Apresentação


Áudio e Vídeo - Resumo II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade - uma questão de efetivação de direitos

Resumo em Áudio II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade - uma questão de efetivação de direitos

APRESENTAÇÃO

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN desenvolve na Região Oeste Potiguar ações fundamentais na formação de recursos humanos, políticas e gestão da educação em diferentes áreas de conhecimento. Fundamenta seus esforços na busca pela formação de recursos humanos, pela qualidade de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, na aproximação com a Rede Pública de Ensino Municipal e Estadual, considerando os Programas Nacionais de Formação de Professores da Educação básica (PARFOR) e, nos últimos seis anos, verticalizando ações no mote da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Este projeto, intitulado II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade – uma questão de efetivação de direitosvem nessa direção e chama atenção para os trabalhos e discussão que a UERN vem imprimindo voltado para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, nesses últimos seis anos, com a criação do Departamento de Apoio à Inclusão, hoje Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN). Dispõe de equipe multidisciplinar/especializada composta por técnicos em deficiência visual (ledor e transcritor de Braille), técnicos em deficiência auditiva, técnicos em deficiência física, psicólogo, pedagogo e assistente social, além da equipe administrativa composta por diretoria e secretaria.

Este Seminário aludirá e percorrerá, na prática, o que a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, da qual o Brasil é signatário e a Lei Brasileira de Inclusão - LBI n° 13146/2015. Ressaltamos, também, sobre o acordo entre os Estados-Partes no que diz respeito a assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta da plena participação, adotando medidas para garantir que as pessoas com deficiência não sejam excluídas do sistema educacional geral sob alegação de deficiência. Destacamos, ainda, na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, e que vem abraçar os objetivos deste seminário, “a necessidade de se garantir formação de professores para o atendimento educacional especializado, e demais profissionais da educação, para a inclusão escolar e participação da família e comunidade, acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes na comunicação e informações” (BRASIL, 2010, p.19). 

Por fim, intensificaremos neste Seminario esforços na busca pela troca e compartilhamento de experiências, pela qualidade de suas atividades, por meio de conferências, minicursos, mesas redondas, documentários, uma vez que, consolidarão as parceiras relacionadas às discursões propostas pelo evento, o que abrirá espaço para consolidação de ações e políticas de inclusão, com vistas à efetivação de direitos das pessoas com deficiência.

OBJETIVOS

Geral

Aprofundar as discussões, aproximar profissionais, trocar e compartilhar experiências, com vistas à promoção de ações que busquem a efetivação da inclusão de estudantes com deficiência, e fortalecimento de uma política que fomente o respeito aos princípios da diversidade fortalecida pelo entendimento da pertinência da perspectiva de inclusão no âmbito da coletividade.

Específicos

1. Apontar a relação bidirecional entre a universidade e a sociedade através de ações concretas de tal modo que os problemas sociais urgentes recebam atenção produtiva por parte da universidade;

2. Definir práticas voltadas para o atendimento de necessidades sociais emergentes, como as relacionadas com as áreas de educação, deficiências e inclusão;

3. Identificar atividades cujo desenvolvimento implique relações multi, inter e/ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da universidade e da sociedade;

4. Utilizar tecnologia assistiva para ampliar a oferta de oportunidades e melhorar a qualidade da educação;

5. Estimular a Formação continuada e qualificação profissional através de cursos de capacitação, oficinas, seminários, palestras, ciclos de debates, minicursos;

6. Estimular a visibilidade, diálogo e interação da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas – DAIN/UERN co a sociedade civil.

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte convida a todos e a todas para participar, somar, contribuir, trocar e compartilhar experiências e destaca que o II Seminário de Educação, Diversidade, Acessibilidade - uma questão de efetivação de direitos é o resultado da soma de esforços de parceria com as instituições públicas e entidades e que deseja momentos especiais de aprofundamento e crescimento nas discussões primando pelo respeito ao princípio da diversidade e inclusão.


Atualizado por: Luziana Filgueira de Aquino Oliveira em 18/08/2015 (Setor para Contato: REITORIA - Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas )

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