Portal UERN: Política de Conteúdo

Sua sessão de tira-dúvidas sobre os sistemas da UERN.



A necessidade de se construir páginas eletrônicas para cada setor da UERN foi sentida pela primeira vez há bem mais de 10 anos, quando o primeiro Portal da instituição foi criado.

A realização do presente projeto, de seus objetivos e metas, vem sendo tentada nos últimos 4 anos. Data de julho de 2008 as primeiras reuniões visando a sua execução, aí incluindo a escolha das primeiras comissões responsáveis pela elaboração do conteúdo e da primeira equipe encarregada da programação visual e estrutural. Infelizmente, até agora não foi concluído o seu Piloto, constituído das páginas da reitoria, das pró-reitorias e daquelas dos departamentos e cursos da FAFIC e FACEM, duas das maiores unidades da UERN.

Podemos nos perguntar por que até hoje o Piloto não foi concluído. É possível que haja equívocos em relação à metodologia de trabalho adotada, tanto no que tange ao trabalho em si, uma vez que não há experiência anterior em que se espelhar e toda a dinâmica de trabalhar precisa ser criada por quem participa da experiência, como no que diz respeito ao engajamento da equipe - ninguém está tendo carga horária específica para tal. À parte isto, talvez haja também na explicação uma variável ligada à nossa cultura acadêmica, em que o trabalho em equipe, por solicitação de uma demanda, não é uma prática efetiva corrente, apesar de insistentemente presente em nosso discurso. Do ponto de vista individual, a instituição conta com recursos humanos da mais alta qualificação, alguns mesmo brilhantes. No entanto, a sinergia nos departamentos, resultando em trabalhos inspirados e ágeis, não existe na razão direta desses valores individuais.

Como já assinalado, desde julho de 2008 tentamos criar um novo PORTAL UERN, com um lay-out mais atrativo, mais interativo e de mais fácil navegação, e com muito mais informações da Administração Superior, das faculdades, dos departamentos e cursos. É um trabalho enorme, de grande amplitude, pioneiro, e, por todas estas singularidades, um trabalho de fato coletivo. É essa mobilização do coletivo em função de um objetivo comum que apresenta desafios muito concretos.

Confiamos, no entanto, que, de todo modo, esses quatro anos de trabalho, embora de poucos resultados concretos, geraram alguma experiência que pode ser investida na melhoria do trabalho das equipes.

Cremos que existe boa vontade dos professores em trabalhar por seu departamento e, além da boa
vontade, competência. Temos, portanto, os ingredientes fundamentais para realizar o que almejamos.

O documento completo pode ser acessado em: http://www.uern.br/pdf/Documentos/Portal-UERN-Politica-de-Conteudo.pdf


Google+
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Rua Almino Afonso, 478 - Centro - Mossoró/RN | CEP: 59.610-210 | reitoria@uern.br | 84 3315-2145
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115

^