Educação Física - Campus Central - Mossoró


Links
Faculdade Site Curso Departamento
FAEF

:: Código:

101020-0

:: Modalidade: 

Licenciatura

:: Carga Horária Total:

3200 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4 e 7 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 def@uern.br

:: Objetivo do Curso:


Objetivo Geral
O objetivo do Curso de Licenciatura em Educação Física da UERN é formar, qualificar e habilitar profissionais para atuarem como docentes na educação básica, nas redes de ensino público e privado do sistema educacional brasileiro, socializando o conhecimento científico da cultura do movimento humano acumulado historicamente pela humanidade, produzindo novos saberes que possam contribuir com a transformação social e a melhoria da qualidade de vida humana.

Objetivos Específicos
- Promover situações que privilegiem o desenvolvimento da criatividade, a investigação científica e o comprometimento com uma Educação Física transformadora da realidade social;

- Oferecer oportunidades de reflexão de como se dá a apropriação do conhecimento relativo ao movimento humano, entendido como patrimônio sócio histórico produzido e reelaborado permanentemente pelos homens;

-Viabilizar ações que despertem a criticidade buscando sujeitos atuantes e comprometidos com a sociedade, capazes de exercerem plenamente o papel de cidadão/profissional de Educação Física, por meio da compreensão e da transformação das relações de poder.

:: Perfil do Formando:


De acordo com as Diretrizes Curriculares para a formação de professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP 2/2015), a Faculdade de Educação Física/UERN levará em consideração, a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva qualificando o licenciado para o exercício profissional com base no rigor científico e numa reflexão filosófica e conduta ética. O licenciado em Educação Física deverá estar apto para exercer suas atividades teóricas e práticas no âmbito das escolas públicas e privadas, da educação formal, atuando no planejamento, na sistematização na execução e avaliação das ações pedagógicas da Educação Física. Assim sendo, deve propiciar a inserção no debate contemporâneo envolvendo questões culturais, sociais, econômicas e o conhecimento sobre o desenvolvimento humano e a própria docência. Essas questões contemplam os conhecimentos da cultura geral e profissional, os conhecimentos sobre crianças, adolescentes, jovens e adultos, o conhecimento sobre dimensão cultual, social, política e econômica da educação, conteúdos que serão objetos de ensino, conhecimento pedagógico e conhecimento advindo da experiência.

O profissional que se deseja formar deverá adotar uma atitude crítico - reflexiva na intervenção profissional em consonância com as diretrizes curriculares e com a proposta conceitual do curso. Considera-se na sua formação a apropriação dos conhecimentos que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão nas diversas manifestações e expressões do movimento humano: formas e modalidades de exercícios físicos, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, entre outros. Essas modalidades visam a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

:: Campo de Atuação:

  • Áreas da docência básica em Educação Física: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • Escolas da rede de ensino público e privado.
  • Planejamento, execução e avaliação da disciplina de Educação Física.


:: Atribuições do profissional formado:

  • A FAEF/UERN entende com base na Resolução 2/2015 - CNE/CP, que a aquisição das competências e das habilidades requeridas na formação do graduado licenciado em Educação Física deverá ocorrer a partir de experiências de interação teórico-prática, em que toda a sistematização teórica deve ser articulada com as situações de intervenção acadêmico-profissional e que estas sejam balizadas por posicionamentos reflexivos que tenham consistência e coerência conceitual.
  • Nessa perspectiva as competências não podem ser adquiridas apenas ao plano teórico ou prático isoladamente. É imprescindível, portanto, que haja coerência entre a formação oferecida, as exigências práticas esperadas do futuro profissional e as necessidades de formação, de ampliação e de enriquecimento cultural das pessoas. Sendo assim, a visão de competência deve ser compreendida além das dimensões do fazer, do saber-fazer ou do saber intervir. Segundo o CNE/CES, o pressuposto dessas diretrizes identifica-se com uma concepção de currículo compreendido como processo de formação da competência humana histórica. Dessa forma, competência é, sobretudo, a condição de refazer permanentemente a ralação com a sociedade e a natureza, usando como instrumento o conhecimento inovador de perspectiva emancipadora.
Google+
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Rua Almino Afonso, 478 - Centro - Mossoró/RN | CEP: 59.610-210 | reitoria@uern.br | 84 3315-2145
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115

^