Música - Campus Central - Mossoró


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FALA

:: Código:

102620-0

:: Modalidade: 

Licenciatura

:: Carga Horária Total:

3545 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 4 e 7 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 dart@uern.br

:: Objetivo do Curso:


Objetivo geral

Formar professores(as) para o ensino de Música, habilitando-os(as) para a atuação em escolas de Educação Básica e outros contextos de ensino e aprendizagem da Música, de forma que atenda amplamente às demandas e às necessidades profissionais relacionadas ao ensino da música na região.



Objetivos específicos

Proporcionar um conhecimento amplo da área, possibilitando aos(às) aprendentes uma formação abrangente que contemple universos distintos do ensino da Música;

Desenvolver a capacidade reflexiva na área de Educação Musical com base em projetos que inter-relacionem ensino, pesquisa e extensão;

Possibilitar vivências em situações de ensino e aprendizagem nos diferentes contextos da área de Educação Musical;

Ampliar as perspectivas de atuação docente, de forma que o(a) estudante possa pensar e atuar na Educação Musical a partir de um conhecimento interdisciplinar;

Proporcionar que o(a) estudante seja capaz de lidar com as diferenças culturais de cada sociedade e dos distintos contextos de ensino e aprendizagem da Música;

Incentivar a aprendizagem colaborativa por meio do uso de novas tecnologias de informação e comunicação nas práticas educativos-musicais, atividades científicas e profissionais;

Capacitar docentes para atuar na sociedade, com base em valores da humanidade, da natureza, da ciência e da ética;

Atender às demandas e às necessidades profissionais relacionadas ao ensino da música na região.


:: Perfil do Formando:


O(a) egresso(a) do curso de Licenciatura em Música da UERN será um(a) professor(a) de Música apto(a) a atuar em escolas de Educação Básica, em diversos contextos de ensino e aprendizagem da Música e espaços culturais com atividades de ensino informais e não-formais. Esse(a) profissional será dotado(a) de formação intelectual e cultural, crítica e competente em sua área de atuação, com capacidade criativa, reflexiva e transformadora, nas ações educacionais e culturais inerentes ao seu mercado de trabalho e ao mundo contemporâneo.



:: Campo de Atuação:

  • Além da docência, o(a) licenciado(a) em Música poderá exercer atividades como músico (musicista), pesquisador(a), agente-cultural e outras especificidades do campo.


:: Atribuições do profissional formado:

  • Conforme os princípios gerais e objetivos do curso de Licenciatura em Música, turno noturno, o(a) professor(a) licenciado(a) em Música deverá possuir diversas competências e habilidades profissionais, com vistas a:
  • Desenvolver atividades musicais capazes de propiciar a aprendizagem musical, conforme a necessidade do contexto de atuação;
  • Promover a aprendizagem colaborativa, por meio da utilização de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) inerentes à Educação Musical;
  • Utilizar metodologias de ensino musical que promovam o desenvolvimento e a sensibilidade artística nos educandos de múltiplos contextos e espaços culturais;
  • Identificar, manipular e articular os componentes básicos da linguagem sonora (sons, ritmos, gestos, texturas, expressões e outros elementos) demonstrando sensibilidade e capacidade pedagógica;
  • Ser capaz de promover a interdisciplinaridade, de forma a contemplar o conhecimento aplicado às temáticas sociais transversais do currículo escolar;
  • Articular os conhecimentos e práticas das atividades de pesquisa, ensino e extensão, integrando-os à linguagem artístico-musical;
  • Ter consciência crítica do seu papel social e político, sendo capaz de intervir efetivamente nas atividades artísticas contemporâneas, interagindo com as novas tecnologias da informação;
  • Conhecer e compreender a realidade em que está inserido, a ponto de conhecer as causas provadoras dos problemas por ele(a) vividos, sendo capaz de interferir decisivamente no processo de transformação social;
  • Promover a integração entre a prática pedagógica e as práticas interpretativas;
  • Elaborar roteiros e instruções para realização de projetos artísticos;
  • Estar preparado para a atividade docente, atuando em diferentes espaços culturais.
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