UERN integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil

Em 2005, o Ministério da Educação criou o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com o propósito de articular as instituições públicas de ensino superior para proporcionar o acesso ao ensino de qualidade a municípios brasileiros que não dispõem de cursos de formação.

Inicialmente, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) ficou sob a responsabilidade da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), sendo administrado pela Capes a partir de 2007. A Lei nº 11.502/2007 modificou as competências e a estrutura organizacional da Capes que assumiu a responsabilidade pela formação de recursos humanos para a educação básica. É necessário frisar que de acordo com o seu projeto original, concebido por Anísio Teixeira, a Capes teria como finalidade não somente o fomento ao ensino superior, mas também o desenvolvimento da educação básica. Assim, a prioridade do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é a formação inicial e continuada de professores para a melhoria da qualidade de ensino na Educação Básica.

Com a Portaria nº 802/2009, a UERN passou a integrar o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) juntamente com a UFERSA e outras Instituições das regiões Norte e Nordeste que participam do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Integrada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, a UERN poderá contribuir com a melhoria do ensino na região Oeste Potiguar e incorporar as metodologias de educação a distância, bem como o uso de novas tecnologias de informação e comunicação em suas práticas educacionais.

Através do Sistema Universidade Aberta do Brasil serão criados polos de apoio aos cursos ofertados na modalidade de educação a distância em Mossoró e nos municípios de Assu, Caicó, Caraúbas e Macau. Estes polos serão equipados com salas de aula para encontros presenciais e Web conferência, laboratórios de informática com acesso à internet de banda larga e biblioteca. Em cada polo haverá um coordenador e tutores presenciais para orientar e auxiliar os estudantes dos cursos oferecidos pelas instituições que integram o Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Para mais informações acesso o link http://uab.capes.gov.br/