Site da UERN
Mossoró,
Imagem: Página Inicial Imagem: Quem Somos? Imagem: Fique por dentro! Imagem:  Perguntas Frequentes Imagem: Link para Downloads
Imagem: Link para Extras, Alfabeto Braile, LIBRAS e outros. Imagem: Serviços oferecidos pelo DAIN Imagem: Ajudas Técnicas Imagem: Outros Sites Imagem: Contato
FAQ

Perguntas Frequentes

1. O que é o DAIN?

O Departamento de Apoio à Inclusão – DAIN é um órgão suplementar da Administração Superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que atua em toda a universidade apoiando a comunidade universitária e a sociedade em geral, através de capacitação e formação continuada para professores, técnico-administrativos, apoio pedagógico aos discentes, orientação quanto ao cumprimento da legislação vigente, estabelecimento de parcerias com Instituições Especializadas, visando fortalecer os direitos dos cidadãos, respeitando as diferenças no convívio com a diversidade.

2. Qual a finalidade do DAIN?

O DAIN tem a finalidade de atender aos anseios da própria universidade, definido, não por casualidade, como instância de apoio à inclusão de jovens e adultos com necessidades educacionais especiais da UERN. Este Departamento fornecerá suporte técnico-pedagógico e disponibilizará o uso de tecnologia assistiva (equipamentos especiais, ajudas técnicas, softwares etc.) para que esses alunos possam ter acesso aos conhecimentos, informações, relacionamentos e ambientes de estudo, sem encontrar barreiras. Além disso, estará à disposição de professores que tenham em sua sala de aula alunos com necessidades especiais.

3. Qual o principal objetivo do DAIN?

Gerar oportunidades e facilidades operacionais e solidificar-se enquanto espaço para difusão de conhecimento, novos produtos e equipamentos para profissionais que atuam na área da Inclusão, buscando através dos projetos desenvolvidos e de sua estrutura, constituir-se em uma forma efetiva de se implementar na UERN atividades que sejam capazes de garantir a efetividade da inclusão educacional.

4. Como está estruturado o DAIN?

  • Direção;
  • Secretaria;
  • Setor Técnico-Pedagógico;
    • Setor de Assistência Social;
    • Setor de Pedagogia;
  • Setor de Apoio Especializado;
    • Setor de Orientação Psicológica;
    • Setor de Apoio na Área da Deficiência Visual;
    • Setor de Apoio na Área da Deficiência Auditiva
  • Setor de Apoio Intrainstitucional

5. Como funciona o DAIN?

Funciona como órgão suplementar da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG/UERN. A organização deste departamento ocorre a partir da estruturação de setores, elencamos, os que já estão em funcionamento, salientando que outros ainda são necessários para o atendimento a contento das demandas deste setor.

6. Onde está localizado o DAIN?

Campus Universitário Central da UERN - BR 110 - Km 46 – Rua Prof. Antônio Campos, s/n - Costa e Silva.- CEP: 59.633-010 - Mossoró – RN. Vizinho à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

7. Desde quando o DAIN está em funcionamento na UERN?

O Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN) em pleno funcionamento desde 2004, teve o reconhecimento pelo Conselho Universitário – CONSUNI - através da Resolução nº 02/2008 de 18/04/2008.

8. Quais são as atribuições do DAIN?

  • Assessorar as unidades acadêmicas, pró-reitorias e demais órgãos nos assuntos
  • Pertinentes à inclusão,
  • Acompanhar os processos de elaboração, reestruturação e implantação dos ppp,
  • Adquirir equipamentos de ajuda para viabilização das políticas de inclusão,
  • Fomentar o debate sobre a inclusão,
  • Elaborar projetos com vistas à inclusão no âmbito da uern.

9. Como o DAIN atua no Processo Seletivo Vocacionado da UERN?

Desenvolvemos junto à COMPERVE uma infra-estrutura que coloca a nossa universidade em condições de igualdade com as grandes instituições de ensino superior deste país, no que concerne ao atendimento das condições especiais para a realização das provas do Processo Seletivo. Contamos, tanto com condições materiais específicas para o atendimento das necessidades especiais, como também, com uma equipe multiprofissional qualificada para o atendimento aos diferentes casos e situações que envolvam a inclusão em nossa IES.

Nestes anos de participação do DAIN no Processo Seletivo Vocacionado da UERN temos conquistado muitos feitos, dentre eles, o aumento significativo dos estudantes com necessidades especiais que conseguiram o acesso à esta instituição. Ressaltando que a garantia desse acesso especializado possibilita a efetivação da igualdade de oportunidades e da equalização de direitos nesta Instituição de Ensino Superior

10. Qual o nosso entendimento sobre inclusão?

A consolidação do processo de inclusão social no Ensino Superior é condição básica para a construção de uma universidade cidadã, que respeita e atende aos diferentes anseios, pois compreende a complexidade da realidade educacional, entendendo que cada pessoa é um ser diferente e necessita de tempo e ritmo diferente, agindo desta forma, a UERN garante espaço para discussão sobre a deficiência na educação superior.

As leis são fundamentais neste processo de tomada de consciência que efetive a inclusão e a participação ativa das pessoas com deficiência na sociedade. No entanto, reiteramos nosso entendimento de que a inclusão social das pessoas com deficiência só será possível quando a sociedade passar a compreender as seguintes afirmativas: a ausência de sensibilidade não significa a ausência de sentimentos; a incapacidade de movimentos não significa uma pessoa incapaz; a deficiência de um sentido não quer significar uma vida sem sentidos.

11. O que você pode fazer pela inclusão?

Caro(a) uerniano(a)

Você,

  • Que se preocupa ao visualizar um(a) cidadão(ã) ser humilhado(a) por causa de sua diferença (gênero, etnia, credo, idade, necessidade especial, condição social);
  • Que se entristece ao perceber a discriminação;
  • Que se revolta ao ver as leis não serem cumpridas e nem a aceitação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho;
  • Que se incomoda em não ver pessoas como essas na mídia, na política ...
  • Que se alegra em saber que a sociedade está se preocupando com a inclusão e como trabalhar na diversidade;
  • Que quer ver esse assunto ser temática na universidade.
  • Que percebe que a inclusão requer capacitação.
  • Una-se ao DAIN e juntos construamos uma UERN plural, onde a discriminação seja coisa do passado!

12. Qual o raio de atuação do DAIN?

O Departamento não só atua dentro da própria universidade como também fora dela, na medida em que for sendo solicitado para assessorar, informar, discutir, pesquisar junto aos órgãos públicos a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais.

13. Qual a população-alvo do DAIN?

A população-alvo do DAIN será composta por pessoas que apresentem necessidades educacionais especiais no seu processo de aprendizagem na UERN, bem como funcionários e docentes que apresentem alguma deficiência.

Departamento de Apoio à Inclusão - DAIN -2009

Créditos: Cláubio Bandeira
Colaboração: Jezmael Basílio, Thalles Robson, João Carias e Ronnison Reges