Ciências Econômicas - Campus Avançado de Pau dos Ferros
:: Código:
100110-0
:: Modalidade:
Bacharelado
:: Carga Horária Total:
3600 horas -
Matriz Curricular
:: Tempo do Curso:
Entre 5 e 7 anos (máximo)
:: Correio Eletrônico:
dec_pferros@uern.br
:: Objetivo do Curso:
O Curso de Ciências Econômicas do CAPF tem como objetivo primordial formar profissionais de nível superior compromissados com o estudo da realidade socioeconômica
brasileira, sintonizado com as concepções críticas mais recentes sobre o mundo globalizado, com destaque à compreensão transdisciplinar dos novos enfoques paradigmáticos, ensejando um sólido investimento de formação teórica, histórica e instrumental. Pretende-se também, gerar capacidade para tomada de decisões e resoluções de problemas múltiplos que a realidade propicia a cada momento, assegurando a qualidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos.
Objetivos Específicos
a) Ensejar ao aluno o comprometimento com a realidade político-sócio-econômica brasileira embasado numa consistente formação teórica, histórica e instrumental;
b) Propiciar o pluralismo metodológico enquanto instrumento imprescindível para a absorção do conhecimento, destacando o caráter plural da ciência econômica a qual se utiliza de
correntes de pensamentos e paradigmas diversos;
c) Incentivar e destacar o estudo da realidade regional enfocando as causas e os efeitos da sua problemática econômica frente às outras regiões do país;
d - Transmitir ao estudante, ao longo do curso, o senso ético com responsabilidade social necessário ao profissional economista;
e) Formar profissionais capazes de interpretar, analisar e criticar a realidade socioeconômica e nela intervir; e analisar a conjuntura econômica, seus cenários e suas tendências.
:: Perfil do Formando:
O curso de graduação em Ciências Econômicas deve ensejar a formação de um profissional que tenha sólidos conhecimentos históricos, habilidades com instrumentais analíticos e de mensuração dos fenômenos econômicos, além de uma consciência social, capaz de compreender e formular políticas para o enfrentamento das adversidades socioeconômicas do país.
- Área de atuação do Economista De acordo com o Conselho Federal de Economia – COFECON, o Bacharel em Ciências Econômicas, pode atuar, dentre outras, nas seguintes áreas:
- Elaboração da Viabilidade Econômica de Projetos;
- Orientação Financeira;
- Mercado Financeiro;
- Assessoria de Projetos Agroindustriais/Agrobusiness;
- Desenvolvimento de Projetos de Infraestrutura;
- Orçamentos;
- Arbitragem;
- Recálculo de contratos; Consultoria em Fusão, Aquisição e Incorporação;
- Estudo e Orientação de Viabilidade Econômica de Novas Empresas;
- Economia de Empresas;
- Perícia;
- Consultoria e Assessoria;
- Orientação em Comércio Exterior;
- Elaboração de Estudos Mercadológicos;
- Professor;
- Setor Público;
- Análise de Conjuntura Econômica e Pesquisa;
- Entidades;
- Diversas Assessorias Econômicas;
- Outras possibilidades de atuação seriam como diretor, gerente, controle, executivo, empresário, empreendedor, perito, analista entre outros.
:: Campo de Atuação:
- O papel do Bacharel em Ciências Econômicas é analisar e explicar a conjuntura atual, apontando tendências de curto, médio e longo prazo. É preparado para atender à sociedade nas bases de sua maior necessidade: a de pensar e decidir por meios que promovam a possibilidade de sustentação e sobrevivência de todos, o que se faz através da Economia. É nesse quadro que o ensino da Economia deve ser pensado, com a preocupação central de incorporar, tanto no plano do conhecimento da realidade, como no da ação sobre essa realidade de profundas transformações vividas nas últimas décadas aqui e em economias fora do país,semse distanciar das demandas relacionadas ao mundo do trabalho. Além disso, como ciência social, ganha proeminência no curso de ciências econômicas o debate atual sobre economia e saúde, especialmente sobre a pandemia do Covid-19 e suas implicaçõessocioeconômicas.
:: Atribuições do profissional formado:
- a) Desenvolver raciocínios logicamente consistentes;
- b) Leitura e compreensão de textos pertinentes às Ciências Econômicas;
- c) Capacidade dissertativa em monografias, pareceres e relatórios;
- d) Senso crítico na utilização do instrumental teórico-econômico quando em análise de situações históricas concretas;
- e) Diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas;
- f ) Priorizar a problemática regional do Nordeste, a economia local e sua inserção no contexto nacional.