Ciências Sociais - Campus Central - Mossoró


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FAFIC

:: Código:

100510-0

:: Modalidade: 

Bacharelado

:: Carga Horária Total:

2670 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4 e 6 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 dcsp@uern.br

:: Objetivo do Curso:


Uma vez que o DCSP oferece o curso de Ciências Sociais nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, é compreensível que se pense, de início, em fomentar aspectos profissionais comuns a ambas as formações, dado que a matriz conceitual desse campo científico, assim como algumas posturas epistemológicas e éticas devem ser partilhadas pelos
egressos de ambas as modalidades.
Considerando o ponto de vista do conhecimento, a formação em Ciências Sociais envolve um conjunto de atividades que promove uma reflexão integrada de conhecimentos por diversas disciplinas de caráter teórico e metodológico. A natureza interdisciplinar das Ciências Sociais se revela na abrangência das três áreas básicas de domínio específico - a
Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia -, as quais se somam conhecimentos complementares em áreas de domínios conexos como, Economia, Filosofia, Estatística,
Educação, Letras e História.
Desse modo, o presente PPC da Licenciatura em Ciências Sociais pretende expressar um modelo ideal de profissional, decididamente criativo, capaz de responder às mudanças
científicas e sociais de nossa época, em razão da sólida formação teórico-metodológica nas três áreas citadas e da formação humanística, tornando-o apto a intervir quer nas atividades de pesquisa, quer nas de ensino, além de sensibilizá-lo para o engajamento social.

:: Perfil do Formando:


Se as Ciências Sociais constituem-se sobre um campo naturalmente interdisciplinar, no caso da modalidade Licenciatura, a interface com a área de Educação amplia esse foco de interdisciplinaridade, dado pela natureza do processo ensino-aprendizagem e pelos variados contextos sociais em que ele ocorre.

Desse modo, o Licenciado em Ciências Sociais deve manejar conceitos que permitam compreender com clareza o processo de aprendizagem, das implicações psíquicas às sociais, assim como o processo de ensino e o papel que nele desempenham as várias ferramentas ao alcance do professor, desde aquelas das quais seu corpo é veículo (voz, expressão corporal, interação com seu público) até aquelas situadas ao nível das tecnologias da informação. Para dar aulas são necessárias outras qualidades que a simples condição de oralidade.

Para isso, a prática de ensino, assim como não pode prescindir de um conteúdo teórico também não pode deixar de contemplar o manejo de recursos e técnicas didáticas que o licenciando deverá conhecer e praticar durante seu aprendizado. O processo de socialização, o papel da família neste e do contexto comunitário, assim como a interação com a sociedade, em sentido mais amplo, são temas de estudo, diretamente relacionados ao processo ensino-aprendizagem, que serão enfatizados.

Ao mesmo tempo, a atuação do egresso na escola torna necessário que sua formação profissional destaque as relações desta com o Estado e suas políticas, com a sociedade e suas demandas e com a cultura, em sentido geral. Trata-se de um profissional que carece da compreensão plena de alguns conceitos-chave das teorias antropológica, política e sociológica para poder qualificar sua intervenção. Nele o teórico e o técnico se imbricam, ou seja, saberes e competências específicas se completam.

Desse modo, a concepção e a estruturação da escola vigente, com planejamentos pedagógicos, organização de conteúdos e currículo, processos de avaliação, etc., devem contribuir para o desencadeamento de reflexões sobre os princípios que a regem. O sentido de uma reflexão sobre o processo de socialização do homem, por exemplo, é fundamental na medida em que é um fenômeno sociocultural, que se faz segundo a afirmação de uma identidade positiva, sendo o contexto social o responsável por esse processo de identificação.

A escola, por sua vez, é um espaço sociocultural que imprime no fazer cotidiano marcas na vida dos sujeitos que dela fazem parte, porque é nela que as experiências sociais são (re)significadas e (re)elaboradas num devir constante. O estágio supervisionado, em suas várias fases, tem o papel de desencadear a reflexão aludida. Levando em conta que o papel primeiro do Licenciado em Ciências Sociais é tornar o conhecimento da sociedade acessível a estudantes da Educação Básica, é necessário, portanto, fornecer ao egresso ferramentas conceituais e práticas para que ele possa, junto com seus futuros alunos, construir parte desse conhecimento, sobretudo, se lembrarmos que os fenômenos sociais estão em toda parte, do que se concluiu que o professor está permanentemente cercado por um laboratório.

Assim, o egresso precisa aprender a olhar a realidade social que o cerca e ser capaz de enxergar nela fenômenos que possam ser estudados. O aprendizado da ciência dá-se pela percepção compreensiva dos fenômenos. Daí, o presente PPC busca desenvolver no egresso o aprendizado da observação didática dos fenômenos sociais. Em outros termos, podemos dizer que ao se pensar na atuação de um licenciado há de se destacar a exigência de qualificação no ensino e também na pesquisa. Não se pode mais pensar em um professor que somente ministra aulas sem ter a capacidade de também fazer pesquisa. Além disso, o Licenciado em Ciências Sociais deve ser um profissional apto para o ensino, e à inserção crítica, criativa e competente no sistema escolar público e privado, prestando assessoria na formatação de cursos e na elaboração de projetos pedagógicos, no gerenciamento de recursos humanos e didáticos e na avaliação de técnicas educacionais; e a docência na Educação Básica, apto a lecionar a Sociologia no ensino médio e os temas transversais do Ensino Fundamental, tais como cidadania, etnicidade, gênero, identidades culturais e fatores sociais, sexualidade, vida familiar e social e o meio ambiente.

O licenciado deve ser um profissional capaz de potencializar seu processo de auto monitoramento para negociar sua identidade profissional num mercado de trabalho marcado pela acelerada mutação e rompimento de fronteiras corporativistas; além de um profissional não somente crítico e competente, mas principalmente que construa sua trajetória alicerçada na defesa da ética, dos direitos humanos e da cidadania.

Somado à busca pela interdisciplinaridade, este PPC procura tornar o currículo e, portanto, o curso, mais flexível, para que o aluno possa ter um eixo de formação livre que consiste na participação em atividades que visam contribuir para a sua formação humanística mais ampla. A expectativa de se criar uma cultura acadêmica no curso encontra respaldo na medida em que atividades fora da sala de aula (culturais, artísticas, políticas, científicas, etc.) também serão integradas ao currículo do aluno com a correspondente creditação. O espírito acadêmico exige condições reais de participação e envolvimento do aluno em atividades de iniciação científica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa de Educação Tutorial (PET) em Ciências Sociais, dos grupos de pesquisa existentes na UERN, das ações de extensão, do Programa Institucional de Monitoria (PIM), dentre outros. A participação em eventos científicos, na qualidade de apresentador ou mesmo de ouvinte, também contribui para a cultura acadêmica, somada à necessidade de se instituir o hábito da escritura científica, tão importante para a produção e divulgação do conhecimento.

:: Campo de Atuação:

  • Instituições de ensino fundamental e médio;
  • Instituições universitárias, Centros de pesquisas, Empresas - mais especificamente as de marketing e publicidade;
  • Institutos de pesquisa de opinião pública e outros;
  • Órgão públicos;
  • Setor Privado.


:: Atribuições do profissional formado:

  • Para cumprir com o seu papel de professor-pesquisador, o profissional de Licenciatura em Ciências Sociais, formado pela UERN, necessita possuir as seguintes aptidões, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Ciências Sociais, estabelecidas pelo parecer 492/2001CNE/CES:
  • (a) o manejo de categorias e conceitos produzidos pelas principais matrizes clássicas e contemporâneas das Ciências Sociais;
  • (b) o domínio das metodologias e dos instrumentais de pesquisa em Ciências Sociais;
  • (c) e o raciocínio abstrato, habilidade matemática, exatidão lógica, meticulosidade, imaginação, desembaraço e sociabilidade.
  • A partir de tais aptidões, espera-se ter um profissional com uma formação que abrange as múltiplas esferas da vida social, como a economia, a política, o judiciário, a educacional, a religiosidade, a científica, a sexualidade, a esportiva, etc. Será um profissional capaz de construir novos espaços de atuação profissional, de formação versátil e continuada, alicerçada na defesa de valores éticos, da criticidade e da cidadania. Em síntese, o profissional de Ciências Sociais deverá possuir as seguintes competências e habilidades: autonomia intelectual, capacidade analítica, competência na articulação entre teoria, pesquisa e prática social e compromisso social.
  • A) Gerais:
  • - Domínio da bibliografia teórica e metodológica básica;
  • - Autonomia intelectual;
  • - Capacidade analítica;
  • - Competência na articulação entre teoria, pesquisa e prática social;
  • - Compromisso social;
  • - Competência na utilização da informática.
  • B) Específicas para licenciatura:
  • - Domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino e aprendizagem no Ensino
  • Fundamental e Médio;
  • - Domínio dos métodos e técnicas pedagógicos que permitem a transposição do conhecimento para os diferentes níveis de ensino.
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