Vitrine


Clique aqui e acesse o site criado em comemoração aos 40 anos da UERN, ocorrido no ano de 2008.
Membros da União Universitária Mossoroense - incentivadores da criação de cursos universitários em Mossoró - Origem da UERN.
Dr. Abel Freire Coelho - Primeiro Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e da Técnica - FUNCITEC ( Fundação que deu origem à,  hoje, FUERN, mantenedora da UERN)
Prof. Lídio Luciano de Góis - Segundo Presidente da FUNCITEC
Prof. José Rodrigues da Costa - Terceiro Presidente da FUNCITEC
Criação da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte - FURRN
Registro de contatos mantidos com o Conselho Federal de Educação - do Ministério da Educação - com a finalidade do reconhecimento da Instituição pelo órgão federal. Na foto, o então Reitor e Vice-Reitora, Prof. Antonio Gonzaga Chimbinho e a Profª Maria das Neves Gurgel de Oliveira, com o representante do CFE/MEC, Sanchotene Felice.
Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas (reitor pro tempore, ) e equipe da Administração Superior da URRN, em reunião pró reconhecimento da Instituição.
Prof. Gonzaga Chimbinho e Profa. Maria das Neves Gurgel (reitor  e vice-reitora à época),ladeados por João Batista Cascudo (reitor fudador), Nilson Brasil e Vilmar Pereira (empresários), Francisca Otília Walter Fonseca, Ieda Chaves, Lenilce Machado (professores). Registro da integração da comunidade em prol do reconhecimento da Instituição.
  Lavoisier Maia (ex-governador do Estado), Pe. Sátiro Cavalcanti e João Batista Cascudo, Gonzaga Chimbinho (ex-reitores), em solenidade de reconhecimento da UERN, pelo Conselho Federal de Educação.
Outro momento da solenidade de reconhecimento  pelo CFE/MEC.
 CONGREGAÇÃO
CONGREGAÇÃO com o ex-Reitor,  Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas
Ex-Reitor Genivan Josué Batista e a CONGREGAÇÃO.
 CONGREGAÇÃO
 CONGREGAÇÃO

 

 

Uma das primeiras placas afixadas na UERN, hoje guardada em seu acervo histórico, o Núcleo de Pesquisa e Documentação Histórica, no prédio do ACEU.

"Aqui viverá sempre o espírito universitário livre em sua força e preponderante em seu poder de revitalização do interesse regional, assinala a projeção do passado sobre o presente e preside a antecipação do futuro, com o aperfeiçoamento do homem pela educação no serviço mais significativo e duradouro prestado à comunidade."

João Batista Cascudo Rodrigues

REITOR

  

 

 PLACA - 1ª Turma de Economistas: 1964

Antonio C. Tavares - Amâncio D. Filho - Arlindo Calistrato - Bernardo Oliveira - Edmilson Souza - Fernando Nóbrega - Gilson Marcelino - José C. Silva - José F. Vidal - José R. da Costa - Tarcísio Moura - Tertuliano S. Rego.

PLACA - 1ª Turma de  Serviço Social: 1968

Albetiza M. de Sousa - Elisa Falcão F. Macedo - Inês Ivonete A. Carvalho - Josemar A.da Silveira - Maria Fernandes - Maria do Carmo Fernandes - Neusa Caminha C. Rodrigues.

 
CAPELOS - Usados por ex-reitores em solenidades - guardadas no acervo da UERN, no  prédio do ACEU

Primeiro COMPUTADOR utilizado pela UERN

Doado pelo Ministro ALUIZIO ALVES

 RELÓGIO DE PONTO do Campus Central
FUNDADORAS NPDH

Inauguração do Núcleo de Pesquisa e Documentação Histórica-NPDH

Mossoró, 20 de agosto de 1993.
Portaria nº: 356/93-GR/URRN.

Equipe Fundadora (Professoras):
Maria Salomé de Moura
Albetiza Leite de S. Melo
Maria Ieda Freire de Carvalho.

Reitora: (Professora)
Maria das Neves Gurgel de Oliveira Castro.

PLACA-NPDH

O Núcleo de Pesquisa e Documentação Histórica - NPDH, foi criado em sintonia com a Reitoria da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - FUERN, com o apoio do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais - FAFIC, para atender ao Campus Universitário Central, aos Campi Avançados, bem como aos municípios circunvizinhos de Mossoró.

O NPDH tem como meta prioritária localizar, selecionar, resgatar e catalogar a documentação esparsa da FUERN, com o fim de preservá-la e de facilitar a consulta e a pesquisa.

O Núcleo visa, ainda, arrolar, preservar e manter sob sua guarda o acervo documental originado dos diversos setores da região Nordeste do estado e da área de abrangência da FUERN, com vistas a constituir um centro de informação dedicado a produzir e gerar pesquisas.


 

EDIFÍCIO REITOR JOÃO BATISTA CASCUDO RODRIGUES
Reitoria

HISTÓRICO

O prédio atual da Reitoria, construído em estilo colonial, foi a residência do Senhor 
Raimundo Jovino de Oliveira, à época comerciante bem-sucedido, que foi intendente do município de Mossoró, cargo equivalente ao de prefeito municipal.

Foi adquirido pelo então Reitor, Prof. João Batista Cascudo Rodrigues (1968).
Antes de tornar-se a sede da Reitoria, funcionou, nele, o Curso de Economia, depois o Gabinete do Prefeito Municipal de Mossoró, na gestão do Prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado Maia.

Em tempos memoriais, foi a casa que hospedou, sucessivamente, dois Presidentes da República,  Getúlio Dornelles Vargas e João Fernandes Campos Café Filho (natalense), e o então governador de São Paulo Adhemar Pereira de Barros, candidato a Presidente da República.

Por deferência da Governadoria, funcionou como sede do Governo do Estado, nos períodos de:  
- 28 a 30 de setembro de 1993
Governador José Agripino Maia

- 28 a 30 de setembro de 1995
Governador Garibaldi Alves Filho

- 29 de setembro a 01 de outubro de 1997
Governador Garibaldi Alves Filho

- Dias 23 e 24 de maio de 2002
Governador Fernando Antônio da Câmara Freire


Atualmente, o prédio faz parte do Corredor Cultural de Mossoró, conforme Lei nº 148/1983, de dezembro de 1983, assinada pelo Prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado Maia. Em homenagem ao Reitor fundador, o prédio da Reitoria foi denominado Edifício Reitor João Batista Cascudo Rodrigues, Portaria nº 1726/1998-GR/UERN, de 18 de setembro de 1998, assinada pelo Reitor José Walter da Fonsêca, no governo Garibaldi Alves Filho. Era Secretário da Educação o Prof. Luiz Eduardo Carneiro Costa.


 

Relação de Agraciados com Títulos Honoríficos


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | propeg@uern.br | (84)3315-0001
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^