REALIZAÇÃO


APOIO

SBPC Mirim


1. O QUE É A SBPC MIRIM
2. OBJETIVOS
3. ATIVIDADES DA SBPC MIRIM
4. COMO PROPOR OFICINAS PARA A SBPC MIRIM
5. COMO SE INSCREVER PARA PARTICIPAR
6. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE OFICINA
7. OFICINAS
A T E N Ç Ã O
As inscrições para as oficinas serão realizadas pelas escolas.
As escolas interessadas que os alunos participem entrem em contato através do e-mail sbpcmirimmossoro@gmail.com



1. O QUE É A SBPC MIRIM

A SBPC MIRIM é um evento destinado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio que ocorre dentro da Reunião Regional da SBPC. Na Reunião Regional de Mossoró, ele está sendo organizado pela UERN e pela UFERSA, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, através da 12ª DIRED, e das Gerências Municipais de Educação e de Gestão Ambiental.

A SBPC MIRIM constitui-se numa excelente oportunidade de aproximação da universidade com o universo da Educação Básica. Ela possibilita a participação de crianças e jovens em atividades que envolvem o incentivo à produção e à divulgação do conhecimento científico.


topo


 

2. OBJETIVOS

São objetivos da SBPC MIRIM: a) envolver estudantes da Educação Básica na discussão de temas científicos e culturais; b) oferecer um espaço para crianças e jovens lidarem com o método científico, desenvolvendo experimentos e refletindo sobre a produção do conhecimento.


topo



3. ATIVIDADES DA SBPC MIRIM

Há dois grupos de atividades programadas para a SBPC MIRIM: as oficinas e a exposição de projetos de ciência.

As oficinas são atividades de 3 horas de duração, de cunho prático, sobre um fenômeno natural ou social ou sobre um aspecto da ciência, das artes ou da cultura. Elas serão oferecidas pela manhã e à tarde. Isto é, cada oficina é oferecida duas vezes (de 7:30h às 10:30 h e de 13:30 h às 16:30 h). Ao todo serão ofertadas 30 oficinas, ministradas por professores universitários e estudantes de graduação.

A exposição de projetos de ciência reunirá no ginásio de esportes da UERN trabalhos desenvolvidos por estudantes, em 2009, nas redes de ensino pública e privada da região.


topo



4. COMO PROPOR OFICINAS PARA A SBPC MIRIM

O período para envio das propostas de oficina vai de 11 de fevereiro a 8 de março. No dia 9 de março será divulgada a programação oficial, a partir da seleção das propostas enviadas.

Para preencher e enviar a proposta de oficina, clique aqui.


topo



5. COMO SE INSCREVER PARA PARTICIPAR

Para os estudantes, as inscrições na SBPC MIRIM estarão abertas de 10 a 24 de março, através de um link nesta página.


topo



6. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE OFICINA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA



Normas para Submissão de Atividades - Reunião Regional da SBPC - Mossoró - RN

SBPC MIRIM



1 - Regras Gerais:

* Os temas abordados devem ser gerais e de interesse do público-alvo da SBPC MIRIM - estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. 

* A coordenação da SBPC MIRIM não se responsabilizará pela reprodução de material impresso.

* NÃO serão aceitas propostas que envolvam: experiências com animais vivos, sangue e derivados, materiais de alta periculosidade e explosivos, pseudociência e doutrinação religiosa ou político-ideológica.

* As despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação dos realizadores de atividades serão de responsabilidade destes.

* Todos os participantes da Exposição de Projetos devem se submeter às regras do Manual do Expositor.

2 - Cronograma de inscrição de trabalhos:

Atividade  Prazo 
Envio de Propostas de Oficina  Até 8 de março de 2010 
Inscrição de projetos para a Exposição  Até 8 de março de 2010 
Seleção das Propostas de Oficina e dos Projetos  9 de março 
Publicação da Programação da SBPC MIRIM  11 de março de 2010 
Inscrições nas Oficinas  De 15 a 24 de março 


3 - Critérios para a pré-qualificação das atividades

* Oficinas: atividades temáticas que ofereçam conteúdo eminentemente prático, com duração de até 3 horas/aulas. 

a) A proposta deverá ser enviada pelo ministrante responsável. 

b) Poderá ser ministrada por até dois expositores, com conhecimento no assunto, e que se enquadrem em uma ou mais das categorias a seguir:

- Professor (de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Técnico ou Universitário);

- Pós-graduando ou pós-graduado, com experiência no assunto;

- Graduando (cursando, no mínimo, o 4º semestre) ou graduado, com experiência no assunto.

c) O tema deve ser adequado ao público-alvo, informado no formulário.

d) A oficina deve oferecer a possibilidade de realização de atividades práticas.


Exposição

a) As propostas devem conter detalhadamente a necessidade de infra-estrutura como área, número de tomadas, utilização de aparelhos eletrônicos, mesas, cadeiras, etc.

b) Informar o número de monitores que irão trabalhar no estande e quem se responsabilizará pela montagem e desmontagem do mesmo.

Obs: Os casos omissos nesta Norma serão decididos pela Coordenação da SBPC MIRIM.


topo



OFICINAS DO DIA 14 DE ABRIL DE 2010:


1. Atendimentos de emergência mais comuns em ambiente escolar

EMENTA: Simulação de casos clínicos relacionados a acidentes mais comuns em escolas (quedas, fraturas, ferimentos perfuro cortantes, contato com material tóxico, queimaduras, desmaios, obstrução da garganta, presença de corpos estranhos); Apresentação de materiais usados em primeiros socorros; Procedimentos práticos de conduta; apresentação dos Serviços de Urgência e Emergência que devem ser procurados, informando seus telefones e endereços.

PÚBLICO: Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Andrea Taborda Ribas da Cunha/UERN
MONITOR(ES): Flaviane Alcântara da Cunha e Fábio Pereira Soares de Araújo

2.Espaço do pré-vestibulando: aprendendo a lidar com a TPV

EMENTA: A oficina visa trabalhar de forma teórico-prática os sentimentos (medo, ansiedade, pressão psicológica, nervosismo, etc) que envolvem os alunos durante a fase de preparação para o vestibular. Destina-se aos alunos do 3º ano do Ensino Médio e tem por objetivo trabalhar formas de controle para aprender a lidar com a TPV ( tensão pré-vestibular).

PÚBLICO: Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes/UERN
MONITOR(ES): Clissa Andressa Xavier e Silva e Keylane de Oliveira Cavalcante

3. Álgebra Usando Scilab

EMENTA: A presente oficina tem por objetivo o ensino da álgebra atráves do software Scilab, que é uma ferramenta prática, na edição e compilação dos dados, assim a ferramenta servirá como auxilio para mostrar exemplos práticos vistos na disciplina de álgebra.


PÚBLICO: Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Elmer Rolando Llanos Villarreal/UFERSA
MONITOR(ES): Andler Milton de Paiva Oliveira e Rafael Ferreira da Silva

4. Reconhecendo o Corpo na contemporaneidade

EMENTA: Oficina prática e teórica de dança, breve esboço do conceito de corpo na contemporaneidade (histórico), a compreensão de um espetáculo de dança contemporâneo, alongamentos, os movimentos orgânicos, memorização de movimentos, exercícios de força, exercício de equilíbrio, tempo do movimento na dança, exercício criativo de movimentos, observação de movimentos (percebendo movimentos do cotidiano), elementos para a criação de uma breve mostra de dança, mostra de um Ato do Espetáculo Insano.

PÚBLICO: Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Telmir de Souza Soares/UERN
MONITOR(ES): Samuel Moreira Chaves e Narjara da Silva Dias

5. De Olho no Olho

EMENTA: Estruturas que compõem o olho humano e como ocorre a formação da imagem através de exposição de vídeo, montagem de maquetes e utilização de microscopia óptica. O estudante do Ensino Médio terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em anatomia, histologia e fisiologia relacionadas ao olho, através de uma abordagem prática e interativa.

PÚBLICO: Ensino Médio
ORIENTADOR(A): José Edvan de Souza Junior/UERN
MONITOR(ES): Anna Caroline Rodrigues de Sousa e Gustavo Henrique Dantas da Cunha

6. João e Maria: o lúdico na discussão de gênero e da sexualidade.

EMENTA: Abordar aspectos da sexualidade humana, discutindo as diferenças de gênero a partir das atividades didáticas e lúdicas, na perspectiva da expressão das concepções do corpo e do homem/mulher na sociedade. Pretende-se oportunizar que os adolescentes discutam, de forma lúdica, os seus conhecimentos, sentimentos, atitudes e valores sobre sexualidade e gênero.

PÚBLICO: Fundamental II
ORIENTADOR(A): Fátima Raquel Rosado Morais/UERN
MONITOR(ES): Kísia Cristina de Oliveira e Melo e Fernanda Letícia da Costa Araújo

7. Preservação do meio ambiente: O que eu posso fazer?

EMENTA: Discutir formas práticas acerca da preservação do meio ambiente, dando ênfase a importância e aos benefícios trazidos por estas práticas. Serão tratados os seguintes tópicos: O que esta acontecendo com o mundo; Quais as conseqüências do desgaste do meio ambiente; Formas de preservar o meio ambiente; A influência do meio ambiente para a saúde.

PÚBLICO: Fundamental II
ORIENTADOR(A):Érica Louise de Souza Fernandes Bezerra/UERN
MONITOR(ES): Sâmara Fontes Fernandes e Marianny Nayara Paiva Dantas

8. Aquário na escola

EMENTA: O ambiente aquático. Serão abordados assuntos relacionados a diversas áreas do conhecimento como: Física: pressão, temperatura, densidade; Química: pH, salinidade; biologia: ciclo dos nutrientes, interações entre os seres vivos; geometria: volume, área. Ao final da oficina o estudante deverá entender o porquê de algumas técnicas básicas usadas para a montagem de um aquário, baseada nas áreas de conhecimento acima.

PÚBLICO: Fundamental II
ORIENTADOR(A): Felipe Ribeiro/ UFERSA
MONITOR(ES): Alexandre Firmino Diógenes e Thiago Lima de Carvalho

9. Confecção e manipulação de figuras geométricas utilizando a técnica do origami.

EMENTA: A oficina de dobraduras trabalhará com os conteúdos de geometria abordados no Ensino Fundamental. Utilizando as técnicas de dobradura confeccionaremos as figura planas: triângulo, quadrado e hexágono, e após estas, confeccionaremos as figuras espaciais: tetraedro, hexaedro, icosaedro, pirâmides, prismas e outros. Mostrando assim, uma forma dinâmica de abstrair o conteúdo da geometria.

PÚBLICO: Fundamental II
ORIENTADOR(A): Francisco Hélio da Costa/UERN
MONITOR(ES): Cláudio Márcio Medeiros de Azevedo e Raissa Curinga de Souza

10. Biodiversidade nos Ecossistemas: Fauna - Montando o Álbum Seriado

EMENTA: Diversidade Animal; Principais grupos animais; construção, a partir de materiais baratos e acessíveis, um álbum seriado para ser utilizado nas aulas de Biologia.

PÚBLICO: Fundamental II
ORIENTADOR(A): Eliezer Targino de Oliveira Júnior/UERN
MONITOR(ES): Tassia Karina Alexandre de Medeiros

11.Quando a vida muda de Cor

EMENTA: Mostrar o desenvolvimento de mecanismos de defesa dos seres vivos, contrastando o mimetismo e a camuflagem dentro da natureza, cujo é uma especificidade relevante em Evolução, para alunos do sétimo ano.

PÚBLICO: Fundamental II
ORIENTADOR(A): Maria da Conceição Vieira de Almeida./UERN
MONITOR(ES): Izilmara Cristina Lopes de Medeiros e Aureliano Fagner Alves Maia.

12. Modelos didáticos para o estudo das células.

EMENTA: Mostra de forma lúdica o conceito de célula como unidade básica para vida na terra.Construção de dois modelos de células:Animal e Vegetal,observando assim,alguns componentes básicos da célula.Ex.:Membrana,citoplasmas e suas organelas.Familiarizar o aluno com o microscópio e sua importância para o estudo da estrutura das células.

PÚBLICO: Fundamental II
ORIENTADOR(A): Francisco Barros Barboza/UERN
MONITOR(ES): André Luiz Braga Silva e Rita Aparecida Miranda

13. Funções vitais e sua importância para a manutenção da vida

EMENTA: Proporcionar aos estudantes de forma teórica e prática como mensurar estas medidas e mostrar o que estes dados fisiológicos indicam nas condições de saúde do homem e dos animais.

PÚBLICO: Fundamental II e Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Valéria Veras de Paula/UFERSA
MONITOR(ES): Maria Alice Pires Moreira

14. Química e física da água e suas correlações com a saúde humana

EMENTA: O conhecimento dos princípios da Química e Física contextualizados com a qualidade das águas que encontramos no nosso planeta para a compreensão dos elementos químicos, reações químicas, cheiro fétido, tratamento químico e físico da água para uma visão mais nítida do entendimento da química e física em nosso meio.

PÚBLICO: Fundamental II e Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Fausto Pierdoná Guzen/ UERN
MONITOR(ES): Pirini Rudá Quintanilha de Morais e Wendel Robson da Silva Ferreira

15. A Divulgação da Natureza na Mídia como Agente Multiplicador da Educação Ambiental

EMENTA: o discurso ecológico veiculado pela mídia, com especial atenção para a televisão. Análises de programas televisivos ecológicos, vídeos e filmes que possibilitem uma reflexão do uso da mídia como agente multiplicador de práticas da Educação Ambiental.

PÚBLICO: Fundamental II e Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Ramiro Gustavo Valera Camacho/UERN
MONITOR(ES): José Ivanaldo Dias Xavier

OFICINAS DIA 15 DE ABRIL DE 2010


16. Aborto: É preciso falar!: a necessidade de entender e refletir acerca dessa temática.

EMENTA: Noções de planejamento familiar, esclarecimento dos meios de prevenção contra gravidez não planejada, informar a cerca dos órgãos responsáveis por dar auxílio aos jovens pais, esclarecer os direitos pertinentes as gestantes, informar sobre os riscos inerentes ao aborto, bem como mostrar a importância de se informar e conhecer sobre saúde pública.

PÚBLICO: Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Amélia Carolina Lopes Fernandes/UERN
MONITOR(ES): Crístenes Emanuel da Costa e Sterfferson Lamonier de Oliveira Dantas

17. Análise de pH envolvendo indicadores ácido-base naturais.

EMENTA: Esta oficina tem como objetivos desenvolver práticas laboratoriais envolvendo o tema em questão, onde os alunos poderão entender e utilizar o conceito de pH, compreender o funcionamento de um indicador ácido-base, utilizando materiais disponíveis na região semi-árida para a extração desses indicadores, bem como desenvolver experiência laboratorial sobre análise de pH. Esta prática será desenvolvida explicitando suas aplicações na Bioquímica e no cotidiano dos alunos.

PÚBLICO: Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Francisca Marta Machado Casado de Araújo/UERN
MONITOR(ES): Gisele Ricelly da Silva e Aline Kelly de Aquino Lima Cipriano

18. Experimentos Químicos

EMENTA: A oficina será ministrada com algumas práticas como: Instruções de Laboratório; * Equipamentos de Segurança; * Chama Fria; * Dinheiro Que Não Queima; * Queima de Oxigênio; * Tesômetro; * Fogo Verde; * Soro da Verdade; * Teste da Chama;* Chopp Químico; * Meleca; * Encontro Das Águas Dos Rio Negro e Solimões; * Coca-cola e Menthos.

PÚBLICO: Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Gautier Farias Falconieri/UERN
MONITOR(ES): Rosineide Irismar da Silva e Tatiana Lucas de Oliveira

19. Competindo com a Química: o jogo como instrumento de aprendizagem.

EMENTA: Noções fundamentais sobre atividades lúdicas; Apresentação de estratégias para a definição de conceitos chave para a Química; Construção de um jogo didático.

PÚBLICO: Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Kelânia Freire Martins Mesquita/UERN
MONITOR(ES): Lidiane Martins Moura e Anderson Fernandes Gomes

20. Como produzir um jornal

EMENTA: Noções básicas de redação de matérias para jornal impresso: notícia, reportagem, entrevista, editoria e crônica. Características essenciais de um jornal. Como planejar, produzir e editar um jornal na escola.

PÚBLICO: Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Márcia de Oliveira Pinto/UERN
MONITOR(ES): Higo da Silva Lima

21. Animais Sinantrópicos Urbanos (ratos, baratas, moscas e mosquitos) e sua interação na convivência com o homem: Prevenindo Doenças.

EMENTA: Principais animais sinantrópicos de nosso meio (ratos, baratas, moscas e mosquitos) - classificação, características e peculiaridades. Riscos para a saúde pública - doenças transmitidas pelos animais sinantrópicos. Medidas de controle e prevenção da ocorrência destes animais.

PÚBLICO: Fundamental II e Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Alexandro Iris Leite/UFERSA
MONITOR(ES): Ana Luiza Malhado Cazaux de Souza Velho e Silvia Aparecida Cavalvanti de Queiroz

22. Recursos de produção e difusão musical na INTERNET

EMENTA: Principais ferramentas de criação, edição e difusão musical diponíveis na Internet, dando ao participante a possibilidade de produzir amostras musicais, ou músicas com recursos digitais fáceis sem um conhecimento aprofundado, bem como publicar na rede através de diversas ferramentas de troca de arquivo e redes de relacionamentos.

PÚBLICO: Fundamental II e Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Henderson J. Rodrigues / UERN
MONITOR(ES): Evandro Hallyson Dantas Pereira

23. Vivenciando a Biologia

EMENTA: Práticas de estrutura e extração de DNA e de proteínas, visualização e identificação de células vegetais e animais.

PÚBLICO: Fundamental II e Ensino Médio
ORIENTADOR(A): Helena Bonciani Nader/UNIFESP
MONITOR(ES): Aline Mendes e Carolina Ribeiro Córdula

24. A Leitura da Poesia na Escola

EMENTA: Trabalhar com a poesia, viva e atuante no meio literário. Brincar com as palavras e com a imaginação. Levaremos em conta autores como Teresa Colomer, Fernando Azevedo, Regina Zilberman, entre outros.

PÚBLICO: Fundamental II
ORIENTADOR(A): Veronica Maria de Araújo Pontes/UERN
MONITOR(ES): Larissa Kamala Duavy Aires e Katia Dayana de Avelino Azevedo

25. Brincando com a matemática: facilitando a aprendizagem através de jogos.

EMENTA: Confecção de jogos matemáticos com os seguintes jogos/conteúdos: Nim/múltiplos de 5; Quadrado Mágico 3 x 3 e 5 x 5/adição; Resta Um (estrela)/lógica; O gato e o rato/estratégia; Hex/Geometria plana e estratégia; Cubra doze/operações; Jogo das frações/operações com frações; Jogo dos pontinhos/operações com frações; Soma dos números inteiros/operações com números inteiros; Matix/operações com números inteiros e estratégia.

PÚBLICO: Fundamental II
ORIENTADOR(A): Jeovanizélio Firmino Gomes Garcia/UERN
MONITOR(ES): Francisco de Assis Veríssimo Júnior e Gerusa Santos Fernandes

26. Folheando um Espaço: A Construção de um Herbário

EMENTA: Classificação como sistema de organização; importância das folhas; forma de classificação, ESTUDO, armazenamento e conservação de folhas através da montagem de um herbário.

PÚBLICO: Fundamental II
ORIENTADOR(A): Manoel Fábio Rodrigues/UERN
MONITOR(ES): Maria Giserlia de Souza Lima e Mariana Fernandes Pragana

27. Brinquedos Ecológicos

EMENTA: A idéia de reciclagem com a produção de brinquedos; importância da separação do lixo orgânico do inorgânico. Construção de brinquedos com material de fácil acesso oriundo do lixo, contribuindo para a educação ambiental.

PÚBLICO: Fundamental II
ORIENTADOR(A): Danielle Peretti/UERN
MONITOR(ES): Halainne Gardenia Pinto Tôrres Souza e Raabe Mikal Pereira Honorato

28. As Várias Estratégias na Resolução de Cálculos Matemáticos: Exercitando o Cálculo Mental

EMENTA: Jogos pedagógicos para alunos do 6º ano-ensino fundamental. Com o intuito de promover a aprendizagem de cálculos matemáticos e estimular esses alunos a utilizarem diferentes estratégias na resolução de cálculos mediante a utilização do exercício mental.

PÚBLICO: Fundamental II
ORIENTADOR(A): Elza Helena da Silva Costa Barbosa/UERN
MONITOR(ES): Milene Rejane Pereira e Alexsandra Maia Nolasco

29. Oficina: Como construir seu Tangran

EMENTA: O tangram é um jogo milenar de origem chinesa na forma de um quebra cabeça com 7 peças geométricas extraidas de um quadrado, sendo elas quatro triângulos de tamanhos variados, um paralelogramo e um quadrado. As partes podem ser reunidas de maneiras e isso resulta na formação de figuras criativas. É impressionante as opções de imagens que o tangram é capaz de montar. Durante a oficina ensinaremos como construir seu proprio Tangram a partir de material reciclado como EVA, cartolina e madeira. O publico alvo é criança a partir de seis anos de idade.

PÚBLICO: Fundamental II
ORIENTADOR(A): Antonio José Silva Oliveira/ UFMA
MONITOR(ES): Crislayne Raiane Fernandes e Maria Eduarda Pereira Epifanio

30. RECICLAGEM: O lixo que se aproveita

EMENTA: A oficina visa realizar uma abordagem sobre a temática "Reciclagem: O lixo que se aproveita". Tem por objetivo esclarecer aos alunos a importância da reciclagem, da triagem correta do lixo como ferramenta para sustentabilidade do meio ambiente e da promoção da saúde. Exposição de vídeo e utilização de materiais recicláveis para que os participantes confeccionem objetos a partir desses materiais.

PÚBLICO: Fundamental II
ORIENTADOR(A): Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes / UERN
MONITOR(ES): Caionara Angélica da Silva e Mara Léia Távora Vieira

EXPOSIÇÕES DE PROJETOS CIENTÍFICOS: DIA 16/04 LOCAL: GINÁSIO DE ESPORTES DA UERN ESCOLAS DA REDE ESTADUAL ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL ESCOLAS DA REDE PRIVADA


topo

 

 

 

Programação Científica
Sessão de Pôsteres
» SBPC Mirim
Programação Cultural