Turismo - Campus Avançado de Natal


Links
Faculdade Site Curso Departamento
FALA

:: Código:

102310-0

:: Modalidade: 

Bacharelado

:: Carga Horária Total:

3000 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4 e 6 anos (máximo)

:: Objetivo do Curso:


Objetivo Geral

Formar Bacharéis aptos a planejar, analisar e gerir o Turismo.

Objetivos Específicos

Desenvolver, a partir de um referencial teórico-conceitual, habilidades para o exercício da profissão.
Promover a percepção política, sócio-cultural e ambiental necessária ao profissional do Turismo.
Desenvolver habilildades para atuação no ensino, pesquisa e extensão, nas diversas áreas do Turismo.
Desenvolver habilidades técnicas e de negócios para gestão e planejamento do Turismo.

:: Perfil do Formando:


A formação de Bacharel em Turismo tem como objetivo que os profissionais sejam capazes de trabalhar de forma interdisciplinar, adequando-se à realidade socioeconômica em um mercado competitivo e em constante transformação.

O egresso deve apropriar-se das relações entre os conhecimentos teóricos e as exigências da prática cotidiana da profissão. Neste contexto o seu perfil é:

Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social em seus aspectos político, econômico, cultural e ambiental no qual está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado, interdependente e complexo.

Formação técnico-gerencial e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar e das transformações sociais;

Capacidade de apreensão, criticidade e produção inovadora para o Turismo, aliada ao raciocínio lógico e à consciência da necessidade permanente de atualização;

Capacidade para equacionar problemas e buscar soluções para as exigências sociais;

Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;

Liderança, exercendo influência sobre o comportamento do grupo com empatia e equidade;

Visão atualizada do mundo e, em particular, consciência dos problemas nacionais, visualizando oportunidades de mudanças positivas e agindo neste sentido.

:: Campo de Atuação:



:: Atribuições do profissional formado:

  • Aplicar a metodologia do planejamento em projetos, planos e programas;
  • Planejar e operacionalizar o inventário turístico para detectar áreas de novos negócios;
  • Planejar e operacionalizar estudos de viabilidade econõmico-financeira de empreendimentos e projetos turísticos;
  • Interpretar a legislação pertinente;
  • Planejar e eísticosxecutar projetos e programas estratégicos em empreendimentos turísticos;
  • Identificar, analisar e avaliar os possíveis efeitos positivos e negativos, impactos ambientais, provocados pelas atividades em determinados espaços e comunidades;
  • Selecionar os locais do mercado emissor onde deverá centralizar as promoções dos pacotes e serviços;
  • Planejar e ministrar cursos e treinamentos nos vários segmentos do mercado;
  • Pesquisar para a formatação do produto turístico com relação ao dimensionamento da oferta e criar banco de dados;
  • Analisar os mercados receptivos e definir a imagem turística que se projetará em cada um deles;
  • Interpretar, avaliar e selecionar informações geográficas, históricas, artísticas, esportivas, recreativas e de entretenimento, entre outras;
  • Aplicar a metodologia científica no desenvolvimento de estudos e pesquisas básicas e aplicadas;
  • Empreender e analisar criticamente as organizações turísticas, antecipando e promovendo suas transformações necessárias para a sua melhoria continuada.
Google+
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Rua Almino Afonso, 478 - Centro - Mossoró/RN | CEP: 59.610-210 | reitoria@uern.br | 84 3315-2145
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115

^