Medicina - Campus Central - Mossoró


Links
Faculdade Site Curso Departamento
FACS

:: Código:

102210-0

:: Modalidade: 

Bacharelado

:: Carga Horária Total:

9690 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 6 e 9 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 dcb@uern.br

:: Objetivo do Curso:


O Curso de Medicina da UERN visa à aplicação dos conhecimentos das ciências da saúde e de forma contextualizada, com ênfase na saúde, no método clínico (semiologia) e no uso apropriado da tecnologia na solução dos problemas do processo saúde-doença, de forma hierarquizada, tendo como referência a assistência no SUS. Deve propiciar uma ampla visão do ser humano integrado à natureza, e o médico egresso deve exercer as suas atividades com todo rigor da ética médica, a fim de desenvolver o sentimento de respeito e de disponibilidade para sua profissão. Objetiva a formação do médico generalista, com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para promover a saúde, previnir e tratar a doença, reabilitar a incapacidade. O egresso deve se apoiar nos pilares para educação do século XXI: aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ser (UNESCO, 1999).
O curso de Medicina da UERN formará médicos com capacidade para compreender os indivíduos e as comunidades urbanas e rurais no campo da medicina e da vida e intervir em suas necessidades de saúde visando a redução dos danbos e ampliação da autonomia social. Deverá organizar e promover estudos e pesquisas voltados para temáticas que ensejam uma articulação interdiscipplinar, refletir sobre a sociedade na qual irá atuar; buscar a sua formação continuada; manter vínculos de comunicação ainda que virtual com o aparelho formador de modo a manter a prática avaliativa e de seguimento de egressos como procedimento contínuo de revisão de metas e correção de desvios para subsidiar revisão periódica do PPC.

:: Perfil do Formando:


O médico egresso da UERN terá uma formação humanista, generalista, reflexiva, crítica e estará apto para atuar na sociedade na qual será inserido como promotor da saúde. Será reconhecido como um profissional que possua:

Senso de responsabilidade;

Consciência das suas limitações e dos seus deveres éticos;

Compromisso com a cidadania individual e coletiva;

Visão crítica da profissão e da sociedade;

Capacidade de exercer a atividade médica global, no sentido biopsicossocioambiental;

Capacidade para realizar ações de promoção e recuperação da saúde individual e coletiva;

Visão em saúde pública e epidemiologia;

Conhecimentos abrangentes de medicina nas áreas básicas e em urgência e emergência;

Formação médica holística na assistência ao enfermo; e

Cultura geral e visão humanística, para atuar em sociedade.



:: Campo de Atuação:

  • As competências e habilidades (gerais e específicas) do egresso do Curso de Medicina da FACS/UERN possibilitam a sua atuação nos diferentes cenários de produção dos serviços de saúde, a partir do desempenho de ações assistenciais, gerenciais, de pesquisa e de ensino, nos serviços (públicos e/ou privados) de baixa, média e alta complexidade, nos níveis de atenção primária, secundária e terciária do SUS.


:: Atribuições do profissional formado:

  • A UERN formará o médico com competências, habilidades e atitudes para atender às necessidades de um país semiperiférico como o Brasil e às exigências da sociedade contemporânea. São competências gerais: a atenção à saúde; a comunicação interpessoal e com a comunidade; a tomada de decisões no processo saúde/doença; a administração e o gerenciamento em políticas de saúde; a liderança e a educação continuada, já descritos ao longo deste PPC.
Google+
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Rua Almino Afonso, 478 - Centro - Mossoró/RN | CEP: 59.610-210 | reitoria@uern.br | 84 3315-2145
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115

^