Apresentação


A Diretoria de Admissão, Registro e Controle Acadêmico (DIRCA) é vinculada a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da UERN, sendo responsável pelo registro e controle dos atos acadêmicos do discente de graduação na UERN, desde sua entrada na instituição até o momento da Colação de Grau. Além dos discentes regularmente matriculados na UERN, a DIRCA é responsável pelo acompanhamento da trajetória acadêmica dos alunos especiais e egressos da instituição, sendo o órgão responsável pela emissão oficial de documentos como declarações, certidões, históricos, e diplomas.

O que faz a DIRCA?

A função principal da DIRCA é realizar de forma adequada o registro, contabilização e arquivamento de dados referentes à matrícula institucional, resultado de desempenho, aproveitamento de estudo, transferências e outras atividades de alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UERN em consonância com a Legislação da Universidade.

Documentos que podem ser solicitados na DIRCA:

Com o objetivo de atender satisfatoriamente a comunidade acadêmica e o público externo, o setor funciona nos três turnos, nos mesmos horários das Unidades Universitárias, disponibilizando serviços como emissão de diversos documentos acadêmicos que comprovem vínculo do estudante de graduação ou do egresso com a UERN:

¨ Certidão de vinculo;

¨ Certidão de estudo/Declaração de IRA;

¨ Certidão de Possível Concluinte;

¨ Certidão de Integralização dos créditos;

¨ Documentos para fins de transferências/Guia de Transferências;

¨ Histórico Escolar;

¨ Diploma;

¨ Apostilamento de habilitação em diploma.

A Diretoria também é responsável pela emissão oficial de dados referentes ao ensino de graduação na UERN para os diversos setores da Reitoria, Pró-Reitorias, Faculdades, Campi e Departamentos, bem como dados e informações para a Sociedade em Geral.

O que você deve saber durante a graduação?

Matrícula Institucional:

É o ato pelo qual o candidato se vincula provisoriamente à UERN e a determinado curso de graduação, por meio de abertura de cadastro no sistema informatizado de registro acadêmico.                                                             

Matrícula Curricular:

É o ato que vincula o aluno regular ou especial a componentes curriculares, em determinado semestre.  Os alunos regularmente vinculados a cursos de graduação que não efetivarem sua matrícula curricular nos prazos estabelecidos em edital da PROEG poderão:                                    

  • Ser beneficiado com um trancamento compulsório;                                                                            
  • Ser desligado por abandono de curso, caso já tenha se beneficiado do trancamento compulsório;

Cancelamento da Matrícula Curricular:             

É a desvinculação do aluno regular, ou especial, do componente curricular em que se encontra matriculado em um determinado semestre letivo;

Trancamento de Matrícula Curricular:               

É a desvinculação voluntária, do aluno, da turma referente ao componente em que se encontra matriculado. Esse trancamento não será concedido se solicitado depois de decorrido 1/3 (um terço) do semestre letivo.

Não será permitido trancamento de matrícula curricular em todos os componentes em que o aluno esteja matriculado.

Trancamento de Programa de Estudo:

É a suspensão das atividades acadêmicas do aluno, garantindo-lhe, porém, a manutenção do vínculo ao curso de graduação, no ato de trancamento voluntário ou compulsório.

O trancamento será concedido no limite máximo de 4 (quatro) semestres letivos, consecutivos ou não.

Trancamento Voluntário: deverá ser solicitado a cada período letivo, dentro do prazo fixado pelo calendário universitário, correspondente a 1/3 (um terço) do período letivo.

Trancamento Compulsório: Será concedido uma única vez, por ato da instituição, quando o aluno não efetuar a  matrícula curricular nos prazos estabelecidos em edital, desde que não tenha usufruído os 04 (quatro) trancamentos de programa anteriormente.

Atividades Complementares:

Constituem um conjunto de estratégias didático-pedagógica que permitem, a articulação entre teoria e prática.

São consideradas Atividades Complementares:

 I – Atividades de iniciação á docência;             

 II – Atividades de iniciação à pesquisa;                

III- Atividades de extensão;                             

IV- Produção técnica ou científica;                 

V- Atividades artísticas e culturais;               

VI- Atividades do movimento estudantil;               

VII – Estágio curricular não obrigatório.

de cada curso;

VIII – Outras atividades estabelecidas no projeto pedagógico de cada curso.

Conclusão do curso:                                        

Ocorre mediante colação de grau, apostila de habilitação ou certificação, após a integralização curricular.

 

 

 

 

 


Atualizado por: José Egberto Mesquita Pinto Júnior em 09/05/2017 (Setor para Contato: FANAT - Departamento de Ciências Biológicas )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59.633-010 | dirca@uern.br | (84) 3315-2098
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^