Perguntas Frequentes

1. Como ocorre o Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI) na UERN?

O PSVI na UERN ocorre via SiSU. A partir de 2015, as vagas para ingresso na UERN tanto no primeiro semestre quanto no segundo semestre letivo são todas ofertadas na edição do início do ano do SiSU.


2. Como posso encontrar o Edital do PSVI/SiSU?

Acompanhe as notícias no Portal UERN e no site do SiSU/UERN (www.uern.br/sisu).


3. A UERN adota pesos diferenciados entre as provas do Enem para o cálculo da pontuação do SiSU?

Sim. São adotados pesos diferentes por área de conhecimentos, tais informações serão publicadas no Edital próprio com base na assinatura do Termo de Adesão ao SiSU/UERN todos anos.


4. A UERN, com a adoção do SiSU, irá manter o sistema de cota social aplicado no Processo Seletivo de Vagas Iniciais?

Sim, a Lei Estadual nº 8.258, de 27 de dezembro de 2002, trata especificamente do sistema de cotas na UERN. O sistema de cotas é destinado ao candidato que tenha concluído todo seu ensino básico, ou seja, ensino fundamental e médio, exclusivamente em escola da rede pública do Brasil, e será mantido como parâmetro no Termo de Adesão firmado com o SiSU.


5. A reserva de vaga para candidatos com necessidades especiais também será mantida com adoção do SiSU?

Sim, a Lei nº 9.696, sancionada em 25 de fevereiro de 2013, determina a reserva de 5% das vagas para pessoas Portadoras de Necessidades Especiais nos cursos de graduação oferecidos pela UERN em todas as suas unidades de ensino. A UERN irá manter no Termo de Adesão firmado com o SiSU esse parâmetro de cota.


6. É necessário realizar o Teste de Aptidão Específico para ingressar no Curso de Música da UERN?

Não. Todos os cursos presenciais de graduação da UERN seguem o mesmo critério de avaliação e de seleção do SiSU.


7. Como posso conseguir uma vaga para residência Universitária?
Contate o DAE (Departamento de Assuntos Estudantis) através do email: dae@uern.br para maiores esclarecimentos.

8. Como posso mudar de curso na UERN?
Semestralmente é lançado um edital de vagas não iniciais, no qual uma porcentagem das vagas são destinadas para transferência interna. Portanto é preciso acompanhar a sua divulgação na central de notícias e também na própria seção de editais. Para saber sobre os procedimentos baixe o manual do estudante e procure pela opção Movimentação Interna de Aluno Regular. Para dúvidas mais específicas entre em contato com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação através do email proeg@uern.br.

9. Venho de outra Universidade como faço para me transferir para a UERN?
Semestralmente é lançado um edital de vagas não iniciais, no qual uma porcentagem das vagas são destinadas para transferência externa. Portanto é preciso acompanhar a sua divulgação na central de notícias e também na própria seção de editais. Para saber sobre os documentos necessários baixe o manual do estudante e procure pela opção Transferência externa, para dúvidas mais específicas entre em contato com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação através do email proeg@uern.br

Atualizado por: Ridágna Zulmira de Almeida em 02/03/2016 (Setor para Contato: PROEG - Gabinete do Pró-Reitor de Ensino de Graduação )

Google+
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Rua Almino Afonso, 478 - Centro - Mossoró/RN | CEP: 59.610-210 | reitoria@uern.br | 84 3315-2145
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115

^