Objeto de estudo: Esta pesquisa investiga a produção e o ensino de texto na perspectiva interacionista, pelo viés da argumentação, da heterogeneidade discursiva e dos pressupostos da lingüística funcional centrada no uso. Considera a constituição dialógica dos discursos, o uso linguístico: suas condições de produção e funcionalidade. Objetiva-se, assim, investigar os processos de constituição da intersubjetividade dos sujeitos discursivos, da argumentatividade da linguagem, e das manifestações da língua em uso. Essa pesquisa se encontra em sua II Fase, tendo sido a primeira desenvolvida, junto ao PPGL, no período de 2009 a 2011. Objetivos da pesquisa: Investigar os processos de produção de texto, articulando teorias diversas, com núcleo comum nas abordagens discursivas, com ênfase na constituição de sentidos pelos interlocutores, em contextos de uso, articulando os processos da argumentatividade, da heterogeneidade discursiva e funcionalidade da linguagem, tendo em vista a produção, organização e ensino do discurso e do texto. Problematização/Justificativa do tema: A produção e o ensino de texto vêm agenciando os interesses de pesquisa na área de linguística há um considerável tempo. As repercussões dos resultados dessas pesquisas na formação do professor e no ensino de língua portuguesa assumem um patamar significativo. Em decorrência dessa trajetória de pesquisa, podem surgir posturas novas na análise do fenômeno linguístico. Aspectos teóricos e metodológicos: A pesquisa em desenvolvimento manifesta um caráter descritivo e interpretativo, com ênfase na análise e estudos de corpus. A base teórico-metodológica toma por referência a Linguística Centrada no Uso, em que a consideração fundamental é a língua a serviço do uso. Segundo Tomasello (1999, p.1), a Linguística Centrada no Uso (LCU) pode ser definida a partir da noção de que cada entidade linguística é definida com relação à função a que serve no processo real de comunicação linguística. Assim, a pesquisa busca entender como o discurso acadêmico se institui como processo dialógico de interação entre seus produtores e interlocutores, de uma vez que a língua não se desvincula de suas afinidades com as diversas maneiras de interação social. E, para dar-lhe sustentação teórico-metodológica, fundamentamo-nos nos estudos da LCU como colocada por Tomasello (1999), Furtado da Cunha (2008), Hopper(1999), Traugott (2003), como também as teorias sobre dialogismo, gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003) e sobre a Nova Retórica (PERELMAN,1999; ARISTÓTELES, 1973) ou Teoria de Argumentação do Discurso (SOUZA, 2008), entre outros. Repercussões/Possíveis Aplicações e Impactos: As repercussões e as possíveis aplicações dessa pesquisa processam-se na interpretação de aspectos da funcionalidade/ uso linguístico, da argumentação da linguagem humana no ensino e na aprendizagem de línguas. Diferentes produtos advindos da atividade intelectual foram construídos e poderão ser definidos com base nos resultados diretos ou indiretos dessa pesquisa, como artigos científicos, livros, capítulos de livros, dissertações, monografias, TCCs e em relatório técnico. Almejamos cotejar estudos produzidos baseados na perspectiva da Linguística Centrada no Uso e colaborar para o estudo, a produção, a análise e o ensino de discursos e textos na Educação Superior, na Educação Básica e em outros contextos de produção da linguagem. O fortalecimento de pesquisas institucionais na graduação e na pós-graduação aparece como ícone a ser considerado como impacto, evidenciando também pesquisas de formação desenvolvidas por alunos de graduação, de especialização, de mestrado e de doutorado, e, em especial, para repercutir favoravelmente no andamento do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN, na linha de pesquisa Texto, Discurso e Ensino, e para as pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalistas (GPEF), grupo do qual fazemos parte como líder