Objeto de estudo/investigação: Essa pesquisa tem como objeto de estudo os processos argumentativos da linguagem humana. O foco está nos procedimentos retóricosargumentativos em discursos de diferentes contextos e gêneros, articulando, no estudo da argumentação, os processos dialógicos que se dão em atividades diversas de interação social. Essa pesquisa se encontra em sua II Fase, tendo sido a I Fase desenvolvida, junto ao PPGL, no período de 2008 a 2011. Objetivos da pesquisa: Objetiva-se, nesta pesquisa, investigar os processos de constituição da intersubjetividade dos sujeitos discursivos e da argumentatividade da linguagem, em gêneros discursivos diferentes, com ênfase na constituição de sentidos pelos interlocutores: (i) na imagem do orador (ethos) revelada em seus discursos; (ii) na defesa, com técnicas argumentativas apropriadas e outros recursos, da validade das teses defendidas (logos); e (iii) no desejo de convencer um auditório, de persuadi-lo (pathos). Problematização/Justificativa do tema: A argumentação é constitutiva da linguagem e da condição humana. Trabalhar com processos de construção de sentidos e interação social implica, por isso, em última instância, trabalhar também com argumentatividade da linguagem, seja nos ambientes de convivência informais seja nos ambientes especiais, como dentro de sala de aula ou na produção e análise de textos e discursos em gêneros discursivos específicos. Estão em foco diferentes ações e atuações verbais do ser humano na interação social. Sendo assim, esta pesquisa se justifica também pela pertinência que tem os processos de argumentação nas sociedades democráticas, midiatizadas, mundialmente interligadas em redes sociais virtuais e nos processos macros de produção de sentidos, em contextos educacionais e fora deles. Aspectos teóricos e metodológicos: Apresenta um caráter descritivo e interpretativo, com ênfase na análise e estudos de corpus. A sustentação teórico-metodológica tem respaldo em teorias dialógicas da linguagem, notadamente em teorias sobre dialogismo e gêneros do discurso (BAKHTIN, 1995, 2003 etc), na Retórica e na Nova Retórica (ARISTÓTELES, 1973a, 1973b e 199-; PEREMAN, 1993, 1996 e 1999), e em estudos que focalizam aplicações da Nova Retórica em análise de discursos e de ensino de textos e discursos (AMOSSY, 2009; CHARAUDEAU, 2008; MAINGUENEAU, 2008; MOSCA, 2008; PLANTIN, 2004; SOUZA, 2003, 2008, 2013, dentre outros). Repercussões/Possíveis Aplicações e Impactos: As repercussões e as possíveis aplicações dessa pesquisa dão-se por meio de diferentes formas e, em especial, na interpretação de aspectos da argumentação da linguagem humana no ensino e na aprendizagem de línguas. Diferentes produções e produtos intelectuais foram construídos e poderão ser construídos com base nos resultados diretos ou indiretos dessa pesquisa: em artigos científicos, livros, capítulos de livros, dissertações, monografias, TCCs e em relatório técnicos. Esperamos, com ela, mapear efeitos de sentido produzidos em processos argumentativos e contribuir para o estudo, a produção, a análise e o ensino de discursos e textos na Educação Superior, na Educação Básica e em outros contextos de produção da linguagem. Poderá contribuir para o fortalecimento de pesquisas institucionais vinculadas aos professores que atuam na graduação e na pósgraduação, assim como de pesquisas de formação desenvolvidas por alunos de graduação, de especialização, de mestrado e de doutorado, e, em especial, para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (Mestrado/ Doutorado), na linha de pesquisa Texto, discurso e ensino, e para as pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET), especialmente na Linha de Pesquisa Estudos de processos argumentativos, da quais fazemos parte