Colação de Grau

 

SOLENIDADES DE COLAÇÃO DE GRAU 2015.2



 

 

A Colação de Grau é uma das cerimônias mais significativas no contexto de uma universidade, sendo este um momento de apresentação dos novos profissionais graduados à sociedade.

 

 

É uma sessão solene que segue normas de protocolo e rituais próprios. A outorga de grau oficializa a conclusão do curso e é obrigatória para a emissão e registro do diploma, sendo, pois, necessário ao aluno ter cumprido todas as suas obrigações acadêmicas, como conclusão de disciplinas e cumprimento de carga horária integral.(Resolução 26/2006-CONSUNI -Anexo I )

A Cerimônia é presidida pelo Reitor (ou Chanceler), autoridade máxima da Universidade e conta com  a presença da Congregação.

 

Modalidades de colação de grau

 

Ordinária:

É realizada com veste talar (beca) e com a presença do paraninfo, professores homenageados e orador, acontecendo em local público e em data e horário escolhido de comum acordo entre a Instituição e as Comissões de Formatura.

Esta solenidade é organizada pela Instituição de Ensino com o envolvimento de comissões compostas por formandos, que organizam o ambiente, a criação do convite, a escolha das músicas e o motivo que será usado em todas as peças que divulgam e fazem parte da Colação de Grau.

Extraordinária:

Colação de Grau é  realizada no gabinete do Reitor  nos casos em que o formando  não pode comparecer,  por motivo imperioso, à formatura solene.  Neste ato, que também é público e não é realizado somente para os alunos que por diferentes motivos não puderam comparecer à Colação de Grau Solene, qualquer pessoa pode se fazer  presente. Também estará presente a Congregação, sendo representada por um ou mais professores pertencente ao quadro da Faculdade da qual o formando  é oriundo.

 

O formando usa a veste talar - beca. O Reitor, que também  usa veste talar,   concede o grau pela imposição do capelo,  acompanhado de breve pronunciamento,  colocando,  aos presentes, que o ato  de colação de grau,  por  mais simples que possa ser, é legal e necessário.

 

Símbolos que compõem o ritual de uma Colação de Grau:

 

Juramento :

É o compromisso público de bem-utilizar o poder de conhecimento em favor  da promessa feita. Daí, a importância da presença de familiares e comunidade ao ato.
O juramento é um reconhecimento  dos direitos e deveres que o formando assume, a partir do ritual de Colação de Grau.

 

Diploma:

 

Retrato  legal  a ser apresentado à sociedade dos direitos e deveres. O diploma constitui-se em metáfora do antigo pergaminho no qual se inscrevia e se registrava, à posteridade, o que publicamente fora declarado.

 

Beca:

 

Poder de inteligência, do conhecimento, da sabedoria, da ciência.  A beca, usada na cor  preta, tem a função de comunicar que aos formandos está sendo concedida a autoridade para exercer uma profissão, a profissão para a qual se preparam e para cujo exercício a Instituição Universitária os julgou aptos.

Faixa:

Identifica o campo de atuação do profissional. A faixa, utilizada sobre a beca de cor  preta, é colorida.  A classificação das cores, da referida faixa, dizem respeito às áreas específicas do conhecimento adquirido pelo grau que é concedido ao formando.( Resolução 26/2006-CONSUNI - Anexo II)

 

Capelo:

Em decorrência do significado que o capelo possui é que na cerimônia de outorga de grau, realizada no gabinete do reitor, a autoridade que confere grau se utiliza do capelo como símbolo de imposição do poder.

 

 

As demais atividades relacionadas à formatura, como baile, culto ecumênico etc., não sofrem qualquer influência da Universidade, podendo os formandos contratar estes serviços com  empresas especializadas.


Atualizado por: Argolante Balbino Lopes em 06/06/2016 (Setor para Contato: REITORIA - Agência de Comunicação - 8433152115 )

Google+
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Rua Almino Afonso, 478 - Centro - Mossoró/RN | CEP: 59.610-210 | reitoria@uern.br | 84 3315-2145
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115

^