Administração - Campus Central - Mossoró


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FACEM

:: Código:

100710-0

:: Modalidade: 

Bacharelado

:: Carga Horária Total:

3255 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4 e 6 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 dad@uern.br

:: Objetivo do Curso:


GERAL
O curso de Administração do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte tem como objetivo a formação de Administradores com conhecimentos científicos e técnicos que contribuam para o desenvolvimento das organizações produtivas, considerando os princípios da ética, da responsabilidade social e da sustentabilidade num contexto local e regional.

ESPECÍFICOS
a) Formar profissionais capazes de compreender e interpretar o seu contexto social para resolver os problemas da prática administrativa de forma criativa, com base no critério de relevância que explica a dimensão humana do administrador, por meio da interação entre os conteúdos das Ciências Sociais e Humanas que justificam o fenômeno organizacional.
b) Formar profissionais capacitados para compreender as organizações produtivas, tanto no aspecto interno como nas suas relações com o meio ambiente, a partir dos critérios de eficiência e eficácia que são as dimensões técnicas necessárias à formação do Administrador, pois a eficácia concretiza a missão e os objetivos de formação do Administrador, enquanto a eficiência se preocupa com a otimização dos esforços e recursos nas organizações;
c) Dar ênfase ao conhecimento da realidade local e regional por meio do critério
da efetividade que explica a dimensão organizacional dos conteúdos sóciopolíticos para que o aluno possa estabelecer um elo entre o concreto
organizacional e social, a partir do conhecimento das ações dos diversos atores sociais que compõe as configurações existentes para reelaborar o conhecimento e alcançar as configurações desejáveis, capazes de prestarem
uma contribuição externa à sociedade e à comunidade;
d) Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e complementar para que as disciplinas de natureza geral fundamentem o conhecimento empírico do aluno e expliquem o referencial teórico da Teoria Administrativa que será trabalhado nas disciplinas de natureza profissionalizante.

:: Perfil do Formando:


O novo paradigma de formação do administrador pressupõe uma visão da educação constituída de múltiplas dimensões e voltada para realidade brasileira, regional e local, atendendo às necessidades da comunidade e às satisfações individuais, ao mesmo tempo, preocupado com o contexto e espaço de sua atuação. Nesse sentido, as novas abordagens teóricas da Administração enfatizam os fatores ambientais de natureza econômica, cultural e política nas organizações, originando

critérios definidores para os atos e fatos administrativos. Ao lado dos critérios

técnicos da eficiência e eficácia, surgem a efetividade e a relevância como critérios

essencialmente políticos e filosóficos da administração.

Desta forma, espera-se que o bacharel formado no Curso de Administração do Campus Central, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, possua visão empreendedora, multidisciplinar e interdisciplinar do fenômeno administrativo, com domínio sobre a ciência, as técnicas e as questões sociais e econômicas que envolvem o processo produtivo e a gestão das organizações, conscientes dos desafios da profissão nas dimensões humana, organizacional, cultural/pedagógica e econômica, em âmbito nacional e internacional.

:: Campo de Atuação:



:: Atribuições do profissional formado:

  • I. Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  • II. Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • III. Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • IV. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • V. Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa,
  • vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • VI. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  • VII. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
  • VIII. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
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