Acessibilidade


Aqui disponibilizamos alguns softwares para facilitar o acesso as informações contidas nesta página 

Softwares

DEFICIENTES VISUAIS

Liane TTS

O Liane TTS é um aplicativo (compilador) que analisa texto e o traduz em texto compilado no formato de difones (.pho) para processamento e síntese de voz pelo sistema mbrola (sintetizador de voz baseado na concatenação de difones). O Liane TTS é uma aplicação software livre, que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso destes computadores por deficientes visuais.
Pode ser acoplado a diversos programas para produzir a síntese de voz, seja através de um uso direto de suas rotinas, ou preferencialmente pelo uso do sistema Speech Dispatcher, que é uma camada de dispositivo independente para a síntese de voz que fornece uma interface de uso comum e fácil para ambas as aplicações clientes (programas que disponibilizam texto para a conversão) e softwares sintetizadores (programas que de fato são capazes de converter texto para fala).
Os arquivos abaixo disponíveis para download contem o arquivo de instalação e os manuais de utilização.
LianeTTS_Linux.tar.gz (ambiente Linux)
LianeTTS_Windows.zip (ambiente Windows)

FontePortal do SERPRO


DosVox (gratuito)

Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem nos últimos anos se dedicando à criação de um sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.
O DOSVOX também convive bem com outros programas de acesso para deficientes visuais (como Virtual Vision, Jaws, Window Bridge, Window-Eyes, ampliadores de tela, etc) que porventura estejam instalados na máquina do usuário.
Rádio DosVoxGrade da semana
Downloads
UFRJ – DosVox 4.1 da UFRJ
UFRJ – Atualização do DosVoz 4.0 para 4.1
UFRJ – DosVox 4.1 Básico
Para maiores informações acesse a página: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm

Fontehttp://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm


Virtual Vision

O Virtual Vision foi desenvolvido em 1997 a partir de pesquisas da MicroPower com  modelos de processamento de linguagem natural. É hoje o único software de leitura de telas desenvolvido nacionalmente capaz de funcionar sobre os aplicativos mais comuns utilizados na maior parte dos computadores (utiliza sistema operacional do Windows e reconhece Word, Excel, Internet Explorer, Outlook, MSN, Skype, entre outros).
Clientes do Bradesco podem receber o Virtual Vison gratuitamente. Basta entrar em contato com a sua agência.

Site
http://www.virtualvision.com.br/

Fontehttp://www.virtualvision.com.br/


JAWS

Desenvolvido para usuários de computador, cuja perda de visão impede de ver o conteúdo da tela, o JAWS lê em voz alta o que está na tela do PC.
Sitehttp://www.freedomscientific.com/products/fs/jaws-product-page.asp
Informações sobre o JAWS na página do epresentante no Brasil:


NVDA (gratuito)

O “Non Visual Desktop Access” ou NVDA, foi registrado sob a licença GPL (sigla em Inglês para “LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU”), de autoria da Fundação para o Software Livre e adotada pelos sistemas GNU/Linux e outros.
A tecla INS juntamente com a tecla N acessão ao menu para configurar o funcionamento do NVDA.

Donwload NVDA 2011.1.1
Download NVDA 2011.1.1 – Versão portátil

FonteMundo CegalNVDA


MACDAISY

Baseado no padrão internacional Daisy – Digital Accessible Information System -, a ferramenta brasileira traz sintetizador de voz (narração) e instruções de uso em português brasileiro. O software permite converter qualquer texto em formato Daisy e, após a conversão, é possível manusear o texto sonoro de maneira semelhante ao texto escrito. “O Mecdaisy permite que o usuário folheie, consulte o índice, pesquise, faça comentários”, enumerou o analista de sistemas da UFRJ, João Sérgio Assis, que participou da equipe de desenvolvimento da ferramenta.

Download do MecDaisy
Maiores informações

FontePortal do MEC

Aqui há um tutorial de como navegar pelo programa.


DEFICIENTES AUDITIVOS

Dicionário de LIBRAS

Dicionários de Libras
Digite a palavra ou texto para ver a tradução on line do português para Libras.

Fontewww.dicionarioLibras.com.br

Rybená

Player Rybená é um equipamento nacional capaz de converter qualquer página da Internet ou texto escrito em português para a Lingua Brasileira de Sinais – Libras.
Torpedo Rybená é um serviço que permite receber e enviar mensagens de texto na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
Ouvintes podem enviar textos em Português aos surdos, que receberão a mensagem em LIBRAS, que é a sua língua materna.
Link para entrar em contato com o Instituto CTS.

Fontehttp://www.rybena.com.br/site-rybena/home

DEFICIENTES MOTORES

Headmouse e Teclado Virtual

Headmouse e o Teclado Virtual são tecnologias inovadoras que permitem a portadores de deficiência física acesso facilitado à internet e ao uso de computadores pessoais. As duas aplicações podem ser instaladas em qualquer computador equipado com webcam de baixo custo. As ferramentas foram desenvolvidas pela empresa espanhola Indra, multinacional de tecnologia da informação com larga experiência na Europa e América Latina, em conjunto com a Fundação Adecco e a Universidade de Lleida, na Espanha. Os Correios também terão oportunamente uma equipe de suporte treinada pela Indra para esclarecer dúvidas relativas à instalação e ao funcionamento das duas ferramentas. O Headmouse é uma solução tecnológica que permite às pessoas com mobilidade reduzida controlar o cursor do mouse pelos movimentos da cabeça. O software interpreta funções como “arrastar” arquivos por gestos faciais e piscar de olhos. Complementando a aplicação, o Teclado Virtual facilita às pessoas com deficiência física a possibilidade de redação de textos sem a necessidade de utilizar as mãos, já que capta os movimentos faciais do usuário, replicando-os sobre o um teclado digital.

Download do Headmouse 3.11Download do Teclado Virtual 2.0Manual do Headmouse 3.11Manual do Teclado Virtual 2.0

FonteDeficiente CienteIndra Tecnologías Acessibles

SÍNDROME DE DOWN

JECRIPE

“Desenvolvido por alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e vencedor do Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, o Jogo de Estímulo a Crianças com Síndrome de Down em Idade Pré-Escolar (Jecripe), foi criado com o objetivo de auxiliar a terapia de crianças com Down, especialmente, entre três e sete anos de idade.”

Download do Jecripe

FonteRede SACIjecripe.com

DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO

Easy Voice

Este software especial criado por Paulo Condado, de 30 anos, doutorado em eletrônica e computação, permite que um deficiente que tenha dificuldade em se comunicar se possa fazer entender.
Já foi elogiado em revistas científicas, permitirá também fazer chamadas telefônicas através do Skype.
O Easy Voice – Atendimento Sem Barreiras  - vai ficar instalado no serviço de passaportes do Governo Civil de Faro e permitirá a síntese da voz para este tipo de deficientes.

DownLoad do Easy Voice - Versão 0.0.10

FonteParaplégicos


Atualizado por: José Egberto Mesquita Pinto Júnior em 09/10/2015 (Setor para Contato: FANAT - Departamento de Ciências Biológicas )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59.633-010 | proeg@uern.br | (84) 3315-2165
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^