Geografia - Campus Central - Mossoró
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FAFIC
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:: Código:
100820-0
:: Modalidade:
Licenciatura
:: Carga Horária Total:
3770 horas -
Matriz Curricular
:: Tempo do Curso:
Entre 4 e 6 anos (máximo)
:: Correio Eletrônico:
dge@uern.br
:: Objetivo do Curso:
OBJETIVO GERAL
O curso de Licenciatura em Geografia, de acordo com a Resolução 002/2019 CNE/CP, tem como objetivo propiciar formação docente ampla, interdisciplinar, contemplando em seus conteúdos temas geográficos e afins, capazes de realizar uma leitura espacial crítica de mundo, construindo saberes a partir do desenvolvimento da produção e do raciocínio geográficos que contribuam para a formação cidadã de crianças, adolescentes e adultos e, consequentemente, atuando ativamente para a construção de uma sociedade mais justa e humana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Proporcionar ao discente em geografia formação inicial acerca dos principais conteúdos geográficos, seus conceitos e categorias, bem como a articulação dos mesmos em temas transversais, a partir de conhecimentos interdisciplinares;
2. Capacitar o discente a desenvolver leituras espaciais críticas do mundo em suas diversas escalas, do local ao global, do singular ao universal;
3. Desenvolver competências e habilidades necessárias para o desempenho do exercício profissional docente, desde atividades de ensino até aquelas que envolvam práticas administrativas e didático-pedagógicas de modo que se contemple a diversidade de temas sob o prisma geográfico;
4. Formar o professor em geografia escolar comprometido com a formação de cidadãos críticos, conscientes e participativos, capazes de compreender as relações complexas e contraditórias que envolvem a construção do espaço geográfico.
5. Capacitar o discente para a produção geográfica, em suas mais diversas esferas (acadêmica, científica e cultural) e em diferentes instituições, visando a elaboração de instrumentos pedagógicos que envolvam a relação do conhecimento acadêmico com a geografia escolar, dando destaque para realidade espacial.
6. Capacitar o profissional docente, considerando as diversidades do ambiente escolar e dedicando os cuidados necessários à educação de alunos com necessidades especiais.
:: Perfil do Formando:
O egresso do curso de licenciatura em geografia deve reunir as condições para a execução da atividade profissional docente em ambientes os mais diversos, dentre os quais o principal é a escola, lugar por excelência das práticas referentes ao ensino e à educação (CAVALCANTI, 1998, 2012).
A atividade docente requer, compreendida como prática social, a indissociabilidade entre pares dialéticos, tais quais teoria e prática, pesquisa e ensino, analisados de modo articulado a outras dimensões da realidade social e não personificando qualquer uma delas.
Os professores devem ainda conseguir reunir diferentes saberes oriundos de sistemas cognitivos, componentes sociais, existenciais e pragmáticos, conectados ao mundo contemporâneo e voltados à excelência de sua prática profissional.
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura estabelecidos na Resolução CNE/CES 014/2002, cabe ao egresso de licenciatura em Geografia, 1) Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia; 2) Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.
Ainda na Resolução CNE/CP 002/2019, preconiza-se para o egresso do curso de licenciatura em geografia deverá possuir um repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, resultado do projeto pedagógico e do percurso formativo vivenciado cuja consolidação virá do seu exercício profissional, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, de modo a lhe permitir:
1 - o conhecimento da instituição educativa como organização complexa na função de promover a educação para e na cidadania;
2 - a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica;
3 - a atuação profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de educação básica.
Por fim, o docente deve ser capaz de atuar profissionalmente a partir da união dos saberes geográficos, didático-pedagógicos, teórico-práticos, de pesquisa-ensino bem como aqueles obtidos no cotidiano afim de desenvolver a capacidade de pensar e agir autonomamente considerado as múltiplas espacialidades.
:: Campo de Atuação:
:: Atribuições do profissional formado:
- A Resolução CNE/CES 014/2002 estabelece como Competências e Habilidades a serem ofertadas pelos cursos de licenciatura em Geografia e dominadas pelos seus discentes as seguintes:
- A) Gerais
- Os cursos de Graduação devem proporcionar o desenvolvimento das seguintes habilidades gerais:
- a. Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimentos;
- b. Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;
- c. Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
- d. Planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica;
- e. Dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográficos;
- f. Propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da Geografia;
- g. Utilizar os recursos da informática;
- h. Dominar a língua portuguesa e um idioma estrangeiro no qual seja significativa a produção e a difusão do conhecimento geográfico;
- i. Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.
- B) Específicas
- a. Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais:
- b. identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;
- c. selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o problema proposto;
- d. avaliar representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos
- e. elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas.
- f. dominar os conteúdos básicos que são objeto de aprendizagem nos níveis fundamental e médio;
- g. organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino.
- A Resolução CNE/CP 2/2019, em seu artigo 4º, aponta para as competências específicas referindo-se a três dimensões fundamentais, as a quais, de modo interdependente e sem hierarquia, se integram e se complementam na ação docente. São elas: 1) conhecimento profissional; 2) prática profissional e; 3) engajamento profissional. Tais competências são especificadas da dimensão do conhecimento profissional a partir dos seguintes aspectos:
- I - Competências específicas da dimensão do conhecimento profissional:
- a. dominar os objetos de conhecimento e saber como ensiná-los;
- b. demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem;
- c. reconhecer os contextos de vida dos estudantes;
- d. conhecer a estrutura e a governança dos sistemas educacionais.
- II - Competências específicas da dimensão da prática profissional:
- a. planejar as ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens;
- b. criar e saber gerir os ambientes de aprendizagem;
- c. avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino;
- d. conduzir as práticas pedagógicas dos objetos do conhecimento, as competências e as habilidades.
- III - Competências específicas da dimensão do engajamento profissional:
- a. comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional;
- b. comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender;
- c. participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção de valores democráticos;
- d. engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade, visando melhorar o ambiente escolar.
- Dentre diversos estudos que tratam acerca do tema é referência no trato das competências a proposta elaborada por Perrenoud (2000), apontando para 10 competências profissionais para ensinar, a saber:
- 1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
- 2. Administrar a progressão das aprendizagens;
- 3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos;
- 4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
- 5. Trabalhar em equipe;
- 6. Participar da administração da escola;
- 7. Informar e envolver os familiares e responsáveis;
- 8. Utilizar novas tecnologias;
- 9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão;
- 10. Administrar sua própria formação contínua.
- Ainda de acordo com a Resolução CNE/CP 2/2019, as competências específicas para a dimensão do conhecimento profissional requerem habilidades específicas de acordo com a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC- Formação).
- Tais orientações não são estáticas nem determinantes, mas adquiridas e desenvolvidas em diferentes ambientes escolares passíveis de mudanças e transformações. Desse modo, administrar competências e habilidades é possibilitar aos egressos do curso formas de trabalhar individual ou coletivamente com referências capazes de conduzi-los à formação profissional e seu desenvolvimento como ser no mundo.