Comunicação Social (Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Campus Central - Mossoró
:: Código:
102510-2
:: Modalidade:
Bacharelado
:: Carga Horária Total:
2770 horas -
Matriz Curricular
:: Tempo do Curso:
Entre 4 e 6 anos (máximo)
:: Objetivo do Curso:
Dotar o aluno de conhecimento ético, político, científico e cultural e de uma formação técnica adequada enfatizando, na habilitação de Jornalismo, o registro e
documentação das realidades culturais, econômicas e sociais da Região e do País; na habilitação de Publicidade e Propaganda, o planejamento, criação,
produção, difusão e gestão da comunicação publicitária; e quanto à habilitação em radialismo, objetiva enfatizar a geração e disseminação de produtos
audiovisuais, desde o planejamento à transmissão e gerência desses produtos.
:: Perfil do Formando:
Capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas;
Habilidade para refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, sendo capaz de adequar-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
Visão integradora e horizontalizada – genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho permitindo o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das sua relações com os processos sociais que as originam e que destas resultam;
Capacidade de utilizar de maneira crítica o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo portanto competente para posicionar-se de maneira ética-política sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida e a que pode submeter os cidadãos, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social.
:: Campo de Atuação:
- Veículos impressos (jornais, revistas, etc).
- Emissoras de Rádio e Televisão Comerciais, Educativas e Comunitárias.
- Agências de publicidade e propaganda.
- Assessorias de comunicação de Instituições Públicas e Privadas, Agências de Propaganda, Empresas Jornalísticas e Assessorias Individuais (a políticos, artistas,
- etc).
:: Atribuições do profissional formado:
- Atuar como repórter, pauteiro, chefe de reportagem, editor de imagens, editor de jornais, de cadernos de programas em rádios, de TVs, produtor, chefe de
- redação, diretor de redação e assessor de imprensa.
- Exercer o magistério de nível superior.
- Atuar como autor, roteirista, diretor artístico ou de produção, produtor executivo, diretor de programas, diretor de programação, diretor de imagens, assistente de
- produção, coordenador de produção e programação.
- Exercer atividades relacionadas à criação, produção, promoção, redação, comunicação integrada de Marketing, gerente comercial e pesquisador.