Filosofia - Campus Avançado de Caicó


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Caico

:: Código:

102020-0

:: Modalidade: 

Licenciatura

:: Carga Horária Total:

3470 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4 e 6 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 dfi.caico@uern.br

:: Objetivo do Curso:


Um Curso de Licenciatura em Filosofia tem dentre seus objetivos formar profissionais com preparação teórica e prática para a atuação docente na área de filosofia na Educação Básica - Ensino Médio, como também pretende-se formar o(a) docente para a experiência da investigação filosófica dos grandes problemas enfrentados pela humanidade em sua história, atuação, uso funcional e contextualizado desses conhecimentos como profissionais docentes, frente às práticas educativas envolvendo à realidade concreta dos sujeitos em instutuições de educação básica legalmente amparadas.
Essa formação consta de apreensão do conhecimento filosófico e pedagógico, de preferência diretamente das fontes originárias, quer antigas, quer modernas ou contemporâneas; das experiências e da formulação de problemas metodológicos e epistemológicos numa postura interdisciplinar e transdisciplinar, tanto no domínio das Ciências Humanas quanto no das Ciências Naturais, evitando-se a compartimentalização das disciplinas; e ainda pela compreensão histórica das questões metafísicas e pela visão crítica da realidade cultural e social e do próprio saber, inclusive de questões axiológicas fundamentais no âmbito dos valores éticos, estéticos e religiosos, visando assim possibililtar a reflexão sobre as relações entre a vida, o conhecimento, a cultura, o pprofissional do magistério e a instituição educativa.

:: Perfil do Formando:


a) Conhecer e dominar os conteúdos básicos relacionados à Filosofia, adequados às atividades e modalidades da educação básica;

b) Relacionar criticamente os conhecimentos básicos da Filosofia com fatos, tendências, fenômenos e movimentos da atualidade;

c) Criar, planejar, realizar e avaliar situações didático-metodológicas eficazes para a aprendizagem e desenvolvimento integral dos(as) educandos objeto de sua ação;

d) Ler e criticar os textos fundamentais da tradição filosófica e refletir sobre os problemas por eles apresentados adquirindo a capacidade de indicar os possíveis encaminhamentos;

e) Articular as diferentes dimensões do conhecimento humano pautando-se por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, em vista de uma formação e atuação profissional cidadã;

f) Utilizar as diferentes fontes e veículos de informação como instrumentos de trabalho e formação, adotando uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho no uso da escrita, elaboração de projetos e intervenções éticas;

g) Adquirir e mobilizar conhecimentos sobre organização, gestão e financiamento dos sistemas de ensino, sobre a legislação e as políticas públicas, uso de tecnologias educacionais e diferentes recursos e estratégias didático-pedagógicas com vistas à educação para a inserção profissional crítica.

:: Campo de Atuação:

  • O ensino é o principal campo de atuação do(a) licenciado(a) neste Curso. Como professor(a), o(a) filósofo(a) se relaciona com a comunidade através da relação aprender e ensinar, por meio do processo contínuo e constante da ação-reflexão-ação, tendo por base as experiências e dinâmica da vivência na sala de aula, propõe, analisa e direciona a resolução de situações-problema contextualizadas e cumpre seu objetivo profissional, em vista ao processo de ensino aprendizagem dos(as) educandos. Enquanto pesquisador(a) e crítico(a), ele(a) comunica o resultado de sua reflexão, escrevendo ou lecionando.


:: Atribuições do profissional formado:

  • Comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática, compreendendo, dentro desse contexto, o papel da Filosofia e o papel social da escola;
  • Domínio dos conteúdos da Filosofia e dos conhecimentos pedagógicos e seu uso e significado em diferentes contextos em articulação interdisciplinar;
  • Capacidade para identificar e organizar processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento dos conhecimentos folosóficos, da prática pedagógica e da autonomia intelectual e profissional;
  • Conhecimentos sobre a Filosofia e a Educação contemplando as dimensões: cultural, social e política do entorno geral, específico e profissional, baseados nos princípios da transversalidade;
  • Compreensão para articular de forma significativa os conhecimentos: sobre a Filosofia, didático-metodológicos, organização institucional, crianças, jovens e adultos, bem como os conhecimentos advindos da experiência pessoal e profissional;
  • Percepção da integração necessária entre a Filosofia e a produção científica, artística, bem como o agir pessoal e político;
  • Capacidade de relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem na educação básica;
  • Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, interativa e propositiva em face das realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras.
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando às diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras.
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