Site da UERN
Mossoró,
Imagem: Página Inicial Imagem: Quem Somos? Imagem: Fique por dentro! Imagem:  Perguntas Frequentes Imagem: Link para Downloads
Imagem: Link para Extras, Alfabeto Braile, LIBRAS e outros. Imagem: Serviços oferecidos pelo DAIN Imagem: Ajudas Técnicas Imagem: Outros Sites Imagem: Contato
Downloads

Downloads

Braille Fácil

O programa Braille Fácil permite que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, o programa é composto de editor de textos integrador, onde o texto pode ser digitado diretamente no Braille Fácil ou importado a partir de um editor de textos convencional.

O editor de textos utiliza os mesmos comandos do NotePad do Windows, com algumas facilidades adicionais. Uma vez que o texto esteja digitado, ele pode ser visualizado em Braille e impresso em Braille ou em tinta (inclusive a transcrição Braille para tinta).

A digitação de textos especiais (como codificações matemáticas ou musicais) pode ser feita com o auxílio de um simulador de teclado Braille, que permite a entrada direta de códigos Braille no texto digitado. O editor possui ainda diversas facilidades que agilizam muito a inserção de elementos de embelezamento ou o retoque de detalhes do texto Braille. É possível a criação de desenhos táteis através de um editor gráfico simples.
Download

Braille Virtual

É um curso on-line aberto, público e gratuito, destinado à difusão e ensino do sistema Braille a pessoas que vêem. É orientado especialmente a pais, crianças, professores e funcionários de escolas inclusivas.
Download

DOSVOX

É um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho. O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.
Download

Departamento de Apoio à Inclusão - DAIN -2009

Créditos: Cláubio Bandeira
Colaboração: Jezmael Basílio, Thalles Robson, João Carias e Ronnison Reges