Objeto de estudo/investigação: Trata-se de uma pesquisa tem como foco as práticas de leitura de literatura, envolvendo professores de Língua Portuguesa, bibliotecários e Comunidade, dentre outros sujeitos que atuam na autoformação de leitores. Pauta-se no interesse de averiguar que metodologias ou estratégias são adotadas pelos autoformadores (sejam estes mirins, jovens e/ou adultos) profissionais da educação ou não para formação de novos leitores, buscando-se, também por meio de narrativa e/ou entrevistas destes sujeitos relatos inerentes a sua atuação profissional, as quais não se dissociam de suas histórias pessoais como leitores e formadores. Esse projeto se vincula Programas de Mestrados acadêmicos e profissionalizantes, a saber: PPGL, PPGE e PROFLETRAS, abarca a compreensão acerca da autoformação de leitores, envolvendo os diversos campos (escolar, não escolar e no ciberespaço) e os mais diferentes leitores (mirins e adultos, com necessidades especiais ou não). Objetivos: Objetiva-se, portanto, com esse projeto, investigar as práticas exitosas de leitura tendo como lócus os espaços formais e informais, considerando-se o uso que os investigados fazem do texto literário e relacionando-os aos contextos em que se realizam. Consideram-se para tanto os professores e bibliotecários como leitores e autoformadores, bem como os respectivos dispositivos instrucionais que os regulam, os materiais de leitura disponíveis e as afiliação(ões) teórica(s) que orientam ou embasam o agir pedagógico dos sujeitos investigados. Problematização/Justificativa do tema: Pensar a leitura literária nas práticas do Ensino de Língua Portuguesa, bem como espaços escolares e não escolares, relacionando-a aos contextos em que se realizam, necessário se faz que consideremos os autoformadores de leitores e os dispositivos instrucionais que os regulam em consonância com as afiliações teóricas destas decorrentes. Com isso, emerge a necessidade de aprofundarmos os estudos acerca do trabalho que os autoformadores desenvolvem com o texto literário, com vistas á formação do leitor, visando a compreender e identificar a partir dos próprios sujeitos aspectos reveladores de práticas promotoras de leitura, que configuram o fazer destes sujeitos. Aspectos teóricos e metodológicos: Caracteriza-se como um estudo de caráter descritivo, exploratório e interpretativo, uma vez que na constituição do corpus se levará em consideração a constituição de um corpus em forma de textos e de vídeos que façam referências a aspectos relativos ao uso do texto literário. Por se tratar de uma abordagem qualitativa (BOGDAN E BIKLEN, 1994), a categorização e a análise dos dados, dar-se-ão num processo flexível, permitindo a complementação de informações, através de outros instrumentos, como visitas presenciais e entrevistas complementares, dentre outros. Repercussões/Possíveis Aplicações e Impactos: (i)A formação de pesquisadores vinculados aos Programas de Pos-Graduação e aos Grupos de Pesquisa (GEPPE/GPET), envolvendo a iniciação científica. (ii)Açoes que impliquem na divulgacao científica por meio de publicações periódicas; (iii)O fortalecimento do Ensino de Língua Portuguesa, com contributos para a àrea de Leitura e para a formaçnao do leitor