Turismo - Campus Avançado de Natal
:: Código:
102310-0
:: Modalidade:
Bacharelado
:: Carga Horária Total:
3000 horas -
Matriz Curricular
:: Tempo do Curso:
Entre 4 e 6 anos (máximo)
:: Objetivo do Curso:
Objetivo Geral
Formar Bacharéis aptos a planejar, analisar e gerir o Turismo.
Objetivos Específicos
Desenvolver, a partir de um referencial teórico-conceitual, habilidades para o exercício da profissão.
Promover a percepção política, sócio-cultural e ambiental necessária ao profissional do Turismo.
Desenvolver habilildades para atuação no ensino, pesquisa e extensão, nas diversas áreas do Turismo.
Desenvolver habilidades técnicas e de negócios para gestão e planejamento do Turismo.
:: Perfil do Formando:
A formação de Bacharel em Turismo tem como objetivo que os profissionais sejam capazes de trabalhar de forma interdisciplinar, adequando-se à realidade socioeconômica em um mercado competitivo e em constante transformação.
O egresso deve apropriar-se das relações entre os conhecimentos teóricos e as exigências da prática cotidiana da profissão. Neste contexto o seu perfil é:
Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social em seus aspectos político, econômico, cultural e ambiental no qual está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado, interdependente e complexo.
Formação técnico-gerencial e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar e das transformações sociais;
Capacidade de apreensão, criticidade e produção inovadora para o Turismo, aliada ao raciocínio lógico e à consciência da necessidade permanente de atualização;
Capacidade para equacionar problemas e buscar soluções para as exigências sociais;
Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
Liderança, exercendo influência sobre o comportamento do grupo com empatia e equidade;
Visão atualizada do mundo e, em particular, consciência dos problemas nacionais, visualizando oportunidades de mudanças positivas e agindo neste sentido.
:: Campo de Atuação:
:: Atribuições do profissional formado:
- Aplicar a metodologia do planejamento em projetos, planos e programas;
- Planejar e operacionalizar o inventário turístico para detectar áreas de novos negócios;
- Planejar e operacionalizar estudos de viabilidade econõmico-financeira de empreendimentos e projetos turísticos;
- Interpretar a legislação pertinente;
- Planejar e eísticosxecutar projetos e programas estratégicos em empreendimentos turísticos;
- Identificar, analisar e avaliar os possíveis efeitos positivos e negativos, impactos ambientais, provocados pelas atividades em determinados espaços e comunidades;
- Selecionar os locais do mercado emissor onde deverá centralizar as promoções dos pacotes e serviços;
- Planejar e ministrar cursos e treinamentos nos vários segmentos do mercado;
- Pesquisar para a formatação do produto turístico com relação ao dimensionamento da oferta e criar banco de dados;
- Analisar os mercados receptivos e definir a imagem turística que se projetará em cada um deles;
- Interpretar, avaliar e selecionar informações geográficas, históricas, artísticas, esportivas, recreativas e de entretenimento, entre outras;
- Aplicar a metodologia científica no desenvolvimento de estudos e pesquisas básicas e aplicadas;
- Empreender e analisar criticamente as organizações turísticas, antecipando e promovendo suas transformações necessárias para a sua melhoria continuada.