Enfermagem - Campus Central - Mossoró


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FAEN

:: Código:

100930-0

:: Modalidade: 

Bacharelado e Licenciatura

:: Carga Horária Total:

5015 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4,5 e 7 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 den@uern.br

:: Objetivo do Curso:


1. Formar o enfermeiro bacharel e licenciado, crítico e reflexivo com competência técnica científica, ético-política, social e humana, para exercer, coordenar e dar direcionalidade técnica e social aos processos de trabalho da enfermagem: assistir/intervir, ensinar/aprender, gerenciar e investigar, em todos os níveis de complexidade da rede de serviços de saúde e nos processos de formação e educação permanente em saúde/enfermagem;
2. Criar condições, oportunidades e experiências, que possibilitem ao aluno ser autor da construção do conhecimento com criticidade; e assim, desenvolver a criatividade, sendo capaz de (re)construir o saber para uma ação em defesa da qualidade da vida, da sustentabilidade do planeta, da integralidade da atenção à saúde, e da qualidade dos serviços prestados à população;
3. Proporcionar espaços para o desenvolvimento de estudos e pesquisas com vistas a fomentar a produção e sistematização do conhecimento, enquanto instrumentos do trabalho em saúde/enfermagem;
4. Propiciar a integração educação-trabalho, no estabelecimento de relações interinstitucionais mais democráticas e participativas nos processos educacionais da enfermagem e na organização do seu processo de trabalho no sistema de saúde, visando à efetivação das necessárias mudanças do atual modelo assistencial de saúde;
5. Instrumentalizar o aluno para o desenvolvimento dos processos de trabalho em enfermagem: assistir/intervir, ensinar/aprender, gerenciar e investigar, de forma indissociável e em consonância com os princípios e diretrizes do SUS;
6. Construir instrumentos para a produção de novos conhecimentos, enquanto instrumentos do trabalho em saúde/enfermagem, comprometidos com a transformação dos perfis epidemiológicos do País, da Região Nordeste, do Estado do Rio Grande do Norte e da cidade de Mossoró;
7. Formar o enfermeiro, através da licenciatura, parte do processo ensinar/aprender, para a produção e qualificação dos demais trabalhadores da enfermagem, e para atuar na educação em saúde.


:: Perfil do Formando:


1. Coordenar o trabalho da enfermagem, parcela do trabalho coletivo em saúde, nos modelos clínicos e epidemiológico de produção dos serviços de saúde;

2. Desenvolver os processos de trabalho da enfermagem (assistir/intervir, ensinar/aprender, gerenciar e investigar) ao nível dos serviços de saúde e educação em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde;

3. Desenvolver, participar e aplicar processos de investigação, de pesquisa e de outras formas de produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias apropriadas ao processo de trabalho da enfermagem; que objetivem a qualificação do atendimento às demandas colocadas pela dinâmica social, da organização tecnológica e suporte à prática profissional e à construção de novos paradigmas para a enfermagem brasileira e para o trabalho coletivo em saúde;

4. Compreender as políticas de saúde/educação no contexto das políticas sociais, reconhecendo o seu papel social como agente responsável pela formação profissional e como um importante sujeito na transformação dos perfis epidemiológicos da população;

5. Participar da organização política e o do desenvolvimento da profissão, reconhecendo as relações sociais e de trabalho e, a influência dessas relações na produção dos serviços de saúde e na educação, tanto em nível básico, quanto profissional;

6. Atuar na educação profissional em cursos profissionalizantes e em outros campos da educação em saúde, como a Educação Permanente em Saúde, a docência e a gestão de cursos de formação de profissionais (como os de agentes comunitários de saúde e outros); gestão de serviços em educação em saúde, em empresas, em órgãos governamentais e em outras organizações;

7. Produzir conhecimentos que contribuam com a transformação dos perfis epidemiológicos;

8. Responsabilizar-se pelo processo de formação dos trabalhadores de enfermagem e participar dos processos de formação de outros trabalhadores de saúde;

9. Reconhecer o contexto social, sua estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;

10. Reconhecer a organização do trabalho e sua influência na saúde;

11. Responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente;

12. Atuar como articulador, negociador, capaz de estabelecer alianças e parcerias;

13. Comprometer-se com o desenvolvimento da profissão e o aprofundamento de sua qualificação técnico-científica, bem como dos demais trabalhadores de enfermagem;

14. Identificar as necessidades sociais da população e seus determinantes;

15. Intervir na produção dos serviços de saúde com vistas à transformação dos perfis epidemiológicos e aperfeiçoamento do processo saúde/doença.



:: Campo de Atuação:

  • Órgãos públicos e privados: Escolas, creches, empresas, hospitais, ambulatórios, unidades de saúde, comunidades, consultórios em domicílio. Instituições de ensino superior e ensino médio. Profissional autônomo.


:: Atribuições do profissional formado:

  • 1. Atuar nos diferentes cenários da prática ou do trabalho de enfermagem;
  • 2. Captar, interpretar e intervir na realidade dos perfis epidemiológicos dos grupos sociais, as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
  • 3. Construir coletivamente projetos de intervenção para os serviços de saúde/enfermagem responsabilizando-se pela parcela do trabalho de enfermagem no processo de produção desses serviços em resposta às demandas sociais;
  • 4. Assistir/intervir nas dimensões: Estrutural (sociedade), particular (grupos sociais), singular (indivíduo e família);
  • 5. Compreender o trabalho coletivo em saúde enquanto interdisciplinar ultrapassando a concepção de equipe de saúde que tem por base o trabalho multiprofissional;
  • 6. Coordenar o trabalho de enfermagem possibilitando a articulação e indissociabilidade dos processos de trabalho da enfermagem (assistir/intervir, ensinar/aprender, gerenciar e investigar) em todos os cenários da atenção à saúde;
  • 7. Participar de processos de formação e qualificação dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;
  • 8. Participar de processos de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde trabalho e adoecimento;
  • 9. Produzir conhecimentos, em suas diversas formas, que objetivem a qualificação do trabalho de saúde/enfermagem, na perspectiva da transformação dos perfis epidemiológicos;
  • 10. Respeitar o código ético, os valores políticos e os atos normativos da profissão;
  • 11. Participar da composição das estruturas deliberativas do sistema de saúde;
  • 12. Participar dos movimentos sociais da área de saúde/enfermagem;
  • 13. Desenvolver programas de Educação Permanente em Saúde, para os trabalhadores de saúde/enfermagem, mediante um trabalho pedagógico pautado na interdisciplinaridade e na vivência da prática profissional;
  • 14. Produzir conhecimento, na área da enfermagem, com vistas à qualificação da prática profissional que contribua com a qualidade de vida da população;
  • 15. Atuar como sujeito no processo de formação de trabalhadores em enfermagem;
  • 16. Planejar e implementar práticas educativas fundamentadas na promoção da saúde;
  • 17. Desenvolver, participar e aplicar pesquisa e/ou outra forma de produção de conhecimento na perspectiva da qualificação da prática profissional;
  • 18. Interagir com os demais profissionais de saúde para o desenvolvimento da atenção à saúde no âmbito da assistência, da educação, da gerência e da pesquisa;
  • 19. Contribuir para a reorientação do modelo assistencial da atenção à saúde;
  • 20. Utilizar a linguagem verbal, não verbal e escrita de modo claro e objetivo;
  • 21. Compreender a educação como um processo social, histórico e que se dá ao longo da vida, reconhecendo os processos educativos que permeiam as práticas sociais de saúde, institucionalizadas ou não;
  • 22. Colocar-se de forma ética e humanizada na relação educativa, buscando a troca de saberes e práticas;
  • 23. Compreender a educação em saúde como instrumento para a atenção à saúde, operacionalizada através de metodologias participativas que propiciem a autonomia e cidadania dos indivíduos e coletivos;
  • 24. Compreender o processo de construção do conhecimento no contexto social e cultural em que o indivíduo está inserido;
  • 25. Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino em saúde;
  • 26. Identificar as diferentes linguagens, novas tecnologias, crenças, conhecimentos populares, manifestos nas sociedades contemporâneas e suas funções na produção do conhecimento, articulando-as ao seu processo de trabalho;
  • 27. Identificar as dinâmicas culturais relacionadas ao fenômeno educativo e de planejar intervenções pedagógicas que as considerem;
  • 28. Articular o ensino e a pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;
  • 29. Produzir, recriar, e utilizar os conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira, para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa em saúde;
  • 30. Desenvolver compromisso ético na atuação profissional, e com a organização democrática da vida em sociedade;
  • 31. Desenvolver uma compreensão dos processos de ensino e aprendizagem na educação profissionalizante e nas suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino;
  • 32. Participar da elaboração de projetos de atenção à saúde, no âmbito das políticas de atenção à saúde, nos diferentes ciclos de vida;
  • 33. Exercer o gerenciamento de cursos profissionalizantes e de atividades de Educação Permanente em Saúde;
  • 34. Realizar atividades de planejamento, organização, coordenação e avaliação dos seus processos de trabalho pautadas em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso.
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