Notícias


Enade 2021 será aplicado em 14 de novembro

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 será aplicado, no dia 14 de novembro, aos concluintes de cursos de graduação e cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Coordenadores de cursos deverão inscrever os estudantes (ingressantes e concluintes) a partir de 19 de julho, no Sistema Enade. O prazo se encerra em 29 de agosto. As principais datas, diretrizes e os procedimentos do Enade foram anunciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por meio do Edital n.º 36/2021, publicado nesta terça-feira, 13 de julho, no Diário Oficial da União.

A participação no exame envolve responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova. O Enade 2021 avaliará cursos de 30 áreas de graduação, por meio do desempenho dos estudantes. No grau acadêmico bacharelado, serão avaliados os cursos de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.

Em relação à licenciatura, serão avaliados os cursos de artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química. Também farão parte da avaliação os seguintes cursos superiores de tecnologia: tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em gestão da tecnologia da informação e tecnologia em redes de computador.

Inscrição e cadastro – O Sistema Enade estará liberado para os procuradores educacionais e coordenadores de curso no período de 15 a 18 de julho para autenticação. O Inep realizará o enquadramento automático dos cursos classificados na Classi?cação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Especí?ca (Cine Brasil), em 16 de julho.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. Após a inscrição dos coordenadores, os estudantes concluintes habilitados para o Enade 2021 também devem preencher o cadastro no período de 19 de julho a 13 de novembro. O estudante que precisar de atendimento especializado e/ ou tratamento pelo nome social pode solicitar entre 30 de agosto e 3 de setembro, no Sistema Enade.

Edital ENADE 2021

Acesso o Sistema Enade

Fonte: Site do INEP

INEP adia aplicação do ENADE 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou para 2021 a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2020. O motivo são as restrições impostas devido à pandemia de Covid-19, com impacto no cronograma de aulas das instituições de ensino superior em todo o país. De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a nova data será redefinida conforme os ajustes dos calendários acadêmicos. “Primeiro, nós precisamos saber como será a retomada das aulas nas instituições de ensino superior, como vai ser a conclusão do segundo semestre de 2020, para então podermos definir a data de aplicação do exame”, destacou.

O Enade 2020 será aplicado para estudantes de cursos vinculados a 30 áreas que compõem o Ano II do Ciclo Avaliativo do exame, que tem foco nos bacharelados e licenciaturas de ciências exatas e áreas afins, e, no caso dos cursos superiores de tecnologia, nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produto industrial.

As provas para os concluintes dos cursos de graduação dessas áreas estavam inicialmente marcadas para 22 de novembro de 2020. Alexandre Lopes reforçou, ainda, que o adiamento do exame atende a uma solicitação de várias instituições de ensino superior. “Elas têm procurado a gente. Então, eu quero tranquilizar as instituições de ensino superior de que a prova deste ano, prevista para ser aplicada em novembro, foi adiada para 2021, em data a ser marcada pelo Inep, concluiu.

Fonte: Site do INEP 

INEP prevê realização do ENADE 2020/2021 

No dia 23 de fevereiro, o presidente do INEP, Alexandre Lopes, em sessão pública do Conselho Pleno do CNE, informou que o ENADE será aplicado, de maneira concomitante os ciclos 2020 e 2021, entre os meses de novembro e dezembro de 2021.
Tal informação pode ser acessada no site do INEP em: Inep apresenta cronograma de trabalho ao CNE — Português (Brasil) (www.gov.br)


Inep adia aplicação do Enade 2020

Decisão atende a solicitações de instituições de ensino superior, em função da pandemia de Covid-19
Publicado em 01/07/2020 18h10 Atualizado em 03/07/2020 20h57


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou para 2021 a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2020. O motivo são as restrições impostas devido à pandemia de Covid-19, com impacto no cronograma de aulas das instituições de ensino superior em todo o país. De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a nova data será redefinida conforme os ajustes dos calendários acadêmicos. “Primeiro, nós precisamos saber como será a retomada das aulas nas instituições de ensino superior, como vai ser a conclusão do segundo semestre de 2020, para então podermos definir a data de aplicação do exame”, destacou.

Enade 2020 será aplicado para estudantes de cursos vinculados a 30 áreas que compõem o Ano II do Ciclo Avaliativo do exame, que tem foco nos bacharelados e licenciaturas de ciências exatas e áreas afins, e, no caso dos cursos superiores de tecnologia, nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produto industrial.

As provas para os concluintes dos cursos de graduação dessas áreas estavam inicialmente marcadas para 22 de novembro de 2020. Alexandre Lopes reforçou, ainda, que o adiamento do exame atende a uma solicitação de várias instituições de ensino superior. “Elas têm procurado a gente. Então, eu quero tranquilizar as instituições de ensino superior de que a prova deste ano, prevista para ser aplicada em novembro, foi adiada para 2021, em data a ser marcada pelo Inep, concluiu.

 

Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/inep-adia-aplicacao-do-enade-2020


Publicado o edital com diretrizes, procedimentos e prazos do Enade 2017

Acesse aqui o Edital do Enade 2017

Fonte: INEP

(Publicado em 20/06/2017, às 17h:43min)


Publicadas as portarias com diretrizes de prova das áreas avaliadas no Enade 2017

(Publicado em 09/06/2017, às 17h:43min)


Enade 2017 terá novidades na inscrição e aplicação das provas

Acesse aqui para ver as novidades

(Publicado em 09/06/2017, às 17h:43min)


Enade anuncia cursos avaliados em 2017

Conforme determinação da Portaria Normativa Nº 8, de 26 de abril de 2017 que estabelece as regras do ENADE no ano de 2017, no que se refere à UERN, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos de Bacharelado e licenciatura, conforme quadro abaixo:

      Cursos da UERN  

      Modalidade

1. Ciência da Computação

Bacharelado

2. Ciências Biológicas

Bacharelado/Licenciatura

3. Ciências Sociais

Bacharelado/Licenciatura

4. Educação Física

Licenciatura

5. Filosofia

Licenciatura

6. Física

Licenciatura

7. Geografia

Licenciatura

8. História

Licenciatura

9. Letras - Espanhol

Licenciatura

10. Letras - Inglês

Licenciatura

11. Letras - Português

Licenciatura

12. Matemática

Licenciatura

13. Música

Licenciatura

14. Pedagogia

Licenciatura

15. Química

Licenciatura

Clique aqui para acessar a portaria

(Publicado em 02/06/2017, às 17h:43min)


Contato:

Fone da assessoria do Enade/UERN: (84) 3315 - 3010

E-mail: pesquisador@uern.br


Atualizado por: Natalyany Nunes Oliveira em 14/07/2021 (Setor para Contato: REITORIA - Assessoria de Avaliação Institucional )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59.633-010 | proeg@uern.br | (84) 3315-2165
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^