Objeto de estudo/investigação: Essa pesquisa tem como objeto de estudo a construção do feminino em personagens criadas por Lya Luft. Logo, queremos expor uma análise comparativa entre as personagens, considerando o romance na contemporaneidade e dessa forma compreender os novos mecanismos que delineiam a construção da personagem feminina. Objetivos da pesquisa: Objetiva-se, nesta pesquisa investigar as construções femininas adotadas por Lya Luft, ressalvando procedimentos estéticos da constituição das figuras femininas, e suas relações com a cultura pós-moderna, tendo em vista (i) o tecido narrativo; (ii) a representação da dissolução/construção/constituição da identidade feminina; (iii) a ótica feminina do discurso narrativo; (iv) a literatura contemporânea. Problematização/Justificativa do tema: O valor deste estudo reside em evidenciar o comportamento que a questão da identidade, em específico, a feminina, localizada na interface das discussões contemporâneas no que dizem respeito ao trato do moderno e do pós-moderno, desempenha ou como se constitui no corpo dos romances de Lya Luft. Aspectos teóricos e metodológicos: Em consonância com os objetivos propostos apresentamos um suporte teórico sobre o qual pretendemos estudar. São basilares às reflexões sobre identidade e a relação dos sujeitos com os atuais contextos sócio-culturais; os de Stuart Hall, A centralidade na cultura notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo e, A identidade cultural na pós-modernidade e o as reflexões de Zygmunt Bauman em Identidade. Do feminino e da identidade feminina convém citar os trabalhos de Julia Kristeva em O feminino e sagrado, de Joel Birman, Cartografias do feminino, o de Zelita Seabra, Identidade feminina e a tese de doutorado, O mito feminino: de Marília a Capitu de COSTA (2005). Parece pertinente também ressaltar a necessidade de recorrer aos mitos na análise literária a fim de buscar encaminhamentos para uma compreensão mais profunda do texto literário e das questões a que nos propomos. Daí ser necessário o entendimento de alguns dos arquétipos míticos do feminino, tais como os de Lilith (SICUTERI, 1985), Eva, Maria e Madalena. Antes, entretanto, as reflexões propostas por Mircea Eliade em duas obras, Mito e realidade e O sagrado e profano e as de Roland Barthes em Mitologias também parecem pertinentes. Repercussões/Possíveis Aplicações e Impactos: Com a execução deste projeto espera alcançar os seguintes resultados, entre outros possíveis: (i) Aprofundamento da compreensão do problema estudado, a identidade feminina na literatura brasileira, contribuindo assim para o avanço desse campo de investigação, na medida em que o estudo das obras e da autora, nessa perspectiva permitirá uma visão mais abrangente da personagem de ficção no Brasil, sobretudo considerando a relação entre a obra literária e a estrutura social; (ii) fortalecimento de pesquisas institucionais vinculadas aos professores que atuam na graduação e na pósgraduação, assim como de pesquisas de formação desenvolvidas por alunos de graduação, de especialização, de mestrado e de doutorado, e, em especial, para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (Mestrado/ Doutorado).