Manual do Ingressante 2021


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Não fui aprovado(a) na Chamada Regular. Ainda tenho chance?

Sim. Ao longo de cada semestre letivo (2021.1 e 2021.2), a UERN realiza várias convocações de acordo com a existência de vagas. Para fazer parte deste cadastro de reserva, o candidato deve se inscrever na Lista de Espera do curso pretendido na UERN, no período, previsto pelo SiSU/MEC, de 16 a 23 de abril de 2021 no site do SiSU/MEC (http://sisu.mec.gov.br/), e aguardar as futuras chamadas que serão divulgadas na página do SiSU/UERN (www.uern.br/sisu), em consonância com o cronograma publicado.


Como é feita a distribuição de vagas em cada curso?


Fui aprovado. O que devo fazer agora?

Devido à pandemia do COVID-19, o cadastro institucional se dará de forma virtual.

1. O candidato aprovado deverá reunir todos os documentos solicitados no Anexo nomeado DO PERÍODO E ENDEREÇOS ELETRÔNICOS PARA A ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO. (Link disposto ao fim do Edital da chamada de convocação) e digitalizar os documentos exigidos para a sua respectiva Categoria (listados no Anexo que trata DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CADASTRO INSTITUCIONAL).

2. O candidato enviará os documentos solicitados, para o e-mail do curso correspondente à sua aprovação (disponível no mesmo Anexo que dispõe DO PERÍODO E ENDEREÇOS ELETRÔNICOS PARA A ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO, constante também no Edital) no dia e horário especificado pelo Edital e devem ser reunidos em um único arquivo, no formato .pdf, identificado com o nome do candidato e curso.

3. A unidade/faculdade responsável pelo recebimento dos documentos para o cadastro acusará a validação do recebimento. E dessa forma consolidar o cadastro institucional.

4. Caso o candidato não receba a resposta deverá checar sua caixa de SPAM.

5. Solicitamos que o candidato fique atento a este e-mail de resposta para não perder o prazo de envio e atender demandas de correção que possam ser solicitadas pela unidade/faculdade responsável.

ATENÇÃO: Os aprovados nas categorias Pessoa com Deficiência e Pretos, Pardos e Indígenas devem, após o cadastro institucional, passar pelos respectivos procedimentos de avaliação da condição alegada.

Os aprovados nas vagas de Pessoa com Deficiência deverão comparecer para realização da junta multiprofissional no período e local divulgado no site do SiSU/UERN.

Os aprovados na categoria Pretos, Pardos e Indígenas devem se submeter ao processo avaliativo da Banca de Heteroidentificação.

Ambas as categorias serão convocadas por meio de Edital.


Já realizei o cadastro institucional. Quando inicio as aulas?

O vínculo definitivo com a instituição se dá com a efetivação da Matrícula Curricular. O ingressante deve consultar no Calendário Acadêmico, dentre outros prazos, o dia da publicação do edital que conterá todas as instruções para a matrícula curricular e aguardar.

No período determinado, o aluno deverá realizar o login na Plataforma Íntegra (https://seguro.uern.br/integra/) para se matricular nos componentes curriculares. A senha padrão para o primeiro acesso consiste em Abc + os 3 primeiros números do CPF. Todas as informações sobre a escolha dos componentes curriculares podem ser obtidas com o departamento do curso.


Fui aprovado(a) no curso de Medicina, Pedagogia, Educação Física ou Química para 2021.2. Há possibilidade de ser transferido para 2021.1?

Sim. Antes da realização da segunda chamada, havendo existência de vagas, poderá ser realizado o remanejamento de semestre.

Nesse processo, no período determinado pelo SiSU/UERN, o ingressante aprovado no segundo semestre (2021.2) poderá preencher o formulário de remanejamento e ser transferido para 2021.1 se obtiver classificação dentro do número de vagas disponíveis.

As vagas abertas pelos candidatos remanejados serão preenchidas pela lista de espera.


Ainda não realizei a matrícula curricular e não pretendo mais ocupar a vaga. O que devo fazer para cancelar meu cadastro institucional?

Basta preencher e assinar o Formulário de Cancelamento de Cadastro Institucional disponível na página do SiSU/UERN na seção “Formulários e Declarações” e enviar para o email sisu@uern.br.

Já cursei outra graduação e gostaria de aproveitar algumas disciplinas. Quando devo fazer a solicitação?

No ato da entrega da documentação o candidato já poderá solicitar ao departamento do curso o aproveitamento de estudos.

Quais os serviços que a UERN disponibiliza aos alunos que necessitam de assistência estudantil?

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) publica, semestralmente, alguns editais de seleção com foco na assistência aos alunos da UERN, que se encontrem em situação de
comprovada vulnerabilidade socioeconômica, e, dentre os principais, estão:

Programa de Moradia Universitária: O(a) estudante selecionado(a) poderá optar entre duas modalidades: As residências universitárias ou receberem auxílio financeiro, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), para apoio no pagamento de aluguel de imóvel;

Programa de Apoio ao Estudante - PAE: Trata-se de um auxílio financeiro de R$ 300,00 (trezentos reais), durante o período de 10 meses. O(a) estudante selecionado(a) deverá utilizar esse auxílio em gastos com moradia, alimentação, transporte e reprografia;

Programa de Fomento às Ações de Assistência a Permanência Estudantil - Pro-Uern, que inclui o Auxílio Inclusão Digital: Auxílio este que consiste na seleção de estudantes de graduação presencial, devidamente matriculados em componentes curriculares ofertados pela UERN (em calendário regular ou especial). Os(as) selecionados(as) recebem o valor de R$ 1000,00 (mil reais) para custearem despesas com internet ou ferramentas digitais que proporcionem o acompanhamento do semestre letivo, de forma remota;

Programa Auxílio Fotocópia: Repasse de cota de xerox, estipulada pela PRAE, aos(as) estudantes  selecionados(as) por intermédio de processo seletivo semestral.

Programa Auxílio-Creche: Se constitui em auxílio financeiro destinado as(aos) estudantes regularmente matriculadas(os) nos cursos de graduação presencial da UERN, com filhos de idade entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos. Este auxílio financeiro é destinado, exclusivamente, ao custeio das despesas com creche, pré-escola ou cuidador, enquanto a(o) estudante desempenha suas atividades acadêmicas.

Além dos auxílios financeiros, a PRAE conta com uma Equipe Multiprofissional (serviço social, psicologia clínica, psicologia educacionale psicopedagogia) para atender aos discentes. Os atendimentos devem ser agendados pelos(as) estudantes através do e-mail: apoiomultiprofissional.prae@uern.br

Assuntos como Estágios Não Obrigatório para estudantes, esporte universitário e apoio financeiro para apresentação de trabalhos
acadêmicos, fora da cidade em que o discente realiza seu curso, também podem ser tratados com a PRAE. Para mais informações, entre em contato: prae@uern.br/ Fone: 84 - 3315-2185
A PRAE está localizada no Campus Central da UERN – Avenida Professor Antônio
Campos, S/N – BR 110 – Km 46 – Costa e Silva -
Mossoró- RN – CEP: 59.625-620


Quais os apoios disponíveis para os alunos com deficiência?

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) promove o acesso, acompanhamento e apoio aos discentes, docentes e técnicos administrativos com deficiência tendo como a base a Legislação Brasileira para a Pessoa com Deficiência, com vistas à acessibilidade e efetivação de direitos no ensino, pesquisa e extensão que consolidem ações e práticas voltadas à inclusão educacional, social e inserção no mercado de trabalho.

Fornecer apoio técnico-especializado através de equipe multiprofissional - Direção e Secretaria -Divisões: Serviço Social (Assistente Social), Psicologia (Psicólogo Educacional), Pedagogia (Pedagogas e Psicopedagoga), Deficiência Auditiva (Intérpretes de LIBRAS e Instrutor de LIBRAS) e Deficiência Visual (Ledores); oferecer formação continuada na área de inclusão e diversidade; disponibilizar o uso de tecnologias assistivas (equipamentos especiais, ajudas técnicas, softwares, dentre eles: Impressora Braille, Máquina Perkins Brailler, Sorobã, Reglete, Punção, Cadeiras de Rodas, Thermoform, bengala dobrável, lupas, livros em braille e jogos pedagógicos em Braille e LIBRAS e etc) aos acadêmicos e aos demais segmentos da comunidade universitária para viabilizar a acessibilidade aos conhecimentos, informações, relacionamentos e ambientes de estudo.

Para mais informações, pode ser feito o contato pelo email dain@uern.br.

 


Atualizado por: Marcos Derby de Sousa Lima em 11/06/2021 (Setor para Contato: REITORIA - Setor Técnico de Informática-8433152171 )

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