Notícias sobre a AAI no Portal da UERN


Matérias da AAI PARA O PORTAL DA UERN - 2019

Objetivo: Dar visibilidade as ações da Avaliação Institucional, através do portal da UERN, no intuito de contribuir para a melhoria da cultura avaliativa na instituição e socializar com a comunidade universitária as informações mais relevantes de interesse institucional.

Segue abaixo as matérias enviadas pela AAI no ano de 2019 para publicação no Portal da UERN, do mais recente ao mais antigo.

UERN realiza ação de acolhimento de estudantes para o ENADE

Alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizaram neste domingo (24) o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE 2019).

A exemplo de 2018, professores e técnicos da UERN fizeram uma ação especial de acolhimento aos estudantes, disponibilizando um kit com água, lanche e caneta para os participantes. Os que chegaram mais cedo à prova puderam contar com um espaço Zen, disponibilizado pelo Núcleo de Práticas Integrativas e Cuidados em Saúde (NUPICS) da UERN.

O reitor Pedro Fernandes e a vice-reitora Fátima Raquel estiveram junto de professores e técnicos. “O Enade é um componente curricular obrigatório, mas também diz muito da qualidade do curso e da Instituição. Este ano comemoramos quatro cursos com conceito máximo e queremos no próximo ano comemorar o conceito máximo desses cursos que hoje estão se submetendo ao Exame”, afirmou o reitor Pedro Fernandes.

Avaliadora institucional da UERN, a professora Mayra Ribeiro falou sobre o trabalho realizado neste domingo: “É o segundo ano que realizamos essa ação. Durante todo o ano estivemos junto aos alunos na motivação e preparação para o Exame. Para o acolhimento nesses momentos antes da prova, a gente conseguiu mobilizar os coordenadores de cursos para dar esse apoio aos alunos no ENADE. Sabemos da importância do ENADE para o desempenho do estudante e para melhorar os índices da Universidade”, declarou Mayra.

O sentimento também era de entusiasmo entre os estudantes. Gilberto Oliveira concluiu o curso de Medicina e compareceu à prova, consciente da importância do resultado para a Instituição que carregará em seu diploma durante toda a sua vida. “A gente veio dar a nossa contribuição para essa avaliação institucional, na esperança de que possamos aumentar de novo o conceito da nossa Universidade e voltar para o conceito 5”.

Raquel Silva, do curso de Enfermagem, também estava entusiasmada. Ela participou do Espaço Zen do NUPICS. “Venho com muita felicidade fazer o ENADE para receber o meu diploma e conceituar a minha faculdade e elevar mais ainda o nível da UERN”.

Estudantes de cursos da saúde realizam ENADE neste domingo

Neste domingo (24), estudantes universitários serão submetidos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), serão avaliados este ano os cursos da área da saúde, que incluem concluintes de Enfermagem (Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó), Educação Física (Mossoró), Odontologia (Caicó) e Medicina (Mossoró). No total, 178 alunos farão a prova.

A prova, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Além da preparação realizada no decorrer da própria formação dos alunos, a UERN vem desenvolvendo, desde o ano passado, um trabalho de motivação com os alunos que vão se submeter ao ENADE. No domingo (24), coordenadores de cursos, professores e técnicos vão acolher os estudantes nos locais de prova.

Em Mossoró, uma das novidades deste ano é a iniciativa do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS) da Faculdade Enfermagem (FAEN/UERN). No dia da prova, profissionais e especialistas integrantes do NUPICS vão montar uma tenda em frente ao Campus Central da UERN, local de realização das provas, num espaço batizado de “ZENADE”, mistura da palavra “zen” com o acrônimo “Enade”. Técnicas de acupuntura e de relaxamento vão ser oferecidas a partir das 11h. Canetas, águas e lanches também vão ser disponibilizados.

“Tudo isso para que o aluno possa fazer uma prova de forma mais tranquila e obter um resultado melhor, porque a ansiedade e a tensão fazem com que o desenvolvimento do aluno não seja tão adequado”, disse o Prof. Dr. Lucídio Clebeson, colaborador do NUPICS.

Horário

O Enade 2019 será aplicado no dia 24 de novembro, com início às 13h30 (horário de Brasília), e será encerrado às 17h30, com duração total de quatro horas. A abertura dos portões será às 12h e seu fechamento às 13h. Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo INEP, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outros requisitos, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia), e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, para responder tanto às questões objetivas quanto às discursivas.

A participação no Enade 2019 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas das questões objetivas da prova.

Divulgados os locais de prova do Enade 2019

Os estudantes que farão as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) neste ano já podem consultar os locais de prova.

Da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), farão o ENADE os estudantes concluintes dos cursos de Enfermagem (Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó), Educação Física (Mossoró), Odontologia (Caicó) e Medicina (Mossoró).

O Enade é um instrumento de avaliação do rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências desenvolvidas em sua formação e um componente curricular obrigatório, sendo realizado em cada ciclo/área avaliada a cada três anos. Neste ano, estão sendo avaliados os cursos na área da saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), as avaliações de cada ciclo do ENADE são orientadas por indicadores de qualidade e geram conceitos de avaliação de instituições e cursos superiores. Tais conceitos de avaliação são classificados em uma escala de cinco níveis, que variam de um a cinco, onde os níveis iguais ou superiores a três significam qualidade satisfatória.

Os locais de prova estão disponíveis nos links abaixo:

Participação da comunidade acadêmica na avaliação institucional cresce quase 80%

Entre os semestres 2018.2 e 2019.2 cresceu 78% a participação da comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no processo de avaliação institucional.

Um total de 3.527 professores e alunos contribuíram com a avaliação institucional no semestre 2018.2. No semestre 2019.1 foram 6.287 participantes.

A primeira avaliação institucional foi realizada no semestre 2011.1 com 966 professores e alunos contribuindo. Comparando a primeira e a mais recente avaliação o crescimento é de 550%.

A assessora de avaliação institucional Mayra Rodrigues comemorou o resultado que atesta uma mudança de cultura interna na UERN. “A gente instigou essa discussão na CPA (Comissão Própria de Avaliação) para que o aluno perceba a importância da avaliação e de se autoavaliar. Por sua vez, o professor precisa entender que esse trabalho é importante para ele analisar sua prática. Teve uma participação dos alunos e esse aumento significativo”, declarou.

Aumenta número de cursos da UERN com conceito máximo

Foi divulgado nesta quinta-feira (3) o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) referente ao ano de 2018, dos cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas, de acordo com os ciclos avaliativos do Exame.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve um aumento significativo no número de cursos com conceito máximo, passando de 1 curso no Enade 2015 com conceito 5, para 4 cursos em 2018. Além de Serviço Social, que manteve o conceito máximo, agora os cursos de Direito Mossoró, Direito Natal e Publicidade e Propaganda também atingiram conceito 5 no Exame.

Outros cursos também melhoraram o desempenho, como Jornalismo, que recebeu conceito 4, contra conceito 3 em 2015, e Administração do Campus de Pau dos Ferros, que também recebeu conceito 4, contra o conceito 2 recebido em 2015.

De acordo com a assessora de avaliação institucional da UERN, Prof. Mayra Ribeiro, houve uma melhora significativa no desempenho dos estudantes avaliados. Esse aumento deve-se ao empenho e compromisso de estudantes, professores, técnicos administrativos, coordenadores de cursos e chefes de departamentos, somado à reitoria da instituição. “Em função de um trabalho conjunto entre a Universidade, coordenadores de cursos e estudantes, obtivemos esse ótimo resultado. Parabéns a todos que se envolveram neste processo”.

Ainda segundo a avaliadora, esses resultados serão discutidos com os departamentos envolvidos, para que possam manter ou melhorar o desempenho no Exame na próxima avaliação desses cursos, prevista para 2021.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Seminário de integração acolhe novos servidores

Acolhidos com a apresentação cultural da Escola de Música, os novos servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participam nesta quinta-feira, 12, do Seminário de Integração. A programação teve início às 8h e segue até o final da manhã, no auditório do Departamento de Artes (DART).

O reitor Pedro Fernandes deu boas-vindas aos servidores e ressaltou a satisfação em tê-los como parte da UERN. Ele lembrou dos desafios para a realização do último concurso, que possibilitou o ingresso dos novos professores e técnicos-administrativos na Instituição. “Com muito diálogo e persistência, conseguimos a autorização do Estado para realizar este concurso. De início, oferecemos 116 vagas. Já convocamos, 470 candidatos aprovados. Destes, mais de 340 estão em pleno exercício de suas funções”, lembrou.

A chefe de Gabinete, Cicília Maia, enfatizou a importância de cada um dos servidores para que a UERN continue firme na sua missão de formar profissionais e transformar vidas. “É fundamental que os servidores estejam bem integrados em suas missões. Que cada um possa colaborar com o fortalecimento da Universidade”, declara.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Jéssica Figueiredo, também enfatizou a emoção de receber os novos servidores. “Desejamos que cada um dos servidores sinta-se em casa e acolhido. Nos esforçamos para desenvolver ações e iniciativas para contribuir que o servidor esteja sempre motivado para desempenhar suas funções com zelo e satisfação”.

Para a técnica-administrativa Rosalba Moreira, momentos como este são relevantes para promover uma maior integração no ambiente de trabalho. “É muito importante para os novos servidores se sentirem acolhidos”, frisa.

Durante a programação, a assessora da Reitoria, Mayra Rodrigues Fernandes, fez abordagens sobre a Avaliação Institucional, e a professora e psicóloga organizacional, Bianca Valente de Medeiros, orientou aspectos sobre o estágio probatório.

Prazo da Avaliação Institucional para os técnicos-administrativos encerra-se nesta sexta-feira

O prazo para que os técnicos-administrativos da UERN realizem a Avaliação Institucional encerra-se na próxima sexta-feira (30). A avaliação pode ser feita através da Plataforma Íntegra.

Através do questionário presente na avaliação, que é preenchido de forma anônima, os técnicos poderão avaliar sua própria atuação, a infraestrutura da Universidade e a gestão, possibilitando a identificação e a adoção de melhorias para a Instituição.

O processo potencializa a realização de políticas acadêmicas e de gestão, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Técnicos-administrativos terão até 30 de agosto para realizarem a Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional para os técnicos-administrativos da UERN está disponível até o dia 30 de agosto na Plataforma Íntegra.

Através do questionário presente na avaliação, que é preenchido de forma anônima, os técnicos poderão avaliar sua própria atuação, a infraestrutura da Universidade e a gestão, possibilitando a identificação e a adoção de melhorias para a Instituição.

Conforme a professora Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, assessora de Avaliação Institucional, o processo potencializa a realização de políticas acadêmicas e de gestão, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Avaliação institucional de técnicos-administrativos será realizada entre 19 e 30 de agosto

A Assessoria de Avaliação Institucional e a Comissão Própria de Avaliação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte informam que a avaliação dos técnicos-administrativos estará disponível na Plataforma Íntegra para respostas no período de 19 a 30 de agosto.

“Com a inclusão dos técnicos na autoavaliação institucional, a UERN avança no processo de autoconhecimento da Instituição, potencializando a realização de políticas acadêmicas e de gestão em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. A avaliação será realizada apenas uma vez por ano. E sendo 2019 o ano de sua implantação precisamos disseminar essa cultura entre os técnicos”, diz a Profª. Dra. Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, assessora de Avaliação Institucional.

Durante o processo, os técnicos passarão a avaliar suas próprias atuações profissionais, a infraestrutura e a gestão. “A contribuição de cada um será de grande valia como agente de participação no processo de melhorias para a Instituição”, complementa Mayra.

Equipe gestora realiza nova etapa da Ação Continuada de Avaliação

A equipe gestora da UERN realizou nesta terça-feira mais uma etapa da Ação Continuada de Avaliação, que tem como um dos objetivos promover a integração e corresponsabilização das ações formativas e de gestão da UERN.

O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) e contou com apresentação das Pró-Reitorias de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN), Gestão de Pessoas (PROGEP) e de Assuntos Estudantis (PRAE), além da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) e da Agência de Comunicação (AGECOM).

Cada unidade apresentou as principais ações que têm desenvolvido e de que forma se relaciona com os demais setores da Universidade.

Reitor da UERN, Pedro Fernandes destacou durante o evento a importância da integração das diferentes unidades da Instituição, sobretudo diante do objetivo de aprimorar continuamente a qualidade das ações de ensino, pesquisa e extensão.

“A qualidade é tão importante quanto, e às vezes ainda mais do que a quantidade. E nós estamos vendo, através dos nossos egressos, dos indicadores e por nossa própria autoavaliação, como estamos caminhando nessa direção”, frisou o reitor.

Assessora de Avaliação Institucional da UERN, Mayra Ribeiro ressaltou como a Ação Continuada de Avaliação e a integração entre os setores permite que se alcancem de uma forma mais efetiva objetivos como o avanço do Índice Geral de Cursos e do conceito dos programas de pós-graduação.

A apresentação das ações desenvolvidas pela AGECOM foi realizada pela diretora Luziária Machado. Em seguida, o pró-reitor Iata Anderson apresentou a PROPLAN, a pró-reitora Jéssica Figueiredo falou sobre a PROGEP, o pró-reitor Erison Natécio apresentou a PRAE e a a diretora de Políticas e Ações Inclusivas, Ana Lúcia Aguiar, encerrou as apresentações com as ações da DAIN.

UERN expande avaliação institucional para servidores técnicos-administrativos

Após estudantes e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) preencherem o questionário da avaliação institucional, chegou a vez dos técnicos- administrativos participarem do processo, que será realizado uma vez por ano e estará disponível na Plataforma Íntegra a partir do mês de agosto.

A UERN possui aproximadamente 700 servidores técnicos-administrativos em seu quadro funcional ativo. Com a inclusão dos técnicos na autoavaliação institucional, a UERN avança na consolidação do processo para a construção de suas políticas em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. “A partir da autoavaliação, esses atores passarão a opinar sobre sua própria atuação profissional, a infraestrutura e a gestão. Sua contribuição será de grande valia como agente de participação no processo de melhorias para a Instituição”, explica a auxiliar de Avaliação Institucional da UERN, Lígia Guerra.

O questionário foi discutido intensamente pela Avaliação Institucional, Comissão Própria de Avaliação, Diretoria de Informatização (DINF), entre outros colaboradores. Antes de sua implantação, o instrumento passou por uma fase de teste com um grupo de servidores técnicos-administrativos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

A autoavaliação é uma política do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) formada por três eixos principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que envolvem esses três componentes, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações. “A autoavaliação é necessária para o autoconhecimento da instituição e deve manter sempre o seu caráter de continuidade, expansão para outras áreas da universidade e corresponsabilidade de todos”, explica a assessora de avaliação institucional da UERN, Mayra Ribeiro.

Os primeiros passos dados pela UERN sobre a autoavaliação ocorreu na década de 1990, sob coordenação da professora Iêda Chaves. Posteriormente essa área ganhou outras contribuições com o trabalho das professoras Olga Freire, Fátima Araújo, Verônica Pontes e Adriana Fernandes. Foram mais de vinte anos dedicados ao aprimoramento do processo de avaliação institucional interna para docentes e discentes da UERN.

Alunos e professores terão até sexta-feira para participar da Avaliação Institucional

Alunos e professores dos cursos de graduação terão até a próxima sexta-feira (24) para preencher o questionário on-line da Avaliação Institucional 2018.2, que possibilita uma análise do ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas desempenhadas na Universidade.

A realização da Avaliação Institucional possibilita obter um diagnóstico mais preciso sobre a realidade de cada curso, viabilizando a tomada de decisões voltadas para o aprimoramento das ações da Instituição no âmbito da graduação.

Até o momento, mais de 2 mil participantes, entre alunos e professores, já realizaram o processo. Veja neste link a participação parcial na avaliação, por faculdade e por campus.

Para realizar a avaliação, basta acessar o questionário disponível na Plataforma Íntegra e clicar no link “Avaliação Institucional”. A contribuição de alunos e professores é fundamental para a melhoria da qualidade dos cursos.

Gestores participam de Seminário de Avaliação e Integração

Pró-reitores, assessoria e diretores de unidades participaram do III Seminário de Avaliação e Integração Gestão/Campi/Faculdades: Corresponsabilidade no Planejamento das Ações da UERN. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira, 29, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central.

O seminário tem como objetivo otimizar os resultados das ações desenvolvidas em função de uma universidade socialmente referenciada. Durante o encontro, a vice-reitora da UERN, Profª. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, enfatizou a importância da união de todos para fazer a Universidade avançar cada vez mais e assim poder transformar a vida de mais e mais pessoas.

A assessora técnica da Reitoria, Profª. Dra. Cicília Raquel Maia Leite, destaca que o seminário tem o intuito de promover a avaliação, integração e corresponsabilização das ações formativas e de gestão da Universidade. A ideia é oportunizar um momento de alinhamento, avaliação e planejamento das ações nos campi, faculdade e cursos.

O seminário atende às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da UERN (PDI – 2016-2026), com a proposta de disseminar a cultura de um planejamento estratégico na Universidade em que todos os atores desse processo possam participar diretamente com sugestões, críticas e ideias para otimizar as ações desenvolvidas na UERN.

Avaliação Institucional realiza seminário com cursos que participarão do ENADE 2019

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, através da Diretoria de Cursos de Graduação e em parceria com Avaliação Institucional da UERN e o Pesquisador Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizou na manhã desta quarta-feira (24) o II Seminário ENADE (Exame Nacional do Ensino Médio).

Participaram do evento coordenadores e membros dos NDEs e a Comissão Setorial de Avaliação (COSE) dos cursos que serão avaliados em 2019: Medicina, Enfermagem, Educação Física e Odontologia, de todos os campi da UERN.

Segundo a avaliadora institucional da UERN, professora Mayra Ribeiro, o seminário é  momento de discussão sobre o ENADE e seu reflexo nos indicadores dos cursos de graduação. “Estamos discutindo o ENADE na perspectiva de criar estratégias para que possamos juntos melhorar os indicadores de qualidade da instituição, considerando que fazemos um trabalho de qualidade, porém muitas vezes o aluno não se sente motivado a participar dessa avaliação. Queremos que o ENADE realmente mostre a qualidade do trabalho que a gente realiza na instituição”.

Durante o seminário, os professores Saulo Medeiros Diniz, avaliador do INEP e Elaborador e Revisor de questões do ENADE; e Cláudia Regina Tavares do Nascimento, do curso de Turismo, que coordenou a preparação dos alunos do curso de Turismo para o Enade em 2018 e a egressa do curso de Turismo; além de Amanda Santos, que se submeteu ao exame no ano passado, relataram um pouco da experiência no Enade, levando questões importantes sobre o resultado do Exame para o estudante, o curso e a instituição.

O ENADE é um instrumento de avaliação de rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências desenvolvidas em sua formação.

As avaliações de cada ciclo são orientadas por indicadores de qualidade e geram conceitos de avaliação de instituições e cursos superiores, sendo classificados em cinco níveis, onde os níveis iguais ou superiores a nota 3 significam qualidade satisfatória.

O Exame acontece no dia 24 de novembro, em todo o País. Devem participar os alunos que tenham integralizado 80% da carga horária mínima do currículo e que tenham previsão de integralização de 100% da carga horária até julho de 2020.

Seminário discutirá reflexos do ENADE nos cursos de graduação

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, através da Diretoria de Cursos de Graduação e em parceria com Avaliação Institucional da UERN e o Pesquisador Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizará o II Seminário ENADE.

O objetivo do evento é promover um momento de discussão sobre o ENADE e seu reflexo nos indicadores dos cursos de graduação.

A programação conta com apresentação dos professores Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, assessora de Avaliação Institucional, e Mademerson Leandro da Costa, pesquisador institucional.  Também será realizada mesa-redonda com o tema “Perspectivas metodológicas, experiências e participação com foco nos resultados”, com a participação dos professores Saulo Medeiros Diniz, Cláudia Regina Tavares do Nascimento e a discente Jordana de Sousa Nere.

Estão convidados a participar coordenadores e membros dos NDEs e a Comissão Setorial de Avaliação (COSE) dos cursos que serão avaliados em 2019.

O evento ocorrerá no miniauditório do Curso de Música, Campus Central, no dia 24 de abril, às 8h.

Avaliação Institucional do semestre 2018.2 será realizada de 15 de abril a 24 de maio

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizará entre os dias 15 de abril e 24 de maio o ciclo de Avaliação Institucional do semestre 2018.2. Neste período, os professores e estudantes devem preencher os questionários on-line disponibilizados na Plataforma Íntegra.

A professora Mayra Ribeiro, avaliadora institucional da UERN, chama a atenção para a importância da corresponsabilidade de todos: “A cultura de avaliação precisa estar presente no cotidiano da Instituição. Quando avaliamos, melhoramos como pessoas e possibilitamos que os outros e a instituição também melhorem. Nesse processo, somos todos corresponsáveis pelo crescimento qualitativo da UERN”, analisou.

O processo avaliativo possibilita uma análise da dimensão didático-pedagógica e de infraestrutura dos cursos, a partir da avaliação de aspectos qualitativos importantes para o aprimoramento da formação acadêmica.

Com esses dados, os Departamentos Acadêmicos, através das Comissões Setoriais de Avaliação – COSES e dos Núcleos Docentes Estruturantes- NDE, têm o compromisso de consolidar os resultados em relatórios e instigar discussões e encaminhamentos, quando necessário, junto aos corpos docente e discente.

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é responsável pelo acompanhamento desse processo e por informar à gestão as demandas de infraestrutura, retroalimentando o planejamento na busca de melhoria da qualidade e, consequentemente, do aprimoramento institucional.

Avaliação Institucional e CPA realizam reuniões em unidades acadêmicas

Reunindo docentes, discentes e técnicos-administrativos, a Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) e Comissão Permanente de Avaliação (CPA) estão realizando reuniões durante o mês de abril nos CONSADs de cada Faculdade/Campus, com a finalidade de “Envolver os docentes na compreensão dos processos e demandas das avaliações interna e externa visando a melhoria dos resultados acadêmicos e administrativos da UERN”; “Compreender as atribuições da CPA e das COSEs” e “Perceber a importância da avaliação interna e externa na UERN: autoavaliação, CEE; ENADE: CAPES”.

Segundo a Profª. Dra. Rosa Rodrigues, membro da CPA, “as reuniões com os CONSADs surgem da necessidade da CPA envolver os docentes nos processos e demandas das avaliações internas e externas”. Para tanto, nos meses de fevereiro e março, a comissão trabalhou internamente um roteiro a ser seguido em todas as reuniões, sendo modificado conforme as particularidades de cada curso. As reuniões têm dois importantes momentos: a apresentação da CPA focada nos processos de avaliação interna e externa e a explanação pelo diretor do material apresentado no Seminário de Avaliação e Integração Gestão/Campi/Faculdades:

Corresponsabilidade no Planejamento das Ações da UERN, com a avaliação da unidade referente ao ano de 2018 e o planejamento para o ano de 2019.

Até o momento foram realizadas, com êxito, as reuniões nos CONSADs das faculdades de Mossoró: FE, FAEF, FAEN, FACEM, FASSO e FAFIC e os Campi de Caicó, Pau dos Ferros e Patu.

Para a Universidade, a avaliação é um dispositivo importante para o planejamento, o debate sobre o papel e a função da universidade pública na sociedade, bem como um instrumento indispensável para potencializar o desempenho institucional de todas as pessoas envolvidas neste processo.

Seminário de Avaliação apresentou os panoramas da Pós-Graduação, Extensão e Internacionalização da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou nesta quarta-feira (27) um novo encontro dentro do cronograma do Seminário de Avaliação e Integração Gestão/Campi/Faculdades: Corresponsabilidade no Planejamento das Ações da UERN.

O encontro foi realizado no auditório da FAFIC e contou com apresentação do planejamento das seguintes equipes: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com apresentação do pró-reitor Rodolfo Cavalcanti; Pró-Reitoria de Extensão, com apresentação do pró-reitor adjunto Fabiano Mendes; e a Diretoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, com apresentação do diretor Pedro Adrião.

Avaliadora institucional da UERN, Mayra Ribeiro fez a abertura do evento falando sobre a importância da avaliação e da corresponsabilidade de todos. Participaram do evento: diretores de unidades acadêmicas, pró-reitores, chefia de gabinete, assessores, diretores de setores administrativos, professores e técnicos.

UERN realiza seminário de avaliação e planejamento das ações institucionais

Com o objetivo de otimizar os resultados em função de uma universidade socialmente referenciada, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realiza nesta terça-feira (26) o Seminário de Avaliação e Integração Gestão/Campi/Faculdades: Corresponsabilidade no Planejamento das Ações da UERN.

Avaliadora institucional da UERN, Mayra Ribeiro fez a abertura do evento com uma reflexão sobre corresponsabilidade e o que é possível fazer nessa atual conjuntura. “Os problemas existem, mas não podemos parar. Ideias plurais somam e fortalecem”, afirmou.

O evento reúne pró-reitores e diretores de campi e faculdades com o objetivo de promover a avaliação, integração e corresponsabilização das ações formativas e de gestão da Universidade. Além disso, é um momento de integração, alinhamento, avaliação e planejamento das ações nos campi, faculdade e cursos, a fim de difundir conhecimentos científicos, técnicos e culturais que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região e do País.

Na abertura, o reitor Pedro Fernandes fez uma reflexão com os gestores sobre a atual conjuntura do Estado e da Universidade e o futuro da instituição. “É necessário que olhemos os nossos problemas, mas que reflitamos também sobre a instituição que a gente quer. Uma discussão muito presente é sobre os cursos novos. Precisamos saber que cursos de graduação nós queremos e a sociedade precisa, inclusive repensar os cursos que já existem”, refletiu, levantando outras discussões, como o Campus de Apodi e a contribuição direta da UERN para o Rio Grande do Norte. “Outro desafio muito importante hoje é de que forma essa Universidade pode contribuir com o Governo, com soluções para problemas que atingem toda a população”.

Diretora da Faculdade de Enfermagem da UERN, Érica Louise destacou a importância do evento. “É um momento ímpar. É a culminância de um planejamento estratégico iniciado há alguns anos e acredito que essa gestão democrática, participativa com as faculdades, traça diretrizes muito importantes para que que possamos estabelecer metas e objetivos, saber onde a gente quer chegar”, afirmou.

Segundo o diretor Francisco Dantas, do Campus de Natal, “Somente através do planejamento é que, de fato, conseguimos fazer com que a instituição evolua em todas as esferas, de forma responsável, e trazendo os resultados que todo mundo espera. Este é o momento em que todos participam, trazendo suas colocações, contribuindo, e trabalhando para a instituição crescer”, afirmou.

O Seminário atende as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da UERN (PDI – 2016-2026). A ideia é disseminar a cultura de um planejamento estratégico na Universidade em que todos os atores desse processo, em especial os gestores, pensem, critiquem, sugiram e atuem em função da consolidação de uma formação de excelência em uma universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.

Seminário de Avaliação e Integração visa otimizar ações estratégicas na UERN

Com o objetivo de otimizar os resultados em função de uma universidade socialmente referenciada, será realizado o Seminário de Avaliação e Integração Gestão/Campi/Faculdades: Corresponsabilidade no Planejamento das Ações da UERN. O evento ocorrerá no dia 26 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, no auditório da Faculdade de Serviço Social (FASSO), no Campus Central.

A abertura contará com a avaliadora institucional da UERN, Profª. Dra. Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, e a assessora técnica da Reitoria, Profª. Dra. Cicília Raquel Maia Leite. Logo após, haverá a apresentação dos diretores dos Campi Avançados de Assú, Caicó, Natal, Pau dos Ferros e das Faculdades.

O Seminário atende as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da UERN (PDI – 2016-2026). A ideia é disseminar a cultura de um planejamento estratégico na Universidade em que todos os atores desse processo, em especial os gestores, pensem, critiquem, sugiram e atuem em função da consolidação de uma formação de excelência em uma universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.

O Seminário visa promover a avaliação, integração e corresponsabilização das ações formativas e de gestão da Universidade. Além disso, possibilitará um momento de integração, alinhamento, avaliação e planejamento das ações nos campi, faculdade e cursos, a fim de difundir conhecimentos científicos, técnicos e culturais que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região e do País.

UERN terá 22 cursos de graduação avaliados pelo Conselho Estadual de Educação em 2019

A UERN terá 22 cursos de graduação avaliados pelo Conselho Estadual de Educação, neste ano, como parte do processo de renovação de reconhecimento de cursos. As visitas do Conselho acontecerão em cinco campi da Universidade, localizados em Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Caicó e Natal.

O Conselho irá avaliar o Projeto Pedagógico do Curso (PCC), vistoriar in loco a infraestrutura do curso, realizar reuniões e entrevistas com docentes, discentes, coordenação do curso, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Comissão Própria de Avaliação (CPA), bem como outras tarefas.

Entre a documentação exigida pelo Conselho, está o Relatório de Autoavaliação Institucional do Curso, produzido a partir do resultado da Avaliação Institucional on-line.

O relatório deverá ser socializado para a comunidade acadêmica e levado em conta no planejamento estratégico de cada curso, uma vez que mostra suas potencialidades e fragilidades.

Veja abaixo a relação dos cursos que serão avaliados neste ano:


Atualizado por: Taciane de Medeiros Gomes em 28/11/2019 (Setor para Contato: REITORIA - Diretoria da Ouvidoria da UERN )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Edifício da Reitoria, Rua Almino Afonso, 478, Centro - Mossoró/RN | 59610-210 | aai@uern.br | (84)3315-2107
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^