Pedagogia - Campus Avançado de Pau dos Ferros
:: Código:
100420-0
:: Modalidade:
Licenciatura
:: Carga Horária Total:
3100 horas -
Matriz Curricular
:: Tempo do Curso:
Entre 4 e 6 anos (máximo)
:: Correio Eletrônico:
de_pferros@uern.br
:: Objetivo do Curso:
Formar pedagogos para atuarem na docência da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos e na gestão dos processos educativos, em espaços escolares e não escolares que impliquem em trabalho de natureza pedagógica.
:: Perfil do Formando:
Traçar o perfil do profissional que se pretende formar no Curso de Pedagogia da UERN requer, entre outras necessidades, a consideração de várias décadas de debate, bem como de lutas por mudanças necessárias e pelo enfrentamento de questões do nosso tempo promovido, essencialmente, pela velocidade dos acontecimentos e pela competitividade neles anunciada. No que concerne ao aspecto da luta e da discussão, é impossível negligenciarmos, aqui, a contribuição efetiva de duas instituições, a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e o Fórum de Diretores de Faculdades/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR).
:: Campo de Atuação:
- A competência do pedagogo que pretendemos formar deve estar pautada em princípios de ética democrática que revelem a dignidade humana, a justiça, o respeito mútuo, a participação, a responsabilidade, o diálogo e a solidariedade que permitam ao indivíduo atuar tanto como profissional quanto como cidadão.
- A formação do pedagogo que atuará nessa sociedade deve estar voltada para a conscientização de que [...] a escola é uma instituição social que apresenta unidade em seus objetivos (sócio-políticos e pedagógicos), interdependência entre a necessária racionalidade no uso dos recursos (materiais e conceituais) e a coordenação do esforço humano coletivo" (LIBÂNEO, 2004, p. 78). Consideramos, então, que a formação do pedagogo não pode divergir dos objetivos básicos da escola e da educação, os quais dizem respeito à construção do conhecimento e ao desenvolvimento de capacidades intelectuais, sociais, éticas e afetivas.
:: Atribuições do profissional formado: