Objeto de estudo/investigação: Essa pesquisa tem como objeto de estudo o conhecimento de fenômenos inerentes ao uso real da língua, com ênfase na análise de processos linguísticos e de itens lexicais e construções que, atuando como escolhas que produzem sentidos discursivamente orientados para a situação de comunicação interativa, revelam os contextos de produção do discurso e os condicionamentos de gênero. Objetivos da pesquisa: Associado à concepção da indissociabilidade natural entre gramática, texto e discurso, este projeto busca o conhecimento de fenômenos inerentes ao uso real da língua, com ênfase na análise de processos linguísticos e de itens lexicais e construções que atuam como escolhas que produzem sentidos discursivamente orientados para a situação de comunicação interativa, revelando os contextos de produção do discurso e os condicionamentos de gênero. Objetiva, mais especificamente: (i) analisar e descrever a língua portuguesa em uso, com foco na construção discursiva de textos orais e escritos; (ii) analisar fenômenos inerentes ao uso linguístico em seus aspectos múltiplos, como, e.g., a variação, a mudança, a emergência das funções/significações e a codificação das formas que as realizam, bem como questões atinentes ao gênero textual, ao perfil dos usuários envolvidos na interação, aos propósitos comunicativos, entre outros; (iii) analisar a gramática das orações segundo os papéis de transitividade: processos, participantes e circunstâncias, e, com base nisso, (iv) propor atividades de observação e reflexão sobre fenômenos linguísticos do cotidiano dos alunos em aulas de língua materna, com vistas à formação de professores. Problematização/Justificativa do tema Concebendo a língua, portanto a gramática, como dinâmica, as formas linguísticas tendem a acomodar-se às necessidades informacionais dos falantes, resultando em variações ou mudanças de itens ou construções lexicais, fenômenos que nem sempre a gramática tradicional dá conta. À luz do Funcionalismo Linguístico, os estudos comportam esse dinamismo, verificando como a língua é usada nos processos comunicativos, as circunstâncias discursivas e as condições de produção. Então, a perspectiva funcionalista de análise tem-se constituído um importante paradigma para estudos que buscam o conhecimento de fenômenos inerentes ao uso real da língua, principalmente no que toca à análise de processos linguísticos e de variação ou mudança de itens ou construções lexicais, em relação a sua organicidade e à emergência de suas novas funções/significados. Aspectos teóricos e metodológicos: Adotando uma perspectiva funcionalista que coloca em evidência a noção de domínio funcional complexo, resultante da interação de motivações cognitivas, comunicativas e estruturais, a fundamentação teórica se centra, basicamente, nos termos em que é praticado o funcionalismo linguístico atualmente, na perspectiva de gramaticalização da Linguística Funcional Centrada no Uso e na perspectiva da transitividade da Linguística Sistêmico Funcional. Serão utilizados como amostra dados de textos reais, nas modalidades oral e escrita. Repercussões/Possíveis Aplicações e Impactos: As repercussões e as possíveis aplicações dessa pesquisa dão-se por meio de diferentes formas e, em especial, na análise do objeto de estudo descrito. Diferentes produções serão construídas com base nos resultados diretos ou indiretos dessa pesquisa: artigos científicos, livros, capítulos de livros, teses, dissertações, TCCs e afins. O presente projeto, que busca unir teoria, análise e ensino, pretende contribuir tanto com o desenvolvimento da abordagem funcionalista como com sua aplicação no estudo e no ensino da língua portuguesa, sobretudo, na formação de professores.