Grupos de Trabalho e Comissões


Os Grupos de Trabalho (GTs) serão organizados em dez eixos temáticos, conforme indicados abaixo:

GT1 - Políticas de Inclusão: Educação, Acessibilidade, Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência

Ementa:

Discussão a respeito do programa de bolsa permanência – PBP. Explanação sobre o sistema de cotas na educação brasileira. Tratativas da educação como forma libertadora do sujeito. Direito a informação como uma questão de acessibilidade. Discussão sobre amparos legais para garantia da acessibilidade. Apresentação dos mais variados equipamentos de tecnologia assistiva. Detalhamento dos materiais pedagógicos acessíveis. 

GT2- Movimentos Sociais, Associativismo, Mercado de Trabalho e Pessoa com Deficiência

Ementa:

Os movimentos sociais e os espaços de formação humana. Os movimentos sociais e a luta pelos direitos das pessoas com deficiência. A contribuição dos movimentos sociais para a efetivação da inclusão, considerando as questões de gênero, raça, etnia, sexualidade, religião e toda a diversidade humana. O associativismo e as diversas formas de organização popular. O mercado de trabalho e a incorporação dos diversos sujeitos para além da mercantilização.

GT3 - Educação para a Diversidade e Inclusão: narrativas (Auto) biográficas de camponeses, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, diversidade cultural, sexual e de gênero

Ementa:

Socializações de experiências formativas nas/das diferentes modalidades da educação. Diversidade de povos e sujeitos que tiveram seus conhecimentos e histórias silenciadas. Saberes do cotidiano, da tradição, da terra, dos múltiplos povos da aldeia global. Diálogos de pesquisas advindas da/na educação básica, da/na graduação e da/na pós-graduação.

GT4 - Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica CREE-MOS E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ementa:

Objetivamos acolher comunicações realizadas em torno do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como forma de fomentar discussões baseadas em pesquisas bibliográficas, de campo e relatos de experiências educacionais inclusivas concluídas ou em andamento de profissionais envolvidos com a aprendizagem e valorização das diferenças, enfocando a pertinência do debate para a questão da inclusão.

GT5 – Assistência Social, Saúde e Diversidade


Ementa:

Possibilitar a interlocução entre as políticas de assistência social e saúde, a partir da perspectiva da garantia de direitos, pautando discussões acerca da diversidade humana nas expressões de gênero, etnia e geração. As discussões no campo das políticas públicas devem abordar as dimensões de gestão, interdisciplinaridade, arranjo institucional, espaço sócio-ocupacional dos trabalhadores da saúde e da assistência, podendo ser fruto de pesquisa ou prática nesse campo de conhecimento

GT6 - Ensino, Pesquisa e Extensão na Perspectiva da Inclusão da Pessoa com Deficiência

Ementa:

Estudos ou relatos de experiências relacionadas à inclusão da pessoa com deficiência, desenvolvidos por meio de atividades de ensino, pesquisa ou extensão. Políticas, aportes teóricos e legais que embasam a inclusão escolar e social da pessoa com deficiência. Práticas docentes e organização de ações da educação especial desenvolvidas na perspectiva educacional inclusiva.


GT7 - Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: formação, saberes, linguagens e práticas

Ementa:

Fundamentos legais da política de educação inclusiva. Acesso, permanência e sucesso do aluno com Necessidades Educacionais Especiais  à escola, ao currículo e ao conhecimento. Formação Docente e práticas sociais pedagógicas que promovam a efetivação das políticas educacionais. O Professor Frente à inclusão: Saberes, experiências e vivências.


GT8: Raça e questões identitárias: a persistência de problemáticas sociais

Ementa:

O Grupo de Trabalho tem como objetivo reunir trabalhos, sejam de pesquisas concluídas ou em andamento, que compreendam problemáticas em torno das questões identitárias em todos os seus desdobramentos. Assim, o que tem constituído o sujeito contemporâneo como um sujeito portador de uma "identidade"? Como as questões raciais permanecem na contemporaneidade, aliadas a outros elementos produtores de sujeitos? 


GT09: Transtorno do Espectro Autista e a efetivação de direitos

Ementa:

Transtorno do Espectro Autista. Definição de autismo Conceito. Características. Interação Social, Comunicação e Sensibilidade Sensorial. Caracterização. Qualidade de Vida. Compartilhamento de experiências

GT10 - A Educação do Surdo e a Legislação de LIBRAS

Ementa:

Conceitos e evolução histórica da educação dos surdos no Brasil. Discutir a Lei n° 10.436/2002 e o Decreto n° 5.626/2005. A linguagem e a surdez. Deficiência auditiva/surdez. Identidade surda. Educação bilíngue. A LIBRAS como língua natural. Inserção da LIBRAS como disciplina na escola. Intérprete de LIBRAS. Direitos sociais das pessoas surdas.

Comissões de Trabalho

Coordenação Geral

Ana Lúcia Oliveira Aguiar

Luziana Filgueira de Aquino Oliveira

Claudion Silva Melo

Comissão de Articulação

Coordenação:

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Sônia Alves Bezerra Lins, João Zacarias de Sousa Neto, Luiz Eduardo Sales, Iure Coutre Gurgel, Luziana Filgueira de Aquino Oliveira, Jaqueline Gomes Ribeiro, Clarice Rejane Lima Ferreira, Maria da Conceição Fernandes de França, José Evangelista de Lima.

Comissão Científica

Coordenação – Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Inessa da Mota Linhares Vasconcelos e Francisca de Fátima Araújo Oliveira

Gilcélia Batista de Góis, Júlio Ribeiro Soares, Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Maria Francisca de Fátima Araújo Oliveira, Inessa da Mota Linhares Vasconcelos, Cicília Raquel Maia Leite, Sônia Alves Bezerra Lins, Mifra Angélica Chaves da Costa, Alex Carlos Gadelha, Maria do Desterro das Neves Souza, Emerson Augusto de Medeiros, Normandia de Farias Mesquita Medeiros, Giovana Carla Cardoso Amorim, Adalberto Veronese da Costa, Ady Canário de Souza Estevão, Selma Andrade de Paula Bedaque, Francisco de Ari Andrade, Francileide Batista de Almeida Vieira, Júlio Ribeiro Soares, Araceli Sobreira Benevides, Silvia Maria Costa Barbosa, Iure Coutre Gurgel, Sônia Alves Bezerra Lins, João Zacarias de Souza Neto, Maria da Conceição Fernandes de França, Suzaneide Ferreira da Silva Menezes.

Comissão de Infraestrutura e Acessibilidade

Coordenação – Luziana Filgueira de Aquino Oliveira, Claudion Silva Melo

Stenio de Brito Fernandes, Eilton Alves de Medeiros, Geane Pessoa Maia Medeiros, Francinilda Honorado dos Santos, Sara Cristina do Couto Silva, Janssen Klauss N. Dias e Xavier, Eliane Correa Cota, Camila Morais da Rocha, José Evangelista de Lima.

Comissão de Comunicação:

Coordenação – João Zacarias de Sousa Neto, Andressa Montenegro de França, Sheila Maria Candida dos Santos, Maria do Desterro das Neves Souza.

Sônia Alves Bezerra Lins, Vanessa Nascimento Sobral, Matheus Gianni Caldas Dantas, Carlindo Emanoel da Silva, Euclides Flor da Silva Neto, José Augusto Pinto, Marcos Randall de Oliveira Freitas, Rosa Maria da Costa Siqueira, Rosilene da Costa Bezerra Ramos.

Intérpretes de LIBRAS

Edson de Lima Filho (IFPB), Tiago Sousa Moreira (DAIN), Rita de Cássia Araújo Amaro (CAS/POSEDUC), Glaedes Pontes de Carvalho Souza (UFERSA/POSEDUC), Cleudenice Feitosa Menezes (CAS), Maria do Socorro Semônica da Silva (CAS), Yara Feitosa Duarte (DAIN) e Israel Davi Jerônimo do Nascimento (DAIN).


Atualizado por: Luziana Filgueira de Aquino Oliveira em 21/11/2016 (Setor para Contato: REITORIA - Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas )

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