Física - Campus Central - Mossoró


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FANAT

:: Código:

101520-0

:: Modalidade: 

Licenciatura

:: Carga Horária Total:

3815 horas -  Matriz Curricular

:: Tempo do Curso:

Entre 5 e 6 anos (máximo)

:: Correio Eletrônico:

 dfis@uern.br

:: Objetivo do Curso:


O Curso tem como objetivo geral formar profissionais com competências para atuarem no ensino da Física nos Ensinos Fundamental e Médio, bem como para se inserirem em projetos de fomentação e divulgação dos saberes físicos no âmbito da educação informal, numa perspectiva que busque explorar a relação entre Física, cultura, desenvolvimento social e qualidade de vida.

:: Perfil do Formando:


O licenciado em Física pela UERN terá construído competências e habilidades que lhe permitam analisar e atuar nas diferentes dimensões que interferem no processo de ensino e de aprendizagem dos saberes físicos. Como educador, terá uma compreensão

:: Campo de Atuação:



:: Atribuições do profissional formado:

  • • dominar o conhecimento físico e o saber como ensiná-lo;
  • • planejar ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens;
  • • demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem pelo licenciando;
  • • criar e o gerir de ambientes de aprendizagem;
  • • comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender;
  • • promover articulação entre a teoria e a prática para a formação docente, fundada nos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, visando à garantia do desenvolvimento dos estudantes;
  • • compreender os docentes como agentes formadores de conhecimento e cultura e, como tal, da necessidade de seu acesso permanente a conhecimentos, informações, vivência e atualização cultural;
  • • compreender a formação continuada como componente essencial para a profissionalização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da instituição educativa e considerar os diferentes saberes e a experiência docente, bem como o projeto pedagógico da instituição de Educação Básica na qual atua o docente;
  • • demonstrar conhecimento sobre os processos pelos quais as pessoas aprendem, devendo adotar as estratégias e os recursos pedagógicos alicerçados nas ciências da educação que favoreçam o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao currículo;
  • • demonstrar conhecimento sobre as diferentes formas diagnóstica, formativa e dominar o conhecimento físico e o saber como ensiná-lo;
  • • planejar ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens;
  • • demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem pelo licenciando;
  • • criar e o gerir de ambientes de aprendizagem;
  • • comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender;
  • • promover articulação entre a teoria e a prática para a formação docente, fundada nos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, visando à garantia do desenvolvimento
  • dos estudantes;
  • • compreender os docentes como agentes formadores de conhecimento e cultura e, como tal, da necessidade de seu acesso permanente a conhecimentos, informações, vivência e atualização cultural;
  • • compreender a formação continuada como componente essencial para a profissionalização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da instituição educativa e considerar os diferentes saberes e a experiência docente, bem como o projeto pedagógico da instituição de Educação Básica na qual atua o docente;
  • • demonstrar conhecimento sobre os processos pelos quais as pessoas aprendem, devendo adotar as estratégias e os recursos pedagógicos alicerçados nas ciências da educação que favoreçam o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao currículo;
  • • demonstrar conhecimento sobre as diferentes formas diagnóstica, formativa e somativa de avaliar a aprendizagem dos estudantes, utilizando o resultado das avaliações para:
  • (a) dar devolutivas que apóiem o estudante na construção de sua autonomia como aprendente;
  • (b) replanejar as práticas de ensino para assegurar que as dificuldades identificadas nas avaliações sejam solucionadas nas aulas;
  • • dominar as informações sobre a estrutura do sistema educacional brasileiro, as formas de gestão, as políticas e programas, a legislação vigente e as avaliações
  • institucionais;
  • • elaborar o planejamento dos campos de experiência, das áreas, dos componentes curriculares, das unidades temáticas e dos objetos de conhecimento, visando ao desenvolvimento das competências e habilidades previstas pela BNCC.
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