Medicina - Campus Central - Mossoró
Links |
|
|
|
Faculdade |
Site |
Curso |
Departamento |
FACS
|
|
|
|
:: Código:
102210-0
:: Modalidade:
Bacharelado
:: Carga Horária Total:
9930 horas -
Matriz Curricular
:: Tempo do Curso:
Entre 6 e 9 anos (máximo)
:: Correio Eletrônico:
dcb@uern.br
:: Objetivo do Curso:
O Curso de Medicina da UERN visa a aplicação dos conhecimentos das ciências da saúde de forma contextualizada, com ênfase na saúde, método científico, apoiado, sobretudo, na prática médica clínica e no uso apropriado da tecnologia na solução dos problemas do
processo saúde-doença, de forma hierarquizada, com ampla visão do ser humano, tendo como referência a assistência junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Deve propiciar e ter como meta que o médico egresso deve exercer as suas atividades com todo o rigor da ética médica, a fim de desenvolver o sentimento de respeito e de disponibilidade para sua profissão. Objetiva a formação do médico generalista, com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para promover a saúde, prevenir e tratar a doença e reabilitar a incapacidade. O egresso deve se apoiar nos pilares para a educação do Século XXI: aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ser (UNESCO, 1999).
Assim, manter-se-á o objetivo de formar médicos com capacidade para compreender os indivíduos e as comunidades urbanas e rurais no campo da medicina e da vida e intervir em suas necessidades de saúde, visando a redução dos danos e ampliação da autonomia social.
Deverá organizar e promover estudos e pesquisas voltados para temáticas que ensejem uma articulação interdisciplinar e multidisciplinar; refletir sobre a sociedade na qual irá atuar; buscar a sua formação continuada; manter vínculos de comunicação ainda que virtual com o aparelho formador, de modo a manter a prática avaliativa e de seguimento de egressos como procedimento contínuo de revisão de metas e correção de desvios para subsidiar revisão periódica do PPC.
:: Perfil do Formando:
O médico egresso da UERN terá uma formação humanista, generalista, reflexiva, crítica e estará apto para atuar na sociedade na qual será inserido como promotor da saúde. Será reconhecido como um profissional que possua:
- Senso de responsabilidade social;
- Consciência das suas limitações e dos seus deveres éticos; compromisso com a cidadania individual e coletiva;
- Visão crítica da profissão e da sociedade;
- Capacidade de exercer a atividade médica global, no sentido biopsicosocioambiental;
- Capacidade para realizar ações de promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva;
- Visão em saúde pública e epidemiologia;
- Conhecimentos abrangentes de medicina nas áreas básicas e em urgência e emergência;
- Formação médica holística na assistência ao enfermo; e
- Cultura geral e visão humanística, para atuar em sociedade.
:: Campo de Atuação:
- O curso médico de graduação propicia ao aluno além dos conteúdos obrigatórios para que este seja um bom médico, componentes curriculares optativos de forma a que este aluno:
- sinta-se livre e consciente de que lhe foi oferecido também um espaço complementar para sua qualificação individual; esteja motivado pela escolha profissional, o que contribui para sua satisfação pessoal e melhor desempenho no ensino-aprendizagem e nas práticas em serviços.
- O médico egresso da UERN terá uma formação integrada à sociedade e ao SUS, com a percepção de sua totalidade em níveis de assistência primária, secundária e a referências terciárias na complexidade do SUS. O PPC se adequará de forma continuada e articulada às constantes e rápidas modificações que ocorram no mundo contemporâneo da medicina. A crítica à organização do ensino universitário e à função social dos conteúdos escolares aponta para os pressupostos teórico-metodológicos em que a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade, permearão todo o curso, baseados no paradigma integralizador, a fim de promover a superação da especialização precoce e a desarticulação entre a fundamentação teórica, principalmente a de natureza básica, da prática médica cotidiana.
:: Atribuições do profissional formado:
- O conceito de competência é polissêmico e tem sido utilizado tanto no mundo do trabalho como na educação, com diversos significados para os diferentes autores. O Projeto Pedagógico do curso de medicina da UERN se baseia em uma noção de competência dialógica. Nesse conceito dialógico mais amplo, combinam-se as tarefas e os atributos, em contextos específicos, com finalidade de atingir determinados resultados, em prol da comunidade.
- A UERN formará o médico com competências, habilidades e atitudes para atender às necessidades de um país de dimensões continentais, multicultural e em desenvolvimento como o Brasil e às exigências da sociedade contemporânea. São competências gerais: a atenção à saúde; a comunicação interpessoal e com a comunidade; a tomada de decisões no processo saúde/doença; a administração e o gerenciamento em políticas de saúde; a liderança e a educação continuada, já descritos ao longo deste PPC.