Manual do Ingressante


Acesse o Manual do Ingressante clicando aqui

Como faço para ingressar em um curso de graduação na UERN? 

No ano letivo de 2020 a UERN ofertará 2430 vagas distribuídas em 67 cursos na modalidade presencial para ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). (Consulta de Vagas).

Para concorrer, o candidato deve ter realizado a prova da edição de 2019 do ENEM, cumprir os requisitos exigidos pelo Edital 089/2019 - PROEG/UERN, e se inscrever na plataforma do SiSU/MEC (http://sisu.mec.gov.br/) no período de 21 a 24 de janeiro de 2020.

A primeira convocação dos candidatos aprovados denomina-se chamada regular e está prevista para ocorrer no dia 28 de janeiro de 2020 por meio do site SiSU/MEC (http://sisu.mec.gov.br/) e por edital publicado do portal da UERN (www.uern.br) e no endereço eletrônico do SiSU/UERN (www.uern.br/sisu).

 

Não fui aprovado(a) na Chamada Regular. Ainda tenho chance?

Sim. Ao longo de cada semestre letivo (2020.1 e 2020.2), a UERN realiza várias convocações de acordo com a existência de vagas. 

Para fazer parte deste cadastro de reserva, o candidato deve se inscrever na Lista de Espera do curso pretendido na UERN, no período de 29 de janeiro a 04 de fevereiro de 2020 no site do SiSU/MEC (http://sisu.mec.gov.br/), e aguardar as futuras chamadas que serão divulgadas na página do SiSU/UERN (www.uern.br/sisu), em consonância com o cronograma publicado.

 

Como é feita a distribuição de vagas em cada curso?

Fui aprovado. O que devo fazer agora?

Os candidato aprovado deverá comparecer na faculdade ao qual o curso está vinculado, no dia e horário especificado pelo SiSU/UERN, para realizar a entrega da documentação exigida pelo edital, e dessa forma consolidar o cadastro institucional.

Além disso, os aprovados nas vagas de Pessoa com Deficiência deverão ainda comparecer para realização da junta multiprofissional no período e local divulgado no site do SiSU/UERN.

 

Já realizei o cadastro institucional. Quando inicio as aulas?

O vínculo definitivo com a instituição se dá com a efetivação da Matrícula Curricular. O ingressante deve consultar no Calendário Acadêmico, dentre outros prazos, o dia da publicação do edital que conterá todas as instruções para a matrícula curricular e aguardar. No período determinado, o aluno deverá realizar o login na Plataforma Íntegra (https://seguro.uern.br/integra/) para se matricular nos componentes curriculares. A senha padrão para o primeiro acesso consiste em Abc + os 3 primeiros números do CPF.

Todas as informações sobre a escolha dos componentes curriculares podem ser obtidas com o departamento do curso.

 

Fui aprovado(a) no curso de Medicina ou Pedagogia para 2020.2. Há possibilidade de ser transferido para 2020.1?

Sim. Antes da realização da segunda chamada, havendo existência de vagas, poderá ser realizado o remanejamento de semestre. 

Nesse processo, no período determinado pelo SiSU/UERN, o ingressante aprovado no segundo semestre (2020.2) poderá preencher o formulário de remanejamento e ser transferido para 2020.1 se obtiver classificação dentro do número de vagas disponíveis. 

As vagas abertas pelos candidatos remanejados serão preenchidas pela lista de espera.

 

Ainda não realizei a matrícula curricular e não pretendo mais ocupar a vaga. O que devo fazer para cancelar meu cadastro institucional? 

Basta preencher e assinar o Formulário de Cancelamento de Cadastro Institucional disponível na página do SiSU/UERN na seção “Formulários e Declarações” e enviar para o email sisu@uern.br.

 

Já cursei outra graduação e gostaria de aproveitar algumas disciplinas. Quando devo fazer a solicitação?

No ato de entrega da documentação o candidato já poderá solicitar ao departamento do curso o aproveitamento de estudos.


Quais os serviços que a UERN disponibiliza aos alunos que necessitam de assistência estudantil?

A Pró-reitoria De Assuntos Estudantis (PRAE) publica semestralmente editais de seleção com as ofertas de assistência aos alunos da UERN de diversas modalidades, e dentre as principais estão: 

  • Programa de Auxílio Moradia: O estudante pode usufruir de residências universitárias que estão distribuídas nos Campus de Mossoró, Natal, Patu, Assu e Caicó, ou receber o auxílio financeiro, no valor de R$ 300,00 para apoio no pagamento do aluguel;
  • Programa de Apoio ao Estudante - PAE: Consiste no auxílio de R$ 300,00 (trezentos reais), durante o período de 10 meses;
  • Programa Auxílio Fotocópia: Repasse de cota de xerox estipulada pela PRAE aos estudantes selecionados por intermédio de processo seletivo semestral.
  • Equipe Multiprofissional: Atendimento com equipe especializada (serviço social, psicologia clínica, psicologia educacional e psicopedagogia) sendo realizados mediante marcação de horário pelo(a) estudante;

Mais informações sobre esses e outros serviços podem ser obtidas pelo email prae@uern.br ou na sede da Pró-Reitoria que fica localizada no Campus Central. O telefone para contato é (84) 3315-2185.

 

Quais os apoios disponíveis para os alunos com deficiência?

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), atende, apoia e acompanha os discentes com deficiência. Para isso, a diretoria oferece o suporte de uma equipe multidisciplinar constituída pela secretaria e seus auxiliares, apoio pedagógico, assistência social, intérprete de LIBRAS, ledores, transcritor de Braille, instrutor de LIBRAS e psicologia. 

Além disso, dentre os equipamentos e materiais didáticos, possui Impressora Braille, Máquina Perkins Brailler, Sorobã, Reglete, Punção, Cadeiras de Rodas, Thermoform, bengala dobrável, lupas, livros em braille e jogos pedagógicos em Braille e LIBRAS. 

Para mais informações, pode ser feito o contato pelo email dain@uern.br ou comparecer presencialmente na DAIN, localizada no Campus Central.

 


Atualizado por: Jéssica de Fátima Vianna em 21/01/2020 (Setor para Contato: PROEG - Diretoria de Admissão, Registro e Controle Acadêmico )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59.633-010 | proeg@uern.br | (84) 3315-2165
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^