Objeto de estudo/investigação: Esta pesquisa investiga a produção e o ensino de texto na perspectiva interacionista, pelo viés da interação bakhtiniana, da heterogeneidade discursiva e dos pressupostos do letramento centrado no uso. Essa pesquisa, assim focalizada, considera a constituição dialógica dos discursos, o uso linguístico e suas condições de produção. Objetiva-se, assim, investigar os processos de constituição da intersubjetividade dos sujeitos discursivos. Encontra-se em sua II Fase, tendo sido a primeira desenvolvida, junto ao PPGL, no período de 2009 a 2011. Objetivos da pesquisa: Investigar os processos de produção de texto, articulando teorias diversas, com núcleo comum nas abordagens discursivas, com ênfase na constituição de sentidos pelos interlocutores articulando os processos da heterogeneidade discursiva e do letramento, tendo em vista a produção, organização e ensino do discurso e do texto. Problematização/Justificativa do tema: A produção e o ensino de texto vêm agenciando os interesses de pesquisa na área de linguística há um considerável tempo. As repercussões dos resultados dessas pesquisas na formação do professor e no ensino de língua portuguesa assumem um patamar significativo. Em decorrência dessa trajetória de pesquisa, o fazer pedagógico em nossas escolas de ensino básico aponta para algumas mudanças que afetam de modo direto a atuação em sala de aula, surgindo posturas novas na análise do fenômeno linguístico. A constatação desses fatos funciona como elementos que referendam e confirmam a necessidade de dar continuidade aos estudos vinculados à produção e ao ensino do texto, no sentido de fortalecer o movimento acadêmico-científico de construir um perfil teórico com influência direta na formação do professor e, por conseguinte, no ensino a ser desenvolvido em sala de aula. Sempre considerando as condições específicas de produção, pois a exterioridade é fator preponderante para a construção de sentido. Aspectos teóricos e metodológicos: Em seu desenho metodológico, a pesquisa em desenvolvimento manifesta um caráter descritivo e interpretativo, com ênfase na análise e estudos de corpus. A base teórico-metodológica toma por referência o escopo da Linguística, constituída na interação, seja essa manifestação no modo escrito ou falado. Observa que o outro assume lugar de destaque no discurso, como Bakhtin (2010, p. 88) afirma: O discurso nasce no diálogo com sua réplica viva, forma-se na mútua orientação dialógica do discurso de outrem no interior do objeto. Assim, trata de investigar os indícios de autoria, as heterogeneidades, os dialogismos e outros. Repercussões/Possíveis Aplicações e Impactos: Diferentes trabalhos e produtos advindos da atividade intelectual foram construídos e poderão ser definidos com base nos resultados diretos ou indiretos dessa pesquisa, tais como artigos científicos, livros, capítulos de livros, dissertações, monografias, TCCs e em relatório técnicos. Esses produtos tem repercussão direta na Educação Básica e Superior, assim como em outros espaços de práticas de letramentos e, em especial, de processos de ensino e aprendizagem de línguas. Com a execução desse projeto, almejamos cotejar estudos produzidos baseados na perspectiva da Linguística Centrada no Uso e colaborar para o estudo, a produção, a análise e o ensino de discursos e textos na Educação Superior, na Educação Básica e em outros contextos de produção da linguagem. O fortalecimento de pesquisas institucionais vinculadas aos docentes que atuam na graduação e na pós-graduação aparece como ícone primeiro a ser considerado como impacto, evidenciando também pesquisas de formação desenvolvidas por alunos de graduação, de especialização, de mestrado e de doutorado.