A pesquisa objetiva estudar a narrativa de ficção contemporânea com foco nos modos de constituição do insólito, analisando procedimentos formais e temáticos utilizados no discurso mimético, tais como a representação de eventos estranhos, a superposição de mundos e outros acontecimentos intercambiantes que incitam o irracional, o ilógico, o irreal de modo a suscitar uma reflexão sobre os traços determinantes do fantástico na ficção contemporânea. Objetivos da pesquisa: Objetiva-se investigar as manifestações do insólito ficcional, refletindo sobre a construção da literatura fantástica por intermédio dos efeitos sombrios, inquietantes e nebulosos empregados na arquitetura ficcional. Elege como referencia norteadora a ideia de que é na materialidade da obra literária e nas relações com outras instâncias discursivas, de ordem simbólica, arquetípica e mítica, que o fantástico se manifesta e onde o insólito se aloja. Problematização/Justificativa do tema: A narrativa insólita descortina um mundo diegético em que o mistério, o sobrenatural e o extraordinário exaltam uma lógica das coisas para além da percepção rotineira. O insólito irrompe em suas múltiplas figurações, potencializando questionamentos sobre realidade e irrealidade, ilusão e imaginação. É pela ótica do desvio que o discurso mimético revela uma visão de mundo que somente é possível pelo viés da metáfora, do mito e da poesia. Concebido como uma rede que abriga uma diversidade de formas e espécies como o fantástico e o estranho, por exemplo, o insólito se apresenta a partir de um investimento em estratégias formais e temáticas que incitam o mistério, o exagero e o deslocamento do real. Tais estratégias tanto potencializam efeitos internos, aspectos da arquitetura ficcional, quanto traços de ordem simbólica e cultural. Para tanto, é necessário que o leitor admita novas leis da natureza sem as quais é inviável a compreensão do movimento circular entre valores como o normal e o anormal, a verdade e a ilusão, o natural e o sobrenatural, o estranho e o familiar. Aspectos teóricos e metodológicos: O viés teórico convocado como campo de força para compreender o funcionamento da narrativa fantástica é o imaginário, o que se justifica pela natureza em si do imaginário ser apreendido na engenharia do texto. Relevante, ainda, são as reflexões teóricas acerca do insólito no amplo universo da crítica literária que vem salientando a recorrência do fantástico no sistema literário, dentre as quais elegemos o pensamento de David Roas (2001, 2014), que defende a transgressão da ordem natural das coisas como determinante do fantástico, as considerações que Ceserani Remo (2006) tece sobre os procedimentos narrativos e retóricos utilizados pelo modo fantástico. Endossamos ainda outras valiosas definições: os postulados freudianos sobre o estranho, os conceitos que Todorov, Cortazar e Italo Calvino tecem sobre a natureza do fantástico, bem como a perspectiva de duplo tal como concebe Nicole Fernandes Bravo e outros estudiosos do assunto. Interessa, ainda, de um modo particular, os conceitos da Teoria da Literatura sobre categorias da narrativa e outras questões, quando necessário. A pesquisa adota a perspectiva teórico-crítica, focalizando, no enredamento fabular, o modo de representação de personagens, o tempo e o espaço narrativo, bem como a função que estas categorias exercem na arquitetura ficcional. Repercussões/Possíveis Aplicações e Impactos: Esperamos com esta pesquisa demonstrar teórica ou analiticamente estratégias discursivas e temáticas valoradas no âmbito do insólito ficcional, bem como de ampliar, o entendimento do fantástico através de práticas investigativas que potencializem repertórios teóricos e críticos no campo dos estudos literários. Espera-se, ainda, oferecer, na graduação e na pós-graduação, formas de incentivos científicos para o entendimento das bases conceituais e rumos teóricos sobre tal vertente.