REALIZAÇÃO

Universidade do Estado do rio Grande do Norte

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação


Programação

 

17/10/2011

 

 

TARDE

 

 

13h30min: O Programa Institucional de Iniciação Científica da UERN: Organização e Logística
Prof. Dr. Iron Macêdo Dantas – Coordenador do PIBIC-UERN
Ismael Nobre Rabelo – Secretário do PIBIC-UERN
PÚBLICO ALVO: Docentes e discentes da atual cota de PIBIC -UERN-CNPq
LOCAL: Auditório da FACS

 

 

14h30min: REUNIÃO COMITÊ PIBIC E AVALIADORES EXTERNOS
LOCAL: Sala de Reuniões da FACS

 

 

NOITE

 

 

19h30min: Abertura oficial do VII SIC
LOCAL: Auditório da FACS
Apresentação cultural – Instrumental do Conservatório de Música Dalva Stella de Freitas – UERN

 

MESA DE ABERTURA

 

Autoridades

Reitor da UERN

Profº Milton Marques de Medeiros
Vice-Reitor da UERN

Profº Dr. Aécio Cândido de Sousa
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Profº Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto
Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação

Profº Dr. Wogelsanger Oliveira Pereira
Coordenador do PIBIC/UERN

Profº DR. Iron Macedo Dantas
Coordenador de Área Ciência Política e Relações Internacionais na CAPES

Profº Drº André Luís Marenco dos Santos (UFRGS)
Diretor de Assuntos Internacionais da UERN

Profº Dr. Marcelino Pereira dos Santos Silva
Presidente da FAPERN

Profª Drª Maria Bernadete Cordeiro de Sousa

 

Conferência de Abertura: Ciência e Internacionalização: os desafios na Iniciação Científica e no Ensino de Graduação.
Profº Drº Andre Luiz Marenco dos Santos (UFRGS)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

Professor Associado II do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do Bacharelado em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador de Área Ciência Política e Relações Internacionais na CAPES, membro titular do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior (CTC-ES) da Capes, integrou o Comitê de Avaliação Capes (2009 e 2010), coordenou o Fórum Nacional dos Programas em Ciência Política e Relações Internacionais (2004-2007), o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (2004-2007) e foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política (2004-2008). Possui trabalhos sobre instituições políticas comparadas, carreiras políticas e competição eleitoral . Projetos em desenvolvimento: Reformas eleitorais em perspectiva comparada: path-dependency, competição partidária e engenharia institucional [CNPq], Partidos e seleção de carreiras em perspectiva comparada: Argentina,Brasil, Chile e Uruguay [CNPq], Atlas Político dos Municípios [CNPq, Fapergs]. E-mail: amarenco@terra.com.br.

 

 

18/10/2011

 

 

MANHÃ

 

 

8h às 11h: Apresentação dos trabalhos – Banners

LOCAL: Saguão da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS)

 

 

TARDE

 

 

13h30min às 14h30min: Palestra – Internacionalizando o conhecimento: desafios para pesquisadores brasileiros

Profº Dr. Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito concluiu o doutorado em farmácia - Université de Paris XI (Paris-Sud), na França, em 1994 e pós-doutorado na The University of Georgia nos Estados Unidos, em 2001. Bolsista de Produtividade do CNPQ, Nível 2, desde 03/2008. Membro integrante da Comissão de Avaliação da Pós-graduação na CAPES, área de Medicina II desde 2010. Membro integrante do Grupo de Consultores do INEP para avaliação de Cursos de Graduação desde 2005. Vice-Coordenador da Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Nível 5-Capes) desde 2008. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e responsável pelo Laboratório de Sistemas Dispersos, o LASID, com uma equipe de 32 alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e uma supervisão de Pós-doutorado. Orientou 9 teses de Doutorado, 19 dissertações de Mestrado, 31 trabalhos de Iniciação Científica e 13 Trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas de Farmácia, Química e Farmacologia. Publicou 70 artigos em periódicos especializados e 342 trabalhos em anais de eventos. Recebeu 12 prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena 9 projetos de pesquisa. Atua na área de Farmácia, com ênfase em Tecnologia Farmacêutica, atuando também em projetos muldisciplinares nas áreas de Química, Física, Medicina e Biologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 110 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos, é vice-coordenador da Pos-graduação em Ciências da Saúde e da aulas em nível de graduação e pós-graduação. Suas principais linhas de pesquisa consistem de projetos nas áreas de desenvolvimento de novos sistemas terapêuticos (Emulsões, Microemulsões, Micropartículas), Nanotecnologia, Anfotericina B e Biopolímeros.

 

 

14h30min às 15:00: Intervalo

 

 

15h ás 16h: Palestra – A pesquisa em literatura e sua contribuição para o ensino e a iniciação científica

Profª Dra. Socorro Fátima Pacífico Barbosa

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Atualmente é associada II da Universidade Federal da Paraíba, bolsista de produtividade e pesquisa 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural do século XIX, história da leitura, literartura infanto-juvenil, ensino da literatura e psicanálise.

 

 

15h às 16h: Palestra – Propriedade Intelectual

Profº Dr. Aldayr Dantas Araújo

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1978), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Realizou estágio de pós-doutorado na University of Nevada no período 1996-1998. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É o Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFRN. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: controle adaptativo, sistemas com estrutura variável, sistemas não lineares, controle de velocidade e de posição em máquinas elétricas, controlador pid e ensino em controle. É pesquisador nível II do CNPq.

 

 

16h30min às 18h: Sessão solene de encerramento e entrega da premiação.

 

 

 

 
» Programação
Sessão de Pôsteres
 


APOIO

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico