programa Geral de Cooperação Internacional - PGCI

Selecionar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias em todas as áreas do conhecimento, além de fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e estrangeiros. O programa também objetiva selecionar candidaturas individuais, para casos de candidatos academicamente excepcionais que não possam ser contemplados por editais específicos da CAPES para bolsas no exterior.

Acesse: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/programa-geral-de-cooperacao-internacional

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)

O PDSE é um programa institucional da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado recomendado e reconhecido com nota igual ou superior a 3

Acesse: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse

Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)

O Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP – é um programa que visa impulsionar a realização de eventos científicos no Brasil e a formação de professores para a educação básica, através da concessão de auxílio financeiro às Comissões Organizadoras.

Inicialmente voltado apenas a eventos de curta duração, cujos vínculos se relacionavam unicamente à pós-graduação; desde 2010, o programa atende também àqueles eventos que prezem pela formação e melhoria do quadro docente da educação básica.

Acesse: http://www.capes.gov.br/apoio-a-eventos/paep

Editais CNPq:

Chamada CNPq/ANVISA Nº 12/2015 - Monografias da Farmacopeia Brasileira

A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

Chamada CNPq/ANVISA Nº 12/2015 - Monografias da Farmacopeia Brasileira

Inscrições:
18/06/2015 a 13/08/2015

CHAMADA CNPq nº 05/2015 - PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2015 DO PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE PÓS-GRADUAÇÃO - PEC-PG

Constituir atividade de cooperação educacional com países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia; - Contribuir para a formação de recursos humanos, por meio da concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado para realização de estudos em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que emitam diplomas de validade nacional, em programas de pós-graduação com nota igual ou superior a 03 (três), segundo classificação estabelecida pela CAPES; - Aprimorar a qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior, visando sua contribuição para o desenvolvimento de seus países.

FAC - CNPq - 2015 :link
Manual - PEC-PG - 2015 :link
Instrucoes passo a passo Curriculo Lattes :link
Instrucoes passo a passo formulario eletronico :link

Inscrições:
29/05/2015 a 27/07/2015

AUXÍLIO PROMOÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E/OU DE INOVAÇÃO - ARC

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a eventos NACIONAIS ou MUNDIAIS tais como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, realizados no Brasil e relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

FAQ :link


Inscrições:
19/05/2015 a 17/09/2015

Bolsas Especiais 2015 - País e Exterior

Cronograma 3
Cronograma 2
Cronograma 1

Inscrições:
26/08/2014 a 21/08/2015


Atualizado por: Ravi Dias de Almeida Oliveira em 26/07/2016 (Setor para Contato: REITORIA - Diretoria de Assuntos Internacionais )

Google+
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Rua Almino Afonso, 478 - Centro - Mossoró/RN | CEP: 59.610-210 | reitoria@uern.br | 84 3315-2145
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115

^