Pedagogia - Campus Avançado de Patu


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Campus Avançado Site Curso Departamento
Patu

:: Código:

100420-0

:: Modalidade: 

Licenciatura

:: Carga Horária Total:

3245 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4 e 6 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 de_patu@uern.br

:: Objetivo do Curso:


Formar pedagogos para atuarem na docência da educação infantil; dos anos iniciais do ensino fundamental - e suas modalidades de ensino; e na gestão dos processos educativos, em espaços escolares e não escolares que impliquem o trabalho pedagógico.

:: Perfil do Formando:


Definir o perfil do profissional que pretendemos formar no Curso de Pedagogia da UERN requer, entre outros aspectos, a consideração dos mais de 25 anos de debates e de lutas em função da superação dos desafios educacionais brasileiros, conforme as iniciativas desenvolvidas no País. Nesse sentido, não se pode negligenciar, por exemplo, a contribuição da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE, 2007) e do Fórum de Diretores de Faculdades/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR, 2007). Assim sendo, o presente Projeto busca fundamentação, por um lado, nas formulações das referidas entidades, por outro, nas elaborações oriundas do campo da pesquisa educacional, principalmente no que diz respeito à prática docente, em especial na escola, mas também em outros espaços onde a prática educativa se faz necessária e se realiza como práxis.

:: Campo de Atuação:

  • Escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental e superior.
  • Secretarias de educação.
  • Institutos de pesquisa.
  • Instituições públicas e privada.
  • Organizações não governamentais.


:: Atribuições do profissional formado:

  • Em conformidade com a Resolução do CNE/CP N. 01/06, Art. 5º e da Resolução nº 02 de 1º de julho de 2015 que trata das diretrizes para formação inicial e continuada, o egresso do Curso de Pedagogia da UERN deverá estar apto a:
  • atuar com ética e compromisso, visando a construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • compreender seu papel no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em todas modalidades, assim como daqueles que não tiveram opportunidade de escolarização na idade própria;
  • trabalhar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • reconhecer a respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos, nas suas relações individuais e coletivas;
  • aplicar modos de ensinar diferentes linguagens - Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, Tecnológica, LIBRAS, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;
  • relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • promover e facilitar relações de cooperação enttre a escola, a família, a comunidade e outras instituições educativas;
  • identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrada e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, dentre outras;
  • demonstrar consciência da diversidade e busca pela inclusão respeitar as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, grupos minoritários, classes sociais, relilgiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, dentre outras;
  • atuar na gestão das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas pedagógicos;
  • participar da gestão das instituições de educação em que atuem enquanto estudantes e profissionais, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico, considerando os ambientes escolares e não-escolares;
  • agragar esses espaços, os ambientes culturais, científicos, e tecnológicos, físicos e virtuais que ampliem as oportunidades de construção do conhecimento;
  • utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática, envolvendo a discussão e disseminação desses conhecimentos;
  • realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares;
  • sobre processos de ensinar e aprender em diferentes meiosambiental/ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • ler e discutir referenciais teóricos contemporâneos educacionais e de formação para compreender e apresentar propostas e dinâmicas didático pedagógica em seus espaços de trabalho;
  • utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • estudar e aplicar criticamente as direttrizescurriculares e outras determinações legais as quais lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
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